TENDENCIAS

O futuro do trabalho: saiba quais são as tendências

Quais são as tendências do mercado de trabalho pós pandemia?

Henrique
Publicado em 22/06/2021, às 16h31 - Atualizado em 23/06/2021, às 13h41

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

O mercado de trabalho parece cada vez mais incerto. As pessoas vivem preocupadas em qual será o futuro do mercado de trabalho e quais serão as profissões do futuro, e isso acontece por várias razões, incluindo os avanços tecnológicos. Pensando nisso, vamos entender quais são as tendências no trabalho.

Apesar de existir muita instabilidade sobre o futuro do trabalho, nós podemos ficar otimistas quando analisamos as tendências que estão surgindo para as atividades de trabalho. Analisar as tendências pode nos ajudar a ter um vislumbre de como as coisas vão se estabilizar dentro de alguns anos.

Novas profissões têm surgido todos os dias, e com elas, diversas exigências para que os profissionais possam trabalhar, mas felizmente a maioria das tendências que estão se apresentando para o futuro oferecem vantagens para os trabalhadores e para as empresas.

Na última década a realidade do trabalho ao redor do mundo sofreu grandes mudanças, e algumas prometem transformar o futuro do trabalho.

Vamos conhecer algumas das principais tendências para o mercado de trabalho que prometem se intensificar e firmar nos próximos anos, e ainda mais importante, vamos entender como essas podem afetar a vida das pessoas.

Teletrabalho

O teletrabalho é uma das principais tendências para o mercado de trabalho, e aparentemente chegou para transformar a vida de muitas pessoas e a rotina de muitas empresas.

O trabalho no regime de home office parecia uma realidade distante para muitas pessoas, mas por conta do isolamento social decorrente da pandemia do Covid-19, muitas empresas foram obrigadas a colocar seus colaboradores em regime de teletrabalho, ou em trabalho home office como é popularmente conhecido.

Este tipo de trabalho oferece muitas vantagens para o trabalhador no quesito qualidade de vida. Os trabalhadores não precisam acordar horas antes do trabalho para se preparar e enfrentar longos engarrafamentos no trajeto de ida e volta do trabalho.

Isso faz com que as pessoas se sintam mais dispostas para trabalhar. As empresas também têm descoberto as vantagens de administrar um time remoto. Esse tipo de estratégia acaba fazendo com que as empresas gastem menos com a manutenção de grandes centros e outras soluções para receber funcionários.

As tecnologias também surgiram como solução para viabilizar a administração de um time remoto. Com a ajuda de algumas ferramentas eletrônicas, os gestores conseguem acompanhar o trabalho de seus colaboradores em tempo real e saber o que está sendo feito durante a jornada de trabalho.

É por isso que para muitas pessoas o teletrabalho é uma realidade cada vez mais presente e que representa uma tendência para o trabalho no futuro.

Trabalho parassubordinado

Outra tendência que tem surgido graças ao avanço tecnológico é o trabalho parassubordinado e que pode ajudar a mostrar quais são as tendências no trabalho. Este tipo de trabalho também é conhecido como trabalho autônomo ou trabalho sem vínculo de emprego.

Este tipo de trabalho é um pouco diferente do trabalho autônomo, tendo em vista que através dos modelos de trabalho parassubordinado as pessoas podem ter uma fonte de renda fixa, entretanto, elas não possuem um vínculo empregatício.

Dá para encontrar este trabalho nas relações de serviços por aplicativos. A maior parte das pessoas que trabalham e prestam serviços como: entregadores, motoristas de aplicativo, freelancers e outros trabalham em regime de parassubordinação.

Este termo é usado para indicar que os trabalhadores não estão subordinados às ordens de nenhum empregador, mas também não são totalmente independentes. Os trabalhadores ficam subordinados a ferramentas de avaliação, assim como encontramos em aplicativos de transporte.

Esse tipo de subordinação é que regula o comportamento e as ações do trabalhador, mas não oferece muitas garantias. Para algumas pessoas esta é uma das tendências negativas para o trabalho. Alguns acreditam que com o passar do tempo não haverá mais vínculo empregatício, apenas trabalhos parassubordinados.

Por isso é importante saber quais são as tendências no trabalho. Isso pode te ajudar a se preparar para este tipo de cenário.

Recrutamento virtual

Outra tendência para o trabalho é o desenvolvimento de processos de recrutamento virtual. Hoje as empresas têm investido em tecnologias para facilitar o processo de seleção e recrutamento de colaboradores através da internet. Esses processos são úteis para ajudar a realizar a triagem de grandes quantidades de candidatos de forma prática e eficiente para a empresa.

O processo também ajuda a reduzir os gastos com transporte e deslocamento por parte dos candidatos, e isso é muito vantajoso já que pessoas que estão em busca de recolocação normalmente podem estar em uma situação delicada.

Este tipo de recrutamento conta com outra vantagem que é a possibilidade de acompanhamento da situação do processo seletivo através de plataformas virtuais, assim o candidato não precisa ficar ansioso e nem ficar na expectativa de receber ou não uma ligação com informações sobre a seleção.

Vale lembrar que as ferramentas de seleção virtual geralmente contêm soluções para aplicação de testes psicológicos e acadêmicos para facilitar a identificação de profissionais qualificados. É por isso que esta é uma das tendências para o futuro do trabalho

Espero que nosso artigo tenha sido útil para te ajudar a entender quais são as tendências no trabalho. Se gostou deste artigo compartilhe com outros!

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!