VOCÊ SABIA?

O que é a localização de sites?

Descubra mais sobre sites e como eles podem ajudar o seu negócio

Mateus
Publicado em 29/09/2021, às 13h51 - Atualizado em 30/09/2021, às 12h37

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Imagine você e seus amigos dentro de uma biblioteca com mais de 10 bilhões de livros e que a cada minuto mais 1 milhão de novos exemplares são postos em mais 100 mil prateleiras. Vocês estão em busca da localização de apenas um livro específico.

Parece um tanto quanto ilógico imaginar que isso seja possível, mas essa seria a realidade da internet caso não houvesse a possibilidade de realizar a localização de sites por diversos filtros e maneiras.

O universo digital evoluiu com o tempo e está aprimorando as maneiras como os consumidores estão acessando os mais variados conteúdos. O objetivo é atrelar a busca com os resultados corretos.

Uma das maiores frustrações que um usuário pode ter dentro da rede é não localizar o site que procurava e deixar de comprar um produto e realizar uma compra. A situação piora quando esse usuário vê que um amigo conseguiu encontrar realizando a mesma busca.

Isso ocorre porque nem sempre é possível fazer a localização de sites de forma adequada e nem todo o conteúdo na internet é produzido em nosso país ou idioma. Grande parte dos conteúdos específicos só estão presentes em inglês.

No artigo de hoje, falaremos sobre a importância da localização de sites e como ela pode ser aplicada na sua empresa para expandir a atuação do seu negócio para um público maior dentro das redes sociais. 

Definindo a localização de sites

O primeiro passo para compreensão objetiva de um termo é tentar defini-lo de maneira mais sucinta possível, e para isso, precisamos estabelecer uma relação do termo que dá nome ao nosso artigo como o marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo são ações voltadas para atração e contato dos seus clientes e leads com a sua marca.

Compreende-se que isso pode ser feito de diferentes maneiras. O objetivo é aumentar a taxa de conversão de leads em clientes engajando a empresa na rede.

Esse é um processo considerado constante, ou seja, não se pode simplesmente parar de produzir conteúdo uma vez que sua empresa mantém uma audiência ativa. Ocorre que, no meio desse processo, as empresas procuram expandir sua área de atuação.

Isso se faz para tentar cativar pessoas de outras culturas e línguas como uma espécie de sistema de automação residencial que se aprimora conforme o passar do tempo.

Dessa forma, é importante que uma pessoa ao acessar uma página de outro país, saiba da onde é localização do site.

Enquanto isso, as empresas estão em busca de tentar familiarizar a tradução com a realidade dos usuários de outros países, tornando a comunicação e a interação com o conteúdo mais atrativo.

É isso que diferencia a localização de sites com uma tradução automática. Existe uma necessidade de agregar um mercado à esfera global, mas fazer isso não é um processo simples.

Para um usuário de outro país acessar conteúdos fora do seu contexto social, exige um trabalho específico e técnico. Podemos dizer que de forma objetiva, a localização de sites operacionaliza a equivalência idiomática mitigando as dificuldades em traduzir frases.

É algo complexo, como realizar a limpeza e higienização de reservatórios, por se tratarem de dois serviços de alta escala de trabalho. Porém, são importantes para entregar uma qualidade de vida e acesso para um número maior de pessoas.

O fruto gerado é o melhor ranqueamento dentro dos mecanismos de busca que compreendem o esforço da marca de tornar seu site e conteúdos mais acessíveis a todos. 

Como fazer para localizar seu site para qualquer país do mundo

Como vimos, a localização de sites tem como principal objetivo estabelecer uma melhor experiência de navegação para literalmente qualquer pessoa do mundo que acessar um site. Vejamos agora as melhores formas de concretizar esse objetivo.

Pesquisa de mercado e KPIs

Se o seu objetivo é expandir sua atuação para outro país para calha de tomadas, será preciso estudar a cultura, história e língua e costumes. Isso é algo essencial para construir algo extremamente eficaz e evitar qualquer tipo de erro por desconhecimento.

Além disso, é preciso se ater aos comportamentos de consumo desse novo mercado, afinal, os motivos que decidem fazer uma compra podem ser amplamente diferentes. Isso quer dizer que uma demolição de alvenaria estrutural, pode ser realizada por motivos diferentes.

Esses dados só podem ser expostos por meio dos Key Performance Indicator, também conhecido como Indicador-Chave de Desempenho, os famosos KPIs. Isso significa que os dados precisam ser devidamente tabulados e organizados para compreensão do mercado.

As pessoas ficam surpresas com a quantidade de acessos vindo de outros países e a interação que eles exercem dentro da realidade das empresas. Isso é algo bastante presente na realidade de hoje e que precisa ser compreendida como grande potencial.

Utilizando os melhores recursos visuais 

Muitas empresas detém apenas sites como o principal apelo visual, isso mostra a importância de desenvolver um bom design para cativar um número maior de pessoas dentro do mercado existente.

Essa é uma realidade que precisa ser enfatizada e dentro do que temos como localização de sites, aquilo que é considerado essencial em um país, pode ser desprezível em outro. A forma como cada cultura recebe os apelos visuais pode ser amplamente diferente.

Lembra que falamos das gafes? Elas são como uma barra de apoio para banheiro em aço inox, são fortes mas não é interessante ficar forçando o tempo todo. Uma forma de evitar isso é tomar muito cuidado com imagens e textos que falam sobre outras culturas.

É preciso ter um conhecimento prévio sobre aquilo que você estará produzindo, além de ter certeza de que as imagens utilizadas são apenas referenciadas ao contexto do conteúdo exposto.

O apelo visual é importante, mas busque criar interfaces e menus interativos e fáceis de serem compreendidos. As pessoas precisam entender o que estão acessando e o que irão encontrar dentro dos conteúdos disponibilizados dentro dos sites.

Utilize ferramentas capazes de suprir as demandas

Os navegadores já detém extensões capazes de traduzir os conteúdos na internet. Mesmo que seja uma tradução simples, a qualidade vem se aprimorando conforme o tempo. Isso mostra a necessidade de utilizar ferramentas capazes de realizar aquilo que prometem.

É interessante para o usuário quando a própria empresa dispõe de serviços de tradução e até sites em outro idioma para o acesso único delas. Isso facilita muito a navegação, pois não são todos que sabem dessas extensões. 

Ter um programa para te auxiliar ajuda nos processos, mas isso significa que você não deva contar com equipes especialistas no assunto como por exemplo, um tradutor e intérprete capaz de ler expressões coloquiais, por exemplo.

Existem países onde uma expressão coloquial pode ser vista como insulto para outro e isso precisa ser levado em consideração, já que o software não faz distinção de países, mas apenas das palavras. Isso é tão necessário quanto um martelete rompedor preço.

Defina bem sua estratégia SEO

É impossível falar de qualidade de acesso sem a aplicação correta das suas estratégias em SEO, afinal, a forma como o algoritmo de pesquisa irá te recomendar de diferentes maneiras por inúmeras pesquisas dependerá da estratégia a ser adotada para isso.

O processo de adaptação do SEO (Search Engine Optimization) é conhecido como SEO multilingue e detém um padrão um pouco das ações que são utilizadas na esfera nacional.

Ainda sim, é preciso se ater as seguinte necessidades:

  • Palavras-chave de acordo com a língua materna;
  • Meta Tags (títulos) para avaliar a mudança na tradução;
  • Localização do site para segmentá-los no país de destino;
  • Mudança na escrita e na inserção de imagens.

Cuidar dos padrões SEO não é complicado como realizar a manutenção de bombas ou a desativação das mesmas, mas é preciso ter um conhecimento prévio sobre o assunto.

Por isso, considere fazer um orçamento com pessoas especializadas no assunto para que você tenha um plano conciso e capaz de gerar engajamento e melhorar o seu ranking nos sites de pesquisa.

É importante ter em mente que cada site age de forma diferente, logo a maneira como você irá se portar perante cada um migra de caso em caso. Sabemos que essa é uma realidade um pouco distante de quem é leigo, mas existem cursos bem interessantes que ensinam.

Considerações finais 

A localização de sites é algo extremamente útil quando se há a compreensão do que é o mercado mundial e como ele pode agregar valor ao seu negócio. Investir nesse tipo de experiência do usuário é como fazer a instalação de ar condicionado industrial.

Você conseguirá agregar muito mais qualidade nas operações e resultados de suas equipes como um todo, pois a localização de sites consegue agregar valor internacional a sua marca, aumentar drasticamente o acesso do seu site melhorando o ranqueamento dele.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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