Cada vez mais presente na realidade econômica do país, o marketing digital cresce de maneira significativa em 2022 e pode crescer ainda mais no ano que vem
Com o crescimento do uso de redes sociais e outros tipos de plataformas digitais, é natural que surja um mercado em torno dessas novas tecnologias. Com isso, aumenta a demanda por profissionais da área e eles se tornam cada vez mais especializados.
Por isso, os últimos anos têm visto a demanda por profissionais do mercado digital aumentarem, não só no Brasil mas em todo o mundo. Já são bilhões de pessoas usando a internet de alguma forma, e os profissionais de marketing digital ajudam a capitalizar essa indústria.
No artigo de hoje, veremos como ela cresceu no último ano e como estão atuando os novos profissionais que surgem constantemente nesse mercado em franco crescimento.
Segundo pesquisa da Digital AdSpend Brasil, houve um aumento de 12% no gasto com publicidade digital no país. Foram gastos R$ 14,7 bilhões somente no primeiro semestre do ano!
Isso mostra claramente uma tendência de mercado crescente, e imagina-se que ela deve continuar. Isso porque grandes marcas, de diversos setores, estão adentrando este ambiente e tornando-o mais competitivo.
Se antes apenas influenciadores atuavam com marketing digital, hoje já existem profissionais de diversos tipos, com funções cada vez mais especializadas. Vejamos um pouco mais a respeito disso.
Como esse ainda é um mercado muito inexplorado, muitos começam sem formação específica. Diversas pessoas ou até mesmo migram de outras áreas, conseguindo adaptar-se sem grandes problemas. No entanto, o mercado já está se profissionalizado, e uma das formas de profissionalização que têm atraído mais a atenção são as certificações.
Como o mercado está em constante movimento, muitos profissionais buscam certificações, que são mais rápidas e dinâmicas, para provar seus conhecimentos a seus contratantes.
Essas certificações podem ser mais ou menos demoradas, e o preço varia de forma frequente. Grandes empresas nascidas no ambiente digital já oferecem formações deste tipo para quem deseja entrar no mercado.
No entanto, não é só o ensino através de cursos e certificações que cresce: o mercado de ensino formal também tem acompanhado as mudanças. Já há diversas atualizações nos cursos de Marketing, Publicidade e Comunicação Social.
Além disso, algumas universidades já oferecem uma graduação em Marketing Digital. Tende a ser um curso tecnológico (caracterizado pela menor duração), que prepara o aluno para o ambiente digital da publicidade atual.
Segundo um estudo feito pela Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil), mais da metade do valor investido em marketing digital foi usado nas redes sociais (um total de 52%).
Muitos usuários sentem-se à vontade usando as redes sociais, e isso faz com que a publicidade, seja através de anúncios ou por meio de parceria com influenciadores, gere um marketing positivo para as empresas.
Em segundo lugar, fica a publicidade em mecanismos de busca (com 29% do resultado). Esses mecanismos mostram resultados quando o usuário busca alguma informação, e é possível pagar para aparecer no topo das pesquisas.
Por fim, há também o marketing digital por meio de publishers (18%), que são sites ou blogs com conteúdo editorial próprio. Através dessas plataformas, as empresas buscam parcerias e publicidade.
No futuro, novas tecnologias serão introduzidas nesse mercado, como as tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada, wearables e blockchain, possibilitando ainda mais soluções para o marketing digital.
Além disso, grandes marcas ainda estão se dando conta do potencial que a internet possui para a publicidade. Então, é possível que nos próximos anos ainda mais empresas passem a divulgar seus produtos e serviços na internet.
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