Esporte

Paulistas X Cariocas: quem leva a melhor futebolisticamente?

Estados têm a maior disputa no futebol nacional. Saiba quem é o vitorioso nesse embate

Henrique Gear SEO
Publicado em 30/03/2020, às 12h53 - Atualizado em 23/08/2020, às 22h25

FacebookTwitterWhatsApp
Banco de Imagens
Banco de Imagens

Que São Paulo e Rio de Janeiro tem uma das maiores rixas entre estados do país todos sabem, não é mesmo? É uma rivalidade tão grande que extrapola os limites culturais, indo até a eterna discussão entre bolacha, segundo os paulistas, e biscoito, de acordo com os cariocas.

Outro campo a ser dominado por essa disputa é o esportivo, já que são os dois estados que possuem maior tradição e têm nove representantes na primeira divisão do campeonato brasileiro. Em , os representantes são: Corinthians, Palmeiras, RB Bragantino, Santos e São Paulo. Já os cariocas são: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco.

Um caso à parte

É possível dizer que quase todos os times acima já tiveram jogadores importantíssimos em seu elenco, com exceção do RB Bragantino, que foi comprado pela Red Bull, no ano passado. Com o acesso à primeira divisão, a empresa prometeu, para 2020, um investimento de 200 milhões de reais.

É possível dizer que tais ações já vêm apresentando resultados, já que o time se movimentou bem no mercado e trouxe nomes importantes, como o ponta-esquerda Artur, vindo do Palmeiras.

Jogadores importantes

Se tem algo que atrai torcedores e os faz pulsar nos estados é ter nomes de peso e que decidam partidas. Isso é algo que não faltou na história dos grandes dos dois estados.

O Corinthians tem como seu principal ídolo um dos maiores meio-campistas da história do futebol, o eterno Doutor Sócrates, dono de elegância única e afiada visão de jogo. Para completar, ainda trouxeram Ronaldo, apelidado de O Fenômeno, em 2009. Ficou apenas dois anos no clube, mas deixou grande legado.

Seu rival, o Palmeiras, também não fica para trás. Seu principal nome é Ademir da Guia, líder da única equipe brasileira que conseguia fazer frente ao Santos, de Pelé. Em 2015, contraram Zé Roberto, figurinha carimbada na Seleção Brasileira, na década de 2000, e o melhor jogador tupiniquim na Copa de 2006.

O outro time da capital, o São Paulo já teve nomes importantíssimos em seu elenco. É possível destacar Luís Fabiano, Raí e Kaká. Ano passado, trouxeram um dos melhores laterais da história do futebol moderno, Daniel Alves, que agora atua como meia. O Santos se destaca mais por sua capacidade de formar grandes atletas, como Pelé, Neymar, Robinho e Rodrygo.

No Rio, a história não é diferente. Flamengo tem como maior ídolo um dos melhores jogadores da história, o Zico. Hoje, seu maior destaque é Gabriel Barbosa, o Gabigol, que marcou dois gols na final da Libertadores do ano passado e garantiu a vitória de seu time.

O Botafogo tem como maior ídolo Garrincha, o jogador mais habilidoso da história. Nesta temporada, o clube se reforçou bem e trouxe Honda, jogador histórico da seleção japonesa. O Vasco tem Roberto Dinamite como maior ídolo, mas já formou outros jogadores importantíssimos, como Juninho Pernambucano, Felipe, Edmundo e Romário.

Já o Fluminense, contou com vários jogadores históricos em seu elenco, ao longo das décadas: Rivelino, Carlos Alberto Torres, Renato Gaúcho e Romário. Mais recentemente, o trio Deco, Conca e Fred marcaram época.

Títulos

No quesito títulos, a balança pesa bem mais para o lado paulista do que para o carioca. Analisemos os dados: os grandes do Rio de Janeiro possuem apenas um mundial, já os de São Paulo, oito.

Os cariocas levantaram o troféu da Libertadores três vezes, duas com o Flamengo e uma, Vasco. Os vizinhos de São Paulo, conseguiram a façanha de fazer o mesmo ritual oito vezes.

Os paulistas também possuem grande vantagem na conquista de campeonatos  brasileiros: são 31 contra os 16 dos cariocas. A Copa do Brasil é o mais acirrado dos títulos, com cinco conquistas do Rio de Janeiro contra sete de São Paulo.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!