O que são dados comportamentais de marketing?

Conheça a estratégia para conhecer melhor seus clientes.

Mateus
Publicado em 31/08/2021, às 19h24 - Atualizado em 03/09/2021, às 13h54

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Para conseguir compreender melhor seus clientes e criar ferramentas de marketing mais efetivas, é importante entender e estudar os dados comportamentais, alcançando assim uma qualidade muito maior em suas estratégias.

Todos os anos, as marcas mais variadas gastam milhões com marketing para conseguir encantar os clientes e aumentar seu potencial de oportunidades de negócios.

Para conseguir atingir resultados mais expressivos vendendo tubo schedule 40, por exemplo, é preciso um trabalho extenso.

Muitas das empresas buscam uma boa segmentação para criar campanhas que atinjam exatamente as pessoas que elas desejam, aumentando assim a chance de vender e de se tornar melhor posicionado no mercado.

Para que estas campanhas sejam bem produzidas e atraiam os resultados esperados, é muito importante que você entenda os dados coletados para entender o comportamento dos consumidores na área em que você atua.

Esse tipo de inteligência é muito importante para trabalhar com mais efetividade em suas ações, garantindo que você poderá ter uma boa parcela de atuação e consiga coletar dados de maneira muito mais efetiva para suas estratégias de mercado.

São considerados dados comportamentais todos os elementos que impulsionam atividades dentro do setor de marketing digital, seja para locação de maca ou para compra de produtos de limpeza.

Esse tipo de informação é muito importante para determinar os hábitos e padrões de consumo de um cliente.

Sempre que uma pessoa faz uma interação com sua empresa, ela está oferecendo dados que podem ser coletados para você determinar com mais qualidade suas ações. Isso pode ser desde uma atividade online até uma visita em sua loja física.

Ao identificar a forma como os usuários fazem compras, o tipo de produto que procuram e quantas vezes eles voltam em um determinado período, é mais fácil identificar a necessidade de seu cliente, para pensar em formas de explorar isso.

Além disso, quanto mais um consumidor se fideliza com sua empresa, mais fácil é trabalhar com esse tipo de ação, uma vez que você começa a conhecê-lo em um tom mais pessoal.

Algumas pessoas se tornam tão próximas que acabam conhecendo seus clientes por nome, além de compreender seus padrões de consumo e suas necessidades antes mesmo de eles se comunicarem.

Quando você aumenta a escala desse tipo de informação, é um processo muito difícil trabalhar com qualidade.

Por conta disso, muitas pessoas acabam trabalhando com mais efetividade através das ações específicas de e-commerces de tanques industriais ou de maquiagem.

O mundo está passando por um processo muito complexo conhecido como transformação digital. Isso significa que os avanços tecnológicos estão cada vez mais acessíveis, fazendo parte da vida das pessoas e empresas de todos os portes.

Estes avanços, sobretudo os relacionados à internet, têm sido fundamentais para coletar informações e acompanhar seus clientes, identificando uma série de padrões que precisam ser considerados para que eles possam trabalhar com mais qualidade.

Por que coletar dados?

Muitas empresas ainda não conseguem compreender os detalhes de trabalho com esse tipo de ação. Muitas pessoas ainda se perguntam sobre a necessidade de coletar os dados dos clientes e utilizá-los em sua estratégia.

O primeiro ponto que precisa ser levado em conta é que todo consumidor passa pelo que é conhecido como a jornada de compra.

Este é todo o processo desde o momento em que ele é um visitante em uma loja até efetivamente consumir o produto ou serviço como um desengraxante para mãos.

Esse tipo de ação permite que você consiga compreender melhor quais fatores fazem o consumidor ter um estalo e decidir converter a venda. Assim, você saberá lidar com esse tipo de ação.

As mídias, tanto as tradicionais quanto as digitais, estão o tempo inteiro apresentando conteúdo para os clientes de várias maneiras, como:

  • Publicidade e propaganda em TV e rádio;
  • Impulsionamento de marketing digital;
  • Técnicas de branding;
  • Marketing de conteúdo.

O objetivo destas ações é influenciar a decisão final do cliente, que muitas vezes toma sua escolha com base em referências anteriores. Nesse aspecto, um dos principais meios de conseguir melhores resultados é através do boca a boca.

Muitas pessoas ainda levam em conta o que suas redes de amigos ou familiares recomendam para tomar suas decisões finais, o que leva a pessoa a trabalhar com mais efetividade para garantir resultados mais satisfatórios.

Quando você coleta os dados do consumidor, consegue entender o que o leva a comprar e quais são as necessidades que ele possui, conseguindo estruturar suas estratégias para atender as demandas que este cliente precisa.

O foco da maioria das empresas de hoje está em criar uma experiência de usuário satisfatória, e isso acaba sendo fundamental para que você possa trabalhar com efetividade em suas ações de venda de bebedouro de coluna para garrafão.

Coletando dados comportamentais

Com o adicional da tecnologia, a verdade é que se tornou muito mais fácil conseguir coletar estes dados. Hoje, com o apoio de um programa de computador, você consegue fazer uma varredura rápida sobre suas informações coletadas digitalmente.

Conhecido como CRM, ou Customer Relationship Manager, esta plataforma tem um enorme potencial de comunicação, tornando-se uma ferramenta essencial para a maioria das empresas nos dias de hoje.

O CRM coleta uma série de informações relevantes demográficas, como classe social,

interesses, padrões de consumo e até mesmo idade ou gênero. Isso garante uma estrutura de classificação muito maior para vender piso drenante preço acessível.

Quando você segmenta seu público, consegue identificar quais são as ações que tem maior potencial de engajamento, conseguindo uma estrutura mais adequada para conseguir trabalhar efetivamente com suas ações de marketing digital.

Dessa forma, basta começar a monitorar as atividades e interações que você tiver com clientes, garantindo assim uma previsão mais assertiva do tipo de produtos que eles esperam conseguir comprar no futuro.

Esse tipo de análise é muito importante também no caso de empresas que estão pensando em criar novos itens ou novas soluções para sua estrutura.

Isso acaba sendo muito importante para você trabalhar com qualidade e efetividade em sua empresa de dissipador de calor.

Como fazer a análise de dados comportamentais

Agora que você possui todos estes dados em mãos, é importante saber o que fazer com eles. Normalmente, os programas que geram os dados possuem diversas formas de criar relatórios para análises mais aprofundadas.

As redes sociais, por outro lado, normalmente lidam com recursos próprios dentro da plataforma, o que torna mais fácil identificar seus resultados, mas muitas vezes, principalmente para companhias que estão em muitas redes, pode ficar difícil esse controle. 

Para lidar com esse tipo de situação, algumas empresas surgiram com soluções em software para analisar os dados. Esses programas puxam as informações de todos os canais relevantes e apresentam uma forma mais sintética de relatório de informações.

Assim, é muito mais fácil conseguir controlar todo o acesso e entender o tipo de informação que a diretoria da empresa precisa para conseguir tomar decisões mais assertivas, ajudando a equipe de marketing a entender melhor sua situação.

Com este tipo de software, você consegue processar grandes volumes de informação, dados que levariam muito mais tempo para identificar de forma manual. Isso ajuda a aumentar o conhecimento da empresa e garantir campanhas mais atualizadas.

Usando os dados comportamentais

A era atual é a da informação, e os consumidores se tornaram muito mais conscientes e ativos na busca por produtos e serviços qualificados. Quando você consegue ter acesso a esse tipo de informação, é mais fácil se posicionar no mercado.

Um cliente atual deseja encontrar uma experiência satisfatória, que vai muito além de comprar um produto funcional. É preciso que a empresa consiga expressar sua missão, visão e valores para que o consumidor identifique um alinhamento com ela.

Os negócios antiéticos tem muito pouco espaço no mercado atual, e é importante saber como trabalhar com esse tipo de recurso para conseguir mais efetividade em suas ações.

Entretanto, esse tipo de ação é importante para personalizar o conteúdo apresentado por um ventilador centrífugo, por exemplo.

Uma empresa conectada sabe o que está acontecendo no mundo, e entende que precisa se adaptar às mudanças cada vez mais rápidas para conseguir mais estabilidade no mercado. Isso acaba tornando as empresas muito mais transparentes e abertas com seus consumidores.

Considerações finais

O trabalho com os dados comportamentais é fundamental nos dias de hoje, sendo uma das ferramentas mais importantes para qualquer empresa que deseja se manter competitiva no mercado, independente do setor em que atua.

Isso porque conhecer seu consumidor é o primeiro passo para conseguir trabalhar com qualidade e apresentar recursos importantes para converter em mais vendas. Os consumidores hoje estão muito mais exigentes.

Portanto, compreendê-los é uma peça-chave para que você consiga aumentar consideravelmente suas vendas e conquiste um espaço maior em posicionamento na internet, o que garante a liderança para muitas empresas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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