Numerologia é pseudociência?

Descubra mais sobre o assunto

Mateus
Publicado em 15/11/2022, às 15h42 - Atualizado em 16/11/2022, às 14h33

FacebookTwitterWhatsApp
Unsplash
Unsplash

Para muitas pessoas, paira a seguinte dúvida: a numerologia é pseudociência? Afinal de contas, este é um ramo do esoterismo que trata da relação entre os números e os diversos aspectos da vida das pessoas. E claro, a própria ligação que eles têm com o universo.

O problema é que, de forma geral, isso é feito a partir de um processo de adivinhação. E como a ciência se baseia em fatos concretos, essa é uma dúvida recorrente é justificável. E se você quer saber a resposta para ela, preste atenção nas informações a seguir.

Será que a numerologia é pseudociência?

Enquanto área de estudo, a numerologia existe há pelo menos quatro mil anos. Assim, ela foi adotada pelos primeiros matemáticos como parte da ciência dos números. Mas com o passar do tempo, este conceito foi mudando.

E na medida em que foi se distanciando da disciplina matemática, a numerologia começou a ter um caráter esotérico e de adivinhação. Assim sendo, abandonou os conceitos científicos de lógica e exatidão. No lugar deles, adotou a interpretação numérica para ajudar as pessoas a entender a si mesmas, o mundo e seu papel nele.

Por esses motivos, a comunidade científica considera que a numerologia é pseudociência. Mas nem por isso ela deixa de ter valor ou relevância. Neste sentido, inclusive, hoje a profissão de numerólogo é regulamentada por entidades internacionais, incluindo a ONU.

Além disso, com o passar do tempo a numerologia tornou-se uma área completa, com lógica própria. Assim, a classificação de pseudociência pode ser considerada meramente conceitual.

Numerologia é pseudociência

Mesmo com essa definição, há vários aspectos que comprovam a importância da numerologia como uma área completa. Veja alguns dos principais a seguir.

A numerologia se divide em diferentes categorias

Considerando que cada número tem um significado próprio, essa é uma área muito abrangente. Entre as diferentes categorias de numerologia, destacada pelo site especializado Supersticiosidade, se destacam:

  • Numerologia quântica;
  • Numerologia bíblica;
  • Além disso, numerologia esotérica;
  • Numerologia indiana;
  • Entre outras.

Trata-se de uma área com embasamento teórico

Para que consiga dar suas mensagens com exatidão, a numerologia conta com uma metodologia própria. Neste sentido, um dos recursos mais utilizados por ela é o chamado mapa numerológico que dita as regras. Cada pessoa tem o seu e por isso este é um recurso tão importante.

Além disso, outro fator da lógica científica sobre a numerologia é que o significado de cada número pode variar. Tudo depende da área da numerologia estudada, e do lugar do mundo em que você se consulta. Isto tudo é possível graças ao embasamento teórico.

Várias pessoas já comprovaram que a numerologia funciona

Mesmo sendo esta uma questão de crença, há milhões de casos em todo o mundo que atestam a eficiência da numerologia. De pessoas que mudaram de nome e obtiveram sucesso, até sinais que se mostraram verdadeiros por meio dos números, exemplos não faltam.

Por conta disso, mesmo que para a comunidade científica a numerologia seja pseudociência, não há como negar que ela tem lógica e traz resultados. E isto é um aspecto que faz muita diferença.

O mundo de possibilidades desta área

Com uma histórica milenar e um conhecimento sólido, a numerologia é uma área importante. Não é à toa que há vários livros sobre esse tema, aprofundando-se em vários aspectos teóricos e práticos. Além disso, ela conta com congressos, seminários e eventos em todo o mundo, de forma que reúne vários especialistas e profissionais.

Assim sendo, não se deixe desmotivar pelo fato de que a numerologia é pseudociência. Afinal de contas, os números estão por toda a parte em nossa vida. E isto não é por acaso. 

Assim, com a ajuda dessa área, eles podem nos ajudar quem somos, de onde viemos e para onde vamos. E mais do que isso, são capazes de estabelecer diretrizes para o mundo.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!