MUNDO PET

Meu gato não está comendo, e agora?

Alguns gatos têm paladar seletivo, mas o desinteresse pela comida também pode ser coisa séria.

Henrique
Publicado em 24/05/2021, às 10h15 - Atualizado às 10h39

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

Diferentemente dos cães, os felinos podem ser mais exigentes em relação ao seu alimento. Alguns gatos preferem a ração felina úmida, por ser mais palatável e conter água em sua composição. 

Apesar disso, se seu bichano não está comendo, nem sempre isso acontece por desinteresse na ração. Pode ser um problema sério, por esse motivo, é importante investigar o que está acontecendo.

Percebeu mudanças no apetite do pet? Entenda o que pode fazer um gato deixar de comer e como você pode agir diante da situação. Acima de tudo, é importante encontrar uma solução para o problema.

Razões para o gato não comer

Dentre os motivos mais comuns para o felino deixar de comer, podemos citar:

Calor

Dias mais quentes podem deixar o gato mais preguiçoso. Ele prefere passar o dia todo em um canto mais fresquinho. Assim, é normal esquecer de comer e até de beber água. 

Paladar seletivo

Assim como os cães, o olfato dos gatos é bastante preciso. Eles farejam o cheiro do alimento e, se considerarem apetitoso, vão comer com mais prazer. Para alguns gatos, mais do que o sabor, o aroma da ração é muito importante.

Idade

Filhotes e idosos podem ter mais dificuldade com a mastigação. Os primeiros por estarem na troca dos dentes de leite, e os segundos por terem uma dentição mais fraca. Então, é normal que não queiram comer, principalmente o alimento seco.

Intoxicações

A falta de apetite aliada a outros sintomas, como indisposição, vômitos, diarreia e dificuldade para respirar, podem indicar uma intoxicação. O bichano pode ter ingerido algo que não devia e precisa imediatamente de uma visita ao veterinário.

Doenças

Aftas, gengivites, doenças intestinais e dificuldades de expelir bolas de pelos podem ser as causadoras da falta de interesse no alimento. Como o animal sente dor e está indisposto, não quer comer e beber água. O pet também pode aparentar estar triste.

Mudança na ração

Os gatos têm bastante receio com mudanças, e isso inclui sua alimentação. Se decidiu trocar a ração, seja úmida ou seca, faça isso gradualmente, para que a adaptação seja natural. Trocar a comida de um dia para o outro pode fazer com que o felino a rejeite.

Como resolver a situação

Conhecidos os motivos que levam os gatos a pararem de se alimentar, veja o que você pode fazer para resolver essa situação.

Oferecer a ração em horários diferentes

Em dias mais quentes ou para gatos que estão se adaptando à mudança de alimento, você pode oferecer a comida em horários diferentes, por exemplo, pela manhã e no fim da tarde. Além disso, evite deixar o prato à disposição do pet, para que ele entenda quando receberá a ração.

Evitar os petiscos

Os petiscos são interessantes para premiar o bichano, mas se você os oferece a todo momento, é normal que ele não sinta fome ao receber o prato de ração. O ideal é evitá-los, oferecendo apenas em momentos especiais e longe dos horários estipulados para as refeições do pet.

Não deixar a ração à disposição

A ração velha costuma não agradar os felinos, e se você deixa o prato cheio o dia todo para ele, pode ter certeza de que haverá desinteresse no alimento. Determine um tempo máximo para deixar o comedouro no chão. Em seguida, guarde. Quando receber o prato novamente, o gato acreditará se tratar de ração recém-saída do pacote.

Levar o felino ao veterinário

Por último, não ignore por muito tempo os sinais de um pet que não está se alimentando. Leve-o ao veterinário o quanto antes. Em uma consulta, será possível encontrar as causas, e você será orientado quanto às melhores medidas para ajudar seu companheiro felino a voltar a comer normalmente.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!