VOCÊ SABIA?

O que é fluxo de caixa: entenda como funciona

Como o fluxo de caixa ajuda na administração de uma empresa?

Henrique
Publicado em 25/06/2021, às 11h31 - Atualizado às 11h45

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

O fluxo de caixa é um fator muito importante dentro de uma empresa. Esta informação ajuda o gestor ou administrador a entender qual é o verdadeiro potencial de ganho da empresa dentro de um determinado período de exercício. Mas para conseguir ter um controle é importante saber o que é fluxo de caixa.

Todo empresário quer ficar a par da condição econômica do próprio empreendimento. Você só consegue entender se o seu negócio está dando certo ou não, se for capaz de administrar as informações a respeito das finanças dessa empresa.

Este tipo de informação te ajuda a avaliar a viabilidade financeira de uma empresa, e entender como você pode melhorar o seu negócio. O primeiro passo para obter o controle das finanças de uma empresa é através da análise do fluxo de caixa.

Toda empresa possui um fluxo de caixa independente de ser organizado ou não. Por mais que você não conheça uma informação, não significa que ela não existe, ou que não te afeta, e é isso que acontece com este fluxo.

Vamos te ajudar a entender o que é o fluxo de caixa e como ele funciona. Além disso, vamos entender como manter um controle preciso deste fluxo.

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é o conjunto de todas as informações relacionadas à movimentação financeira dentro de uma empresa. Geralmente, nós costumamos registrar informações sobre as entradas de dinheiro no patrimônio da empresa, mas essa informação é só uma parte do conjunto que compõe este fluxo.

O fluxo de caixa envolve as entradas e saídas do capital dentro do recurso da empresa. Uma das melhores maneiras de administrar essas informações é através de um livro caixa.

O livro caixa é uma das ferramentas mais tradicionais no controle de informações sobre o fluxo de caixa.

Entender o fluxo de caixa da sua empresa é importante para que você tenha uma visão mais realista a respeito das finanças da sua empresa. Se você levar em consideração apenas o valor que você recebe como pagamento pelos serviços, você pode acabar tendo uma visão deturpada da condição financeira do empreendimento.

Um fluxo de caixa bem definido reúne cada operação financeira que envolve entrada ou saída de dinheiro do caixa da empresa, isso te ajuda a ver como sua empresa está reagindo aos estímulos.

Para te ajudar a entender, vamos considerar uma empresa de prestação de serviço. Esse tipo de empresa se dedica a prestar serviços pré estabelecidos em troca de uma compensação financeira, que é o pagamento.

Quando uma empresa presta um serviço, e recebe o respectivo pagamento, nós conseguimos identificar uma entrada de valor no patrimônio da empresa. Entretanto, o serviço prestado também tem custo para a empresa, ela provavelmente precisou gastar com material, equipamento, combustível e outras coisas que a possibilitaram prestar este serviço.

O fluxo de caixa vai ajudar o gestor a entender se o gasto que eles estão tendo para prestar um serviço é maior do que o valor que ele está recebendo pelo serviço prestado, assim ele consegue definir qual o melhor preço para o serviço que vai realizar.

Como administrar o fluxo de caixa

Administrar o fluxo de caixa de uma empresa não é uma tarefa tão simples, é importante levar em consideração diversos fatores, como: pagamento de fornecedores, gasto com manutenção do estabelecimento, energia, água, contratos e diversas outras informações que acabam afetando o fluxo de caixa.

Alguns empreendedores começam a fazer isso com uso de uma planilha de controle, mas à medida que a empresa vai crescendo e o trabalho vai se tornando mais complexo, a melhor maneira de administrar o fluxo de caixa de uma empresa é com a ajuda de uma ferramenta de gestão.

Como as informações que devem ser incluídas no controle de caixa são muito detalhadas e às vezes existem grandes quantidades de informações, uma única transação não informada pode acabar causando erros na contabilidade e gestão das finanças.

Uma coisa que todos nós sabemos é que um dos recursos mais fáceis de se esgotar no processo de administração de uma empresa é o capital. Uma informação errada pode significar falta de recursos na hora de pagar um fornecedor, ou um colaborador.

Por essa razão, usar um programa para auxiliar na gestão financeira da empresa é uma das melhores maneiras de administrar o fluxo de caixa dentro do empreendimento.

Algumas ferramentas de gestão financeira são tão inteligentes que conseguem realizar cálculos complexos, incluindo o fator tributário incidente sobre a atividade realizada.

Esses programas são muito úteis para facilitar o trabalho de gestão e contabilidade dentro de uma empresa, sem falar que eles reduzem consideravelmente o risco de erros e de fraudes.

Entender o que é fluxo de caixa e como ele funciona é muito importante para te ajudar a administrar a sua empresa, mas é ainda mais importante saber quais são as melhores ferramentas para te ajudar nesse trabalho.

Espero que este artigo tenha te ajudado a entender o que é fluxo de caixa. Se gostou deste artigo compartilhe com outros!

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!