O que é Marketing nas Redes Sociais e qual a sua importância/ Estratégias de Marketing e principais redes sociais. Confira isso e muito mais!
Sabia que as redes sociais estão presentes na vida de grande parte da população mundial? De acordo com dados do relatório da Statista, no ano de 2022 alcançou-se a marca de 3.96 bilhões de usuários de redes sociais. Isto é, mais da metade da população mundial usa ativamente as mídias sociais!
Você pode se perguntar: O que esses dados têm a ver com o Marketing nas Redes Sociais? A resposta é curta e direta! Esse número só prova o quanto, hoje, é essencial que a sua empresa invista em boas estratégias de marketing no meio digital. Isso porque são nos canais online que se concentra grande parte da população mundial!
Certamente fazer marketing da forma certa nas redes sociais é uma grande oportunidade de ganhar reconhecimento, gerar leads, crescer a sua marca e ter sucesso! Evidentemente, é lá que se concentram pessoas de todas as classes sociais, gostos, necessidades e intenções diferentes, ou seja, um público plural. Então, em hipótese alguma, você pode desperdiçar essa oportunidade de alcançar seu público-alvo!
Isso também vale para pessoas físicas, não só para empresas. Já que é o lugar ideal para investir em algum nicho, mostrar habilidades ou construir uma carreira de fama como as dos influenciadores digitais.
É importante ressaltar, no entanto, que todas essas maravilhas que as redes sociais possibilitam, só podem ser concretizadas se você souber como fazer o marketing.
Pensando nisso, este guia básico vai te ensinar tudo que você precisa saber sobre marketing nas redes sociais, mostrando estratégias eficientes para você começar já!
Assim, continue a leitura e aprenda conosco!
Antes de adentrarmos no conceito de marketing nas redes sociais, vamos entender o que é marketing e o que significa marketing digital, certo?
Afinal, existem certas diferenças e muita gente pode se confundir.
Vamos lá?
Primeiramente, entenda que Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, preço, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços. Com o objetivo de criar trocas que satisfaçam objetivos individuais e organizacionais.
De acordo com Laizia Santana pedagoga, empreendedora digital e especialista em publicidade focada em review de produtos, de forma sucinta, o conceito de Marketing é:
Assim, segundo a visão da profissional, podemos compreender que o marketing inclui a pesquisa de mercado, a criação de produtos e embalagens, a definição de preços, a comunicação com o público-alvo e a distribuição dos produtos. Além disso, ele abrange a análise e a avaliação dos resultados das campanhas de marketing.
O marketing digital é um conjunto de técnicas e estratégias utilizadas para promover produtos ou serviços através das plataformas digitais, como a internet, dispositivos móveis e redes sociais. Sendo assim, é projetado para ajudar as empresas a se conectarem e se comunicarem com seus clientes atuais e potenciais de maneira eficaz.
Para se ter uma noção do quanto o conceito de marketing digital é abrangente, ele inclui uma variedade de táticas, tais como:
Dessa maneira, o marketing digital para as redes sociais permite que as empresas possam usar de todas as táticas necessárias para alcançar seu público. Portanto, entender o seu significado e sua aplicação, consequentemente, ajudará a medir o sucesso de suas campanhas e ajustar sua estratégia para alcançar seus resultados.
Agora que você já sabe o conceito de marketing tradicional e o de marketing digital, atente para a principal diferença.
O principal fator que difere o marketing tradicional do marketing digital é o meio através do qual as mensagens são transmitidas e as ferramentas utilizadas para alcançar o público-alvo.
Desse modo, enquanto marketing tradicional, geralmente, concentra-se em mídias offline, tais como: televisão, rádio, jornais e revistas. Ele geralmente é mais passivo, pois as mensagens são transmitidas para um público que nem sempre tem interesse pelo produto ou serviço. A esse modelo chamamos de Outbound Marketing.
Já o marketing digital se concentra em mídias online, como internet, dispositivos móveis e redes sociais. Ele é mais ativo, pois permite que as empresas estabeleçam uma conexão direta com seus clientes e potenciais clientes através de técnicas como SEO, PPC, marketing de conteúdo de redes sociais, entre outras. O marketing digital está, na maioria dos casos, muito mais alinhado ao modelo de Inbound marketing.
Resumidamente, o Marketing nas redes sociais é o processo de promover marcas, produtos ou serviços através das redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, entre outras.
Por conta disso, é possível incluir a criação de conteúdo, campanhas publicitárias, anúncios patrocinados e engajamento com a comunidade. Assim, a finalidade do marketing nas redes sociais é aumentar a conscientização sobre a marca, gerar leads e, consequentemente, aumentar as vendas.
Além disso, é possível que você consiga ganhar fama e reconhecimento seja por meio da divulgação de alguma habilidade ou conhecimento seu. Hoje é muito comum encontrar perfis destinados a música, maquiagem, entretenimento, dicas de culinária, comédia, enfim, uma infinidade de opções.
Basta lembrar de fama e sucesso alcançados por pessoas tais como:
Salienta-se que estas pessoas que fizeram sucesso no mundo digital, só têm uma permanência, porque elas, hoje, investem no marketing em redes sociais. Sendo que muitas delas contam com equipes de profissionais como especialistas em publicidade, gestão de tráfego, analistas de SEO, entre tantos outros.
A regra é simples: SEM INVESTIMENTO EM MARKETING NAS REDES SOCIAIS O RECONHECIMENTO E O SUCESSO ACABAM! Isso vale para empresas e para pessoas em geral!
Agora que você já sabe o que é marketing em redes sociais, entenda também a sua importância.
Certamente, fazer marketing em redes sociais é importante por vários motivos, entre os principais podemos listar:
Se você tem uma empresa, não importa qual ramo seja, saiba que, atualmente, as empresas devem estar presentes nas redes sociais porque isso lhes permite:
As principais redes sociais para o marketing incluem:
Isso não significa que outras redes sociais não possam ser úteis para o marketing, mas essas são as que possuem maior alcance e maior potencial para alcançar diferentes tipos de público-alvo.
Como prometemos desde o início deste guia básico, vamos apresentar algumas estratégias de marketing nas redes sociais para que você obtenha sucesso. Veja a seguir:
Assim, essas foram algumas das principais estratégias de marketing para redes sociais, certamente se você as colocar em prática terá resultados satisfatórios!
Como vimos, mais da metade da população mundial está conectada nas redes sociais, por isso não é mais momento de perder tempo e oportunidade. COMECE JÁ a fazer MARKETING NAS REDES SOCIAIS!
Neste guia, você aprendeu os conceitos de alguns dos principais tipos de marketing, mas enfatizamos o que foi de marketing destinado para redes sociais. Afinal foi para atender as suas dúvidas sobre esta questão que nos dedicamos a escrever este artigo para trazer as informações que você precisa para obter sucesso no meio digital.
Portanto, apresentamos através de pesquisas e de nossos conhecimentos enquanto profissionais atuantes no meio digital, as principais estratégias usadas para que você tire suas dúvidas sobre como fazer marketing nas redes sociais. Coloque-as em prática! Sucesso!
Estas informações deste artigo foram úteis para você? Então que tal compartilhar com seus colegas e amigos? Obrigada!
Comentários