DICAS

O que considerar antes de solicitar um empréstimo?

Com dúvidas se deve optar ou não pelo empréstimo? Essas dicas podem ajudar você nessa decisão importante.

Mateus
Publicado em 10/01/2022, às 14h19 - Atualizado em 12/01/2022, às 10h31

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

Está à procura de um banco para empréstimo? Além de analisar taxas e outras condições ofertadas por essas instituições financeiras, é necessário considerar outros fatores antes de solicitar um empréstimo. 

Muitas vezes recorremos a essa linha de crédito porque precisamos quitar uma dívida ou realizar outro investimento. No entanto, muitas pessoas se esquecem de verificar se tal empréstimo caberá no bolso, ou seja, não sabem se conseguirão quitá-lo a longo prazo.

Para te ajudar a não correr esse risco, listamos os principais pontos que devem ser considerados antes de uma solicitação de empréstimo. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

Mapeie os seus gastos

Vamos começar identificando para onde o seu dinheiro está indo. Avalie os seus gastos e verifique quais deles podem ser reduzidos ou até mesmo eliminados. Isso é importante porque embora você não consiga economizar o suficiente para quitar as suas dívidas, precisa ter em mente que necessitará de um determinado valor mensal para quitar as parcelas do empréstimo. Do contrário, fará outra dívida e terá que arcar com mais juros.

Nesse momento, é interessante analisar a possibilidade de cortar gastos considerados supérfluos, como aquisição constante de novas roupas, idas frequentes a restaurantes, etc.

Analise o objetivo do empréstimo

Para quê você precisa desse empréstimo? É para quitar uma dívida ou para realizar um sonho? Tenha clareza da necessidade desse recurso. Cuidado para não usá-lo em situações que podem piorar ainda mais a sua situação financeira. Por exemplo: você solicita o empréstimo para quitar uma dívida, porém, destina o crédito para outro fim. Nesse momento, é preciso ter foco e saber usar o dinheiro para o seu bem. 

Defina o valor que deseja pegar

Definido o seu objetivo e já mapeado os seus gastos, você estabelecer o valor que deseja pegar de empréstimo. No entanto, aqui vale o alerta: analise se o valor das parcelas não afetarão negativamente o seu orçamento. Leve em consideração também o prazo para pagamento, possíveis tarifas e juros.

Uma dica valiosa é: não pegue mais do que você precisa, mesmo que seja liberado um crédito maior que o planejado. Por mais tentadora que essa opção seja, é importante que você mantenha os pés no chão e siga o seu planejamento financeiro.

Escolha o banco para empréstimo

Nesse momento, é importante se dirigir até o gerente do banco e ter uma conversa sincera para saber quais são as taxas envolvidas e, inclusive, se existem facilidades de pagamento para a hora de quitar as parcelas do seu empréstimo.

Por exemplo: existem instituições financeiras que possibilitam o pagamento adiantado das parcelas com descontos. Por outro lado, há também aquelas que não oferecem essa opção e o desconto é oferecido apenas em caso da quitação total do débito.

Na hora de escolher o banco, é fundamental que você faça simulações para poder analisar com calma cada opção e identificar a mais vantajosa para você.

Ajuste o seu orçamento para conseguir pagar o empréstimo

Essa é uma ação muito importante antes de solicitar um empréstimo. Verificar se as parcelas caberão no seu bolso é indispensável antes de assinar o contrato com o banco. Isso porque, em caso de não pagamento, o banco pode executá-lo na justiça e penhorar os bens em seu nome.

Nesse caso, além de “manchar” o seu nome, também correrá o risco de perder patrimônio, o qual será levado a leilão para que o banco possa ter acesso ao crédito devido. 

Seguindo essas dicas, podemos considerar que você está pronto para optar ou não pelo empréstimo. Cuide para que essa solução não se transforme em um problema financeiro. Use esse crédito de maneira consciente e organize-se para não ter prejuízos ou dores de cabeça.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!