O que um brasileiro precisa para trabalhar em Portugal?

Confira mais sobre

Mateus
Publicado em 04/01/2023, às 13h30 - Atualizado às 13h38

FacebookTwitterWhatsApp
Freepik
Freepik

Se você é brasileiro e quer saber como trabalhar em Portugal, está no lugar certo! Isso porque, trouxemos um conteúdo completo com tudo o que um brasileiro precisa para trabalhar em Portugal. Confira as melhores dicas! 

Visto para trabalhar em Portugal

Caso você não tenha cidadania europeia, saiba que para trabalhar em Portugal é necessário tirar um visto. Contudo, tirar um visto, não é um processo muito fácil, por isso recomendamos que contrate um bom programa de imigrantes, como o Portugal Golden Visa Properties, para te ajudar a conseguir o visto de uma forma mais rápida e fácil. 

Uma novidade é que foi recentemente aprovado um visto que permite ao estrangeiro permanecer 4 meses (prorrogável até 6 meses) enquanto procura trabalho no país, desde que tenha meios de subsistência e cumpra outros pré-requisitos. 

Se você planeja trabalhar em Portugal, deve candidatar-se a um Visto de Trabalho, Startup Visa ou Golden Visa. Todos esses vistos dão direito a trabalhar em Portugal, mas cada um tem seus próprios pré-requisitos.

Também é possível trabalhar com visto de estudante após comunicação com o SEF e com visto D7 para aposentados e pessoas com renda. Além disso, os membros da família em também têm direito ao trabalho.

Visto de trabalho

O visto de trabalho para Portugal, conhecido como visto D1, depende da existência de oferta de emprego no país e aplica-se a atividades profissionais subordinadas. 

Mas antes podemos esclarecer que existem outros tipos de vistos relacionados com o exercício profissional em Portugal.

Seria o caso de todos os trabalhadores independentes ou empresários que gostariam de ir trabalhar em Portugal. Neste caso, o interessado não estaria subordinado a nenhum empregador.

Residência para trabalho

Este tipo de visto destina-se a especialistas que irão exercer atividade subordinada, ou seja, com contrato de trabalho.

Para solicitar este visto, é necessário ter um contrato ou uma oferta de trabalho com um empregador em Portugal.

Profissionais autônomos 

Nessa modalidade, os profissionais solicitam visto para o exercício autônomo de atividades profissionais como prestadores de serviços. Em Portugal, vão emitir recibos verdes.

Este tipo de visto é válido também para quem vai abrir um negócio em Portugal (também conhecido como visto de empreendedor e para freelancers e nômades digitais) ou para quem quer candidatar-se a um Startup Visa.

Profissionais altamente qualificados

Se você se enquadra na lista dos profissionais altamente qualificados, essa também é uma alternativa de como trabalhar em Portugal. 

Isso porque, o visto para profissionais altamente qualificados, destina-se a pessoas desta categoria que exerçam funções que necessitam de competências específicas e especializações técnicas.

Entre os profissionais altamente qualificados, está a ocupação de cargos de direção e chefia, especialistas em atividades intelectuais como ciência e pesquisa, além de especialistas altamente qualificados que irão trabalhar sob sua tutela, como professores e especialistas no campo da atividade cultural.

Como solicitar o visto para trabalhar em Portugal? 

Geralmente, quem tem em vista trabalhar em Portugal , deve solicitar um visto de trabalho ou um visto para procurar trabalho, que deve ser solicitado no centro de solicitação de visto mais próximo do local de residência enquanto a pessoa ainda está no Brasil.

Mas, quem já está em Portugal, é necessário dirigir-se ao SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) e pedir uma autorização de residência para trabalhar sem visto.

Para requerer a autorização de residência é necessário que o interessado tenha contrato de trabalho ou promessa de trabalho, não esteja ou nunca tenha estado ilegalmente na Europa e não tenha antecedentes criminais.

Qual o salário mínimo de Portugal

Agora que você já sabe como trabalhar em Portugal, deve estar se perguntando quanto você irá ganhar e qual o salário mínimo do país. O salário mínimo em Portugal em 2022 é de 705 €, valor ajustado a 1 de janeiro. Comparado com outros países da União Europeia, este é um salário intermediário, longe dos países mais bem classificados como Luxemburgo e Irlanda. 

Qual o poder de compra em Portugal

Outra dúvida frequente de quem quer saber como trabalhar em Portugal é qual o poder de compra no país. 

Embora os salários pareçam muito baixos à primeira vista, é necessário ter em conta o poder de compra do país para ter uma noção de como é viver em Portugal com o salário. 

De antemão, saiba que o poder de compra em relação ao Brasil é maior. Isso porque, deve-se considerar que um casal pode ter uma vida de qualidade com dois salários mínimos no país. Enquanto isso, no Brasil, é muito difícil que um casal viva bem pelo mesmo valor.

Profissões que mais pagam em Portugal

As profissões mais bem pagas em Portugal são: gerentes, contadores, tributaristas e advogados, varejistas, engenheiros, especialistas em tecnologia, médicos e enfermeiros. 

Dentre essas profissões, as áreas com maiores salários são as de tecnologia, marketing e engenharia. Isso porque, essas profissões são mais escassas em Portugal. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!