CONSUMO ELÉTRICO

O autoconsumo elétrico cresce apesar da pandemia do Covid-19

Conhece o autoconsumo elétrico?

Henrique
Publicado em 12/11/2020, às 16h55 - Atualizado às 17h01

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

O que é o autoconsumo elétrico?

O autoconsumo elétrico ou fotovoltaico é baseado na instalação de painéis solares para gerar sua própria energia. Estes painéis recebem os raios solares e, a partir das bombas de calor que incorporam, convertem-nos em energia que pode ser utilizada para iluminar toda a divisão, usufruir de aquecimento e água quente sanitária.

As principais vantagens do autoconsumo se prendem com a poupança energética que oferece, mas também permite usufruir de autonomia energeticamente falando. Se por exemplo tem painéis solares sem ligação à rede, pode se despedir do seu contrato com a companhia de eletricidade, tornando-se autossuficiente neste aspeto.

O autoconsumo de energia continua crescendo em muitos países, apesar do COVID-19. É uma tendência de crescimento, com grande potencial, já que as empresas do setor que superaram a pandemia até continuaram a crescer devido ao aumento da demanda. Algumas empresas de autoconsumo consideram que a energia solar e o autoconsumo como o futuro, pelas suas inúmeras vantagens em termos ambientais e também pelos benefícios na fatura de eletricidade.

Uma fonte de economia e energia limpa

A energia solar fotovoltaica nos permite gerar boa parte da eletricidade que consumimos, pelo que a fatura de eletricidade é significativamente reduzida. Além disso, o fornecimento é garantido em todos os momentos, permanecendo conectado à rede. Uma instalação típica se paga em menos de 10 anos e a partir desse momento é possível obter uma economia anual muito elevada em eletricidade.

No que se refere aos benefícios ambientais que o autoconsumo elétrico oferece, a geração de energia elétrica é livre de combustíveis fósseis, pois não requer nenhum processo de combustão e, portanto, não emite poluentes para a atmosfera.

Qualidade demonstrável que proporciona bem-estar

Uma das maiores vantagens que os painéis solares fotovoltaicos oferecem é que são extremamente duráveis ​​e resistentes a todo o tipo de clima. Um painel de qualidade pode ultrapassar 40 anos de vida útil.

Além disso, os painéis solares caracterizam-se por gerar energia de forma totalmente silenciosa e, por isso, passam despercebidos depois de instalados, conferindo à casa um ambiente tranquilo e proporcionando um espaço de bem-estar.

Em última análise, a democratização energética é outra das grandes vantagens que a energia solar oferece, graças ao fato de o sol brilhar em todos os cantos do mundo e permitir a democracia e a independência energética de pessoas e nações. Nesse sentido, a energia solar fotovoltaica é o sistema mais econômico para a geração de eletricidade em locais com sol abundante, como na Espanha por exemplo, onde ocorrem mais de 2.600 horas de luz por ano.

Ainda na Espanha, na região de Barcelona, apesar dos efeitos do COVID-19, registou 1.457 novas instalações fotovoltaicas de autoconsumo, com uma potência total de 12,06 MW. Deste valor, a grande maioria corresponde à esfera doméstica, visto que 73% têm uma potência igual ou inferior a 5 kW, enquanto apenas 7,2% correspondem a grandes instalações acima de 25 kW.

Instalações limpas, compactas e fáceis de manter

Painéis solares podem ser instalados em telhados, reduzindo assim os problemas de espaço com outras energias renováveis, como a eólica. Os critérios estéticos também são levados em consideração dependendo das características de cada casa. Da mesma forma, uma vez concluída a instalação, a manutenção é mínima e a limpeza muito simples de concretizar.

Como a automação residencial pode ajudar no autoconsumo?

A automação residencial é definida como o conjunto de tecnologias incorporadas aos equipamentos das residências que permitem controlar e automatizar as ações de todos os objetos conectados. Este tipo de ligação permite ao usuário comunicar com o sistema de automação residencial através de qualquer dispositivo com sinal de internet. Confira aqui a sua cobertura Nos.

Como integrar autoconsumo elétrico e automação residencial?

Na busca por aquela casa inteligente e autoconsumo, as fachadas têm adquirido um grande papel. Através da incorporação de painéis solares neles, a produção de energia limpa é mais fácil do que nunca. Mas se você deseja gerar energia excedente, o melhor é automatizá-los e é aqui que a automação residencial entra em ação.

Os sistemas de monitoramento de placas devem ser contratados por meio de um investidor. Um grande número de empresas oferece softwares e aplicativos específicos para monitorar o desempenho do autoconsumo. Por meio desses sistemas, as informações são transmitidas para o celular ou dispositivos domésticos inteligentes sobre os níveis de produção.

Da mesma forma, muitos painéis solares são giratórios. Nesse sentido, a automação residencial entra novamente em cena, incluindo sistemas de rastreamento solar, de modo que as referidas placas ou painéis mudem de posição com base em movimentos rotacionais.

Vantagens de integrar autoconsumo e automação residencial

A combinação do autoconsumo e da automação residencial tem como principal vantagem que através de um sistema de automação residencial é mais fácil concentrar toda a energia produzida pelos painéis solares. Além disso, possui outra série de vantagens:

  • Redução da conta de energia, pois é mais fácil controlar o consumo de energia elétrica e ao mesmo tempo reduzi-lo.
  • Uma fonte de luz: O facto de poder controlar simultaneamente, por exemplo, o levantamento das persianas, enquanto as placas produzem electricidade, significa que nunca falta luz em casa.
  • Eletrodomésticos mais eficientes: A possibilidade de programar os eletrodomésticos com automação residencial permite que o excedente de energia (se gerado) produzido pelos painéis solares seja aproveitado ao máximo. Um exemplo claro na programação dos termostatos.
  • Melhoram a proteção dos painéis solares: Graças a estes sistemas de monitoramento e controle, você pode ter informações em tempo real sobre o desempenho da placa e ver se eles apresentam alguma avaria.
  • Redução de tempo: Relacionado a essa automação e transmissão de informações, é possível detectar rapidamente se as placas precisam de reparo e chamar o serviço técnico.
  • Segurança: Câmeras de alarme e vigilância há muito tempo são controladas remotamente. Elas nos permitem desligar ou ligar o alarme, abrir ou fechar portas ou ver o que acontece em nossa casa ao vivo.
  • Ar condicionado: É a parte da casa que mais consome energia. Podemos ligar o sistema antes de chegar em casa, determinar uma temperatura de ao ligar ou que o sistema se adapte à temperatura externa.
  • Maior segurança devido à rápida resposta a um problema.
  • Maior comunicação entre pessoa e casa.

Gostou desse artigo? Acesse a informação - artigos - conteúdo - conteúdo geek - matérias e saiba mais sobre esses temas e muitos outros.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!