Marketing digital: entenda como o UX impacta a sua marca

Conheça um pouco mais sobre como esse novo jeito de ver o usuário pode contribuir para o marketing digital

Mateus
Publicado em 19/09/2022, às 09h37 - Atualizado às 16h19

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Hoje em dia, quem não se faz presente na internet não é visto. Por isso, é muito importante estar presente nos meios digitais através de perfis em redes sociais, sites e vídeos. 

Com o crescimento enorme do mundo digital, foi expandindo também as estratégias de vendas online, e o UX design é uma delas. Através dessa metodologia, é possível aproximar não só os produtos, mas também conteúdos de redes sociais das pessoas que acessam esses meios.

Mas como será possível aliar uma estratégia de vendas que é o marketing digital a uma outra de acessibilidade tão amigável com o usuário? Para descobrir, continue a leitura que nós vamos te contar todos os segredos sobre o assunto! 

O que é marketing digital?

Marketing digital é um conceito que une duas coisas, o marketing, que é uma estratégia muito antiga de persuasão de vendas, e o mundo digital, que ganhou espaço como lugar de consumo das pessoas.

Dessa forma, ele se torna um conjunto de atividades executadas online para uma marca ou empresa com objetivo de vender mais. Com isso, são criadas estratégias para fazer com que mais pessoas conheçam a sua marca, acessem seu site, se cadastrem, etc.   

Mas essas estratégias de vendas não são iguais as utilizadas antigamente, através de outdoors, panfletos e comerciais de TV. Elas têm como principal meio as redes sociais, e usam tanto posts quanto conteúdos patrocinados para atingir os usuários e tornar a marca conhecida. 

Vantagens do marketing digital

Através de estratégias de campanhas, publicações e ações, os consumidores podem interagir ou até mesmo indicar para outras pessoas, gerando mais engajamento para a página ou produto. 

Além disso, o marketing digital faz com que o consumidor tenha uma experiência completa em vez de só consumir, fazendo com que ele crie vínculo com a marca e tenha identificação com ela. 

Por isso, o marketing não é importante só para conquistar mais consumidores e persuadi-los a comprar, mas também para quem está vendendo entender quem são essas pessoas. 

A partir das estratégias de marketing, é possível ter mais dados sobre aquilo que está sendo colocado na mídia e esses dados são fundamentais para entender qual a melhor forma de se relacionar com aquele grupo de pessoas.

Isso é fundamental para conseguir crescer, atingindo mais pessoas de maneira eficiente. Conhecer melhor o seu público faz com que você possa economizar dinheiro com pessoas que não tem interesse no seu produto ou serviço, por exemplo. 

O que é UX?

UX é uma sigla que significa user experience, e ela dá nome a um conjunto de parâmetros necessários para aproximar os conteúdos digitais aos usuários. Esses conteúdos podem ser tanto escritos quanto visuais e, além disso, podem se referir até a pesquisas ou serviços.

Com o objetivo de entregar a melhor experiência de produtos e serviços aos consumidores, o UX design leva em consideração diversos parâmetros como uma navegação amigável, acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência, conteúdos claros e que não tenham ambiguidade, etc. 

Como o UX design pode ajudar o marketing digital? 

O UX é uma área que vai fazer essa experiência do usuário com a marca se tornar cada vez maior através da identificação do comportamento e necessidades dos usuários. 

Isso acontece porque ele é capaz de contribuir para a criação de ferramentas e soluções, melhorando a experiência através de textos e designs. Dessa forma, ele contribui para que os consumidores tenham uma navegação mais amigável tanto nas suas campanhas quanto nos seus produtos, o que aumenta a chance de vendas e fidelização. 

Por fim, para o negócio, ter profissionais de UX só tem benefícios, pois melhora a imagem da empresa no mercado, entrega produtos mais competitivos, aumenta a satisfação dos clientes, e, consequentemente, aumenta o número de vendas. 

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