VOCÊ SABIA?

Mitos e verdades sobre a cerveja

Dentre tudo o que falam sobre cerveja, confira o que é real ou não.

Isabella Proença
Publicado em 29/01/2021, às 17h32 - Atualizado às 17h40

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

A cerveja é a bebida alcoólica mais consumida do mundo e certamente está entre as favoritas de muitos brasileiros, uma vez que a sua presença é praticamente obrigatória em festas, comemorações, reuniões de amigos e momentos de lazer, como uma ida à praia, por exemplo. 

Um dos motivos que tornam essa bebida tão popular no país são as altas temperaturas, que tornam os dias quentes propícios para beber cerveja em baixa temperatura e refrescar-se.

No entanto, mesmo essa bebida estando tão presente no nosso dia a dia, ainda existem muitas dúvidas a respeito dela, sendo que nem tudo que se diz é verdade. Dessa forma, para esclarecer todos os mitos, de modo que você possa degustá-la de consciência tranquila, confira o que é verdade sobre a cerveja a seguir.

Cerveja deixa a pessoa barriguda — mito

Este é um dos mitos mais famosos que existem em torno da cerveja, porém, já foi comprovado cientificamente que, quando consumida com moderação, essa bebida não é responsável pelo ganho de peso ou gordura abdominal.

Estudos mostraram que as pessoas ganham esses quilos extras por dois motivos: tomar cerveja em excesso e com regularidade ou consumir uma grande quantidade de alimentos com alto valor calórico, como batata frita e salgadinhos, por exemplo, junto da bebida.

Chope é sinônimo de cerveja — verdade

Muitos pensam que não, mas a realidade é que o chope e a cerveja são a mesma bebida. A única diferença é que, ao contrário da cerveja, o chope não passa pelo processo de pasteurização, por isso possui um prazo de validade menor e é mais calórico.

Cerveja deitada gela mais rápido — mito

Muitas pessoas possuem o hábito de colocar a cerveja deitada na geladeira quando precisam que a bebida gele mais rápido, mas a verdade é que isso não passa de um mito que ainda engana bastante gente.

De acordo com os especialistas, para as cervejas gelarem mais rapidamente, é essencial que a superfície de contato com o ar seja a menor possível. Sendo assim, a melhor forma de armazenar as cervejas é colocá-las de pé.

Existe um copo específico para cada tipo de cerveja — verdade

Claro que você pode tomar sua cerveja no copo que preferir, mas, para que os diferentes aromas e sabores sejam ressaltados, é preciso utilizar o copo certo para cada tipo da bebida.

A pilsen, que é a mais consumida do mundo, pode ser saboreada em uma tulipa ou uma caneca. Já a lambic, deve ser tomada em taças do tipo flauta. Por sua vez, a weissbier pede copos maiores.

Esses são apenas alguns exemplos, já que cada cerveja tem um tipo de copo que se adequa às suas características. Portanto, conhecer cada um deles é extremamente importante para que você possa degustar essa bebida ao máximo.

Cerveja faz mal — mito

Quando consumida de forma moderada, a cerveja não faz mal nenhum para a saúde. Apenas o consumo exagerado pode ser considerado prejudicial e afetar a qualidade de vida.

De uma forma geral, quando ingeridas em doses recomendadas e controladas, as bebidas alcoólicas podem até promover benefícios para a saúde, como melhora no sistema cardiovascular e transmissão de uma sensação maior de relaxamento.

No caso da cerveja, além dos benefícios presentes no álcool, ela conta com as características nutricionais da cevada, do malte e do lúpulo, que possuem uma grande quantidade de vitaminas, minerais e antioxidantes naturais, que podem te deixar ainda mais saudável.

Cerveja não deve ser consumida muito gelada — verdade

Apesar de as altas temperaturas serem predominantes no nosso país, consumir cerveja extremamente gelada não é o ideal. Isso porque as nossas papilas gustativas tendem a ficar anestesiadas em temperaturas baixas, o que afeta de forma negativa o processo de degustação, fazendo com que as propriedades da bebida passem despercebidas.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!