Pipeline de vendas: O que é e como usar para aumentar suas vendas

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Mateus
Publicado em 11/10/2022, às 11h22 - Atualizado às 15h14

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O pipeline de vendas é uma ferramenta importantíssima no processo de vendas. Isso porque, ele auxilia na tomada de decisão e pode fazer diversas propostas.  

Com ele, é possível saber em qual ponto um lead se encontra para tomar decisões assertivas, e assim, realizar as propostas de vendas na hora certa. 

Essa ferramenta é capaz de auxiliar no aumento de vendas de uma empresa, potencializando os seus resultados. 

Caso queira entender o que é o pipeline de vendas, como usar e a razão dele ser tão crucial para o seu negócio, continue a leitura para obter mais informações acerca do assunto. 

O que é pipeline de vendas

O pipeline pode ser confundido muitas vezes com os funis de venda. Isso porque, eles possuem algumas características em comum, fazendo com que muitas pessoas pensem que são sinônimos.

O pipeline de vendas é um processo feito de etapas em que o cliente passa por diversas fases até chegar na decisão de compras. 

Portanto, os seus principais estágios no processo de vendas, são:

  • Visitantes;
  • Leads;
  • Oportunidades;
  • Clientes.

O processo se dá início quando um usuário faz uma visita em um site ou blog da empresa. A partir desse momento, mesmo que ele não tenha nenhum interesse, é notável que existe um problema que precisa ser resolvido. Com isso, é passado para o próximo nível. 

Ao perceber que tem um problema, ele deixa os seus dados no site, seja pelo e-mail ou outra forma de contato. Assim, ele se torna um lead. 

Geralmente, ao perceber esse problema, ele busca uma solução. Então, é nesse momento em que é preciso prestar atenção nas oportunidades para que possa ser feita uma proposta para esse lead, ao saber do seu interesse e queira a resolução do problema. 

Jamais se deve fazer uma proposta para um lead se ele não estiver tão interessado no seu negócio. No geral, isso pode afastá-lo e deixá-lo com uma má impressão da sua empresa.

Com a ferramenta CRM vendas, é efetivo entender qual o momento oportuno para a tomada de decisão, já que é possível monitorar todo o processo de vendas, podendo tomar a decisão certa de abordagem e consequentemente tornar esse lead em cliente. 

Por que pipeline de vendas é importante para o seu negócio

O pipeline de vendas tem uma grande importância para que haja resultados dentro do seu negócio. Visto que, com ele é possível identificar todas as fases de negociação, entendendo toda a taxa de conversão de todas as etapas. 

Com isso, conseguimos saber qual o momento de tomar a decisão de abordar esse lead para tentar finalizar uma venda. 

Uma vez que com o pipeline de vendas e o CRM é possível entender todas as etapas feitas por esse lead, ao entender os seus interesses e dores que necessitam de uma solução.

Ao saber de tudo isso, conseguimos montar estratégias com os objetivos claros, tendo como consequência então, um aumento das vendas. 

Como usar o pipeline de vendas e converter leads

Agora que foi possível entender o que é o pipeline de vendas e a sua importância, vamos compreender como usá-lo de uma forma que os leads possam se converter em clientes. 

O primeiro passo é acompanhar todas as etapas que os vendedores irão fazer em relação a tentativa de converter os leads em clientes. 

Isso pode ser ainda mais simples devido ao fato de existir possibilidades de um CRM gratuito, que facilita todo o processo de vendas, ao analisar diversas informações em que a equipe de vendas se encontra. 

Tomar decisões de abordagem nas vendas nem sempre é fácil, porém com um processo como esse, fica muito mais simples, pois com ele podemos entender quais são as necessidades desse lead. 

Para usar essa ferramenta tão essencial no processo de vendas, é preciso analisar onde esse lead se encontra, levando em conta suas necessidades, desejos e busca de soluções.

Com isso, é preciso construir estratégias nas quais resolva esse problema, buscando formas de que eles se tornem potenciais clientes.

Para isso, é preciso fazer estratégias na qual chame a atenção do potencial cliente e quando ver que ele está qualificado, é o momento que entra a equipe de vendas para fazer a oferta do produto ou serviço. 

Então, eles terão a certeza de que ele será um potencial cliente, com base em todas as etapas feitas dentro de um pipeline de vendas. 

Após a venda, é preciso educar e nutrir esses clientes para que eles sejam fidelizados.

Para isso, continue com as estratégias de e-mail marketing, conteúdos eficientes e tudo o que possa educar esse consumidor.  

Agora que já sabe como montar as estratégias com base no pipeline de vendas, não deixe de aplicar essa ferramenta na sua empresa, para ter resultados extraordinários nas vendas. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

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