VALE A PENA?

Panela, fritadeira e assadeira elétrica: esses itens valem a pena?

Cada modelo oferece benefícios que podem ser úteis para sua rotina

Henrique
Publicado em 21/06/2021, às 15h43 - Atualizado em 23/06/2021, às 11h52

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

Todos os dias surgem novas tecnologias com o objetivo de facilitar ainda mais a vida e a correria do cotidiano de muitas pessoas. Com a geração de utensílios culinários não é diferente, tornando possível a preparação de alimentos de forma rápida e saudável. 

Alguns modelos são ainda mais práticos, realizando sozinhos o cozimento das refeições, como é o caso da tão conhecida panela elétrica de arroz ou da famosa fritadeira elétrica, cujas versões mais modernas funcionam sem óleo. A grande questão é se esses aparelhos valem mesmo a pena.

Vale a pena?

Definir se as panelas, fritadeiras ou assadeiras elétricas são vantajosas ou não depende primeiramente de como o aparelho funciona e quanto tempo você ganharia ao ter o auxílio de um eletrodoméstico desses na sua cozinha.

O segundo ponto a analisar é como o uso dos utensílios afetaria as despesas no final do mês. Eletrodomésticos têm a vantagem de funcionarem sem gás, porém, se você depender exclusivamente deles para produzir suas refeições, o gasto mensal de luz com certeza será maior.

Para facilitar a ponderação sobre a compra, preparamos uma lista abaixo com as principais características e os benefícios de cada um desses itens:

Fritadeira elétrica

Existem diferentes modelos de fritadeira elétrica no mercado atualmente: o modelo a óleo, o tacho elétrico e a air fryer.

Fritadeira a óleo

Este aparelho compacto, composto por um cesto de inox com capacidade de 2L, é ideal para fazer pequenas porções de fritura em casa para a família e para os convidados.

Receitas como batata frita, nuggets, coxinha e asas de frango podem ser preparadas de maneira rápida e segura: basta colocar o óleo na bacia, encaixar o cesto com alimento, fechar a máquina e ligar. Em poucos minutos a refeição estará pronta. Tudo isso sem engordurar o cômodo.

Tacho elétrico para fritura

Mais comum em cozinhas industriais, o tacho elétrico tem capacidade de 7L e permite fritar grandes porções de petiscos, sendo mais indicado para quem receba uma quantidade considerável de convidados em casa. Uma das vantagens do aparelho é o visor digital que mostra a temperatura em que está ocorrendo a fritura.

Fritadeira Air Fryer

A fritadeira air fryer é um dos queridinhos dos adeptos da vida saudável, pois é capaz de preparar refeições sem a necessidade de óleo mas mantendo a mesma crocância e qualidades de uma fritura no fogão tradicional. Além disso, consegue secar 80% da gordura dos alimentos, deixando-os saborosos e com boa textura. 

Panelas elétricas 

São muitos os tipos de panelas elétricas sendo comercializados, porém todas contam com as mesmas funcionalidades: controle de temperatura, timer e em alguns casos, a possibilidade de manter a refeição aquecida sem gastar muita eletricidade. 

Panela de arroz

Esta clássica panela é capaz de cozinhar um arroz soltinho e saboroso com muita agilidade. Sua versatilidade também permite a preparação de sopas e legumes ao toque de um botão. 

Panela de pressão

A panela de pressão elétrica é capaz de preparar as mesmas receitas de um modelo tradicional, porém com uma velocidade muito superior: o feijão nela fica pronto em alguns minutos. Outra vantagem do eletrodoméstico é que ele pode manter o alimento aquecido por até 12 horas com pouco gasto de energia.

Panela multifuncional

Ter uma panela multifuncional em casa significa preparar os mais variados tipos de comidas em um único lugar. Com ela você pode cozinhar, grelhar, dourar, fritar e até assar uma pizza. Essa panela conta também com uma tampa que impede que a gordura suje sua cozinha. 

Panela de vapor

A panela de vapor pode cozinhar perfeitamente macarrão, risotos, legumes, peixes e muitas outras receitas. 

Panela grill 

A maior vantagem da panela elétrica grill é a preparação de pratos grelhados sem a necessidade de óleo ou gordura.

Panela de fondue

O modelo é ideal para quem quer fazer fondue de queijo ou chocolate sem muita bagunça, pois contém poucas peças e é feito em material antiaderente, impedindo que a mistura grude nas bordas. O resultado é uma limpeza muito mais fácil. 

Assadeira elétrica

Esse eletrodoméstico ainda não é tão conhecido no mercado brasileiro como o forninho elétrico, mas já é sinônimo de praticidade. As assadeiras elétricas facilitam ainda mais a tarefa de assar os alimentos devido a suas funções específicas.

Assadeira de panquecas antiaderente

O modelo costuma ser comercializado com outras funções além de fazer panquecas. Crepiocas e bolos são dois exemplos. Esse utensílio antiaderente realiza em poucos minutos uma receita que pode ser complicada para os mais leigos culinários.  A antiaderência permite que você doure a comida sem queimar.   

Assadeira multifuncional 

Essa opção consiste em uma chapa fina com a finalidade de assar aqueles alimentos que normalmente iriam para o forno, como filés e legumes. Vale lembrar que os alimentos a serem preparados não devem ser profundos, como o bolo. O usuário também ficará encarregado de virar o alimento e acompanhar seu preparo para não queimar. 

Assadeira roaster

Diferentemente do modelo anterior, esta assadeira tem profundidade maior, sendo mais comumente encontrada nos Estados Unidos, onde fazer peru assado é uma tradição nas comemorações natalinas e de Ação de Graças. Porém, este eletrodoméstico facilita e muito a vida de quem for fazer frango ou chester assado. 

A vantagem desse aparelho é que ele é programável, não necessitando de atenção durante o cozimento.

 Como escolher o utensílio elétrico perfeito?

Primeiramente avalie as necessidades dos membros da sua casa para saber quais utensílios comprar e quais funcionalidades eles devem ter. Em seguida faça uma lista com os modelos que cumprem com os requisitos e por último, dê preferência para marcas conhecidas. Apesar de existirem produtos baratos, muitas vezes sua durabilidade acaba sendo um prejuízo a longo prazo.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!