Os segredos da ferramenta de verificação de plágio

Confira mais sobre

Mateus
Publicado em 08/03/2023, às 17h32 - Atualizado às 17h43

FacebookTwitterWhatsApp
Freepik
Freepik

O software que ajuda a verificar plagio ajuda a facilitar a detecção de copiar e colar em teses e muitas universidades já o utilizam. Conheça o TurbineText, uma ferramenta incrível que além de verificar plágio,  é um site que faz resumo, é incrível!!

As universidades há muito declaram guerra ao copiar e colar em teses de graduação. E hoje não é mais tão difícil de detectar graças à ajuda do software verificador de plágio.

De fato, os professores não precisam mais se envolver em consultas intermináveis ​​nos vários mecanismos de busca para encontrar a fonte da frase, mas precisam apenas usar um site antiplágio para obter uma análise completa do texto em pouco tempo.

Mas como funcionam os softwares anti-plágio usados ​​pelas universidades?

(Freepik)

O funcionamento é muito simples: basta carregar o arquivo da tese no software, que analisa o texto comparando-o com seu próprio banco de dados privado e com documentos disponíveis gratuitamente na internet.

O software então verifica quais e quantas palavras idênticas ou semelhantes existem entre o documento analisado e as fontes disponíveis.

Concluída a análise, o software conta as frases semelhantes/idênticas e retorna a porcentagem de texto não original, ou seja, a porcentagem de texto copiado de outras fontes.

Mas atenção: esse percentual deve ser sempre verificado , pois podem ser citações usadas corretamente, ou sentenças, leis e normas legais, ou mesmo transcrições de poemas ou outros textos literários.

  • O software verificador de plágio ajuda os professores a verificar o copiar e colar
  • A análise é apenas quantitativa: o software conta palavras idênticas ou semelhantes

O que o verificador de plágio detecta?

O software compara o texto carregado com os textos que podem ser consultados livremente online e com tudo o que faz parte de seu banco de dados.

O software não pode comparar o texto carregado com livros somente em papel, imagens, digitalização de texto manuscrito ou PDFs não pesquisáveis ​​(gerados a partir de imagens ou digitalizações) .

Para ignorar a verificação de plágio, basta trabalhar um pouco o texto?

A resposta é não, mesmo se você mover alguns predicados, o software ainda detectará a correspondência (embora com uma porcentagem menor).

Bastará então uma breve verificação do supervisor (ou de quem examina a análise do software) para perceber que se trata de uma paráfrase. E mesmo uma paráfrase, se não for citada corretamente, ainda é violação de direitos autorais.

Para que servem os softwares de verificação de plágio?

Mesmo que possam ser vistos como uma ferramenta punitiva, a real utilidade dos softwares anti plágio é aumentar a conscientização de professores e alunos sobre o tema do plágio e ajudar os alunos a inserir as citações apropriadas .

Você precisa pensar no verificador de plágio não como o policial mau, mas como a sentinela que avisa que pode haver algo errado com o texto, que precisa ser verificado e corrigido em caso de falta de citações.

Portanto, é fundamental combinar a análise quantitativa do texto realizada pelo software com uma análise qualitativa, ou seja, uma checagem pessoal (que, dependendo do caso, pode ser feita pelo orientador ou pelo graduando) sobre o que o software detectou.

Precisamente por isso, os serviços da Turbine Text não se limitam a oferecer a análise realizada pelo software, mas acrescenta a verificação de nossa equipe editorial que verifica a exatidão do que foi detectado e se há citações ausentes.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!