Moda masculina: peças básicas ajudam a montar guarda-roupa inteligente

Roupas básicas podem servir de base para diferentes combinações na moda masculina de forma econômica, indo do trabalho ao lazer

Mateus
24/05/2022 às 11:10.
Atualizado em 24/05/2022 às 13:27
 (Divulgação/Oficina Reserva)

(Divulgação/Oficina Reserva)

Já foi se o tempo em que moda era tratada apenas como um assunto do universo feminino. Cada vez mais é possível ver homens buscando peças de roupa para estarem bem vestidos e montarem um guarda-roupa inteligente que se adapte a diferentes ocasiões. 

Oferecendo a versatilidade necessária para o dia a dia, sem abrir mão da elegância, as roupas masculinas básicas tornaram-se as favoritas do homem contemporâneo. Com as peças, o famoso “menos é mais” nunca fez tanto sentido, afinal, é possível coordená-las para montar diversos looks sem gastar muito. 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Mas para garantir que as roupas proporcionem sofisticação, estilo e versatilidade, é preciso se atentar a alguns detalhes importantes na hora de escolhê-las. O tecido e o caimento, por exemplo, podem fazer toda a diferença na hora de criar diferentes composições. 

O que são roupas básicas?

Engana-se quem pensa que roupas básicas são peças simples e sem atrativo fashion. O grande diferencial desse tipo de peça são as suas modelagens tradicionais, que fazem parte do guarda-roupa masculino há um bom tempo.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Quem adere ao estilo básico consegue fazer economia, pois, mesmo comprando peças de um valor mais elevado por serem de qualidade, elas duram por mais tempo e podem ser usadas em diferentes situações do dia a dia, indo do trabalho aos eventos noturnos.

Para uma roupa ser considerada básica ela precisa se enquadrar em algumas características como ter design simples como, por exemplo, camiseta básica e jeans tradicional; não ter estampas chamativas, apenas as mais clássicas e discretas como poá e listras; ser de cores neutras ou fáceis de combinar; não apresentar beneficiamentos complexos, como brilhos ou bordados.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Tecido e caimento dizem tudo na moda masculina

Alguns aspectos são essenciais para garantir um guarda-roupa inteligente para homens. O primeiro é a escolha do tecido da peça, pois ele impacta diretamente na durabilidade do item. Roupas com materiais naturais como algodão, além de garantirem mais respirabilidade, são confortáveis e de boa qualidade. 

Já o caimento é importante para manter a elegância da roupa. O ideal é que as peças sejam ajustadas para as medidas do corpo masculino. Para verificar se o caimento está correto, é essencial analisar se a camisa ou blazer estão com a largura do ombro adequada, se todos os botões estão fechando sem precisar fazer esforço e se o comprimento da peça está ideal. 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Combinações versáteis com peças básicas 

A proposta de ter peças básicas de roupa no armário pode ajudar muitos homens a criarem diferentes visuais de forma inteligente e econômica. Com uma camiseta e uma calça, por exemplo, é possível ir bem vestido a um aniversário, um encontro com os amigos ou até mesmo uma reunião de trabalho.

Camiseta e calça

A combinação de peças pretas e brancas é sempre uma boa pedida. (Reprodução/Pinterest)

As camisetas básicas são peças clássicas do vestuário masculino, capazes de criar composições que proporcionam mais estilo em diferentes ocasiões do dia a dia. Assim como elas, as calças também são itens essenciais que oferecem conforto e praticidade ao homem contemporâneo.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Unir as peças ajuda a criar um visual sofisticado, mesmo sendo simples. É possível usar a mesma calça com diferentes tipos e cores de camisetas, ou vice-versa. Além das possibilidades, é possível adicionar uma terceira peça, como jaqueta ou blazer.

Camisa e calça

Estampas minimalistas também podem ser usadas no estilo básico. (Reprodução/Pinterest)

Todo homem tem pelo menos uma camisa no guarda-roupa e ela pode servir de base para criar diferentes looks. O item não é exclusivo para ocasiões especiais ou combinado com peças de alfaiataria. É possível garantir a sofisticação ao usar camisa com outros modelos de calças, como jeans, brim, moletom e até bermuda.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Nas camisas, não é preciso se prender a cores neutras e lisas. Peças com estampas minimalistas e tradicionais também podem trazer a sofisticação necessária.

Camisa e bermuda

(Reprodução/Pinterest)

Embora muitos acreditem que as bermudas não são itens capazes de trazer elegância para as composições, elas podem ser usadas ao lado de outras peças para proporcionar mais estilo e sofisticação. 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

É o caso da união das peças com as camisas, por exemplo. Ao combinar uma bermuda casual com uma camisa sofisticada, é possível obter o equilíbrio necessário e criar um visual versátil, que caia bem com diferentes momentos da rotina. Para não errar na composição, o truque é buscar por tecidos mais leves como algodão e linho.

O Portal Costa Norte é um dos veículos de comunicação do Sistema Costa Norte de Comunicação, empresa que atua no litoral paulista há mais de trinta anos levando informação a toda a população com seriedade e imparcialidade.

Sistema Costa Norte de Comunicação© Copyright 2022Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte de Comunicação.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por