Marketing Digital

Marketing de Relacionamento: como utilizar as estratégias certas no seu e-commerce

Ações voltadas para o relacionamento direto com o cliente são estratégias eficazes e vantajosas para qualquer empreendimento

Henrique Gear SEO
Publicado em 22/07/2020, às 12h02 - Atualizado em 24/08/2020, às 00h20

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Reprodução/Internet
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Se você tem um e-commerce e reconhece a importância do relacionamento com o cliente, investir em ações que promovam o contato com o público pode ser bastante vantajoso para o seu negócio.

Como não poderia deixar de ser, qualquer empresa que decida atuar e queira crescer no mercado precisa valorizar os seus consumidores, oferecendo vantagens para eles e alimentando essa relação entre marca e cliente. 

O marketing de relacionamento surge no cenário justamente para isso: foco na retenção e  fidelização do público. 

Com ações simples e eficazes é possível construir um contato duradouro da empresa com os seus compradores, possibilitando que a venda de um feita para um consumidor seja apenas a primeira de muitas mais. 

Por isso, implementar o marketing de relacionamento no seu negócio pode ser fundamental para o sucesso dele. Quer saber mais? Então siga na leitura deste artigo. 

O que é o Marketing de Relacionamento?

Assim como várias outras estratégias de atuação, o marketing de relacionamento pode ser definido como uma ferramenta importante para qualquer negócio, e em especial para um e-commerce.

Ele se trata de ações que devem ser praticadas pela empresa com o intuito de estabelecer uma relação direta com o cliente, oferecendo benefícios para que ele esteja sempre comprando com a sua loja, ou seja, para que se torne um consumidor fiel. 

Nesse sentido, é possível dizer que investir em marketing de relacionamento é importante por vários motivos:

-Diminuir o custo de aquisição de clientes;

-Reduzir de gastos com marketing;

-Conquistar a confiança do público;

-Melhorar resultados com as vendas;

-Entre outros pontos.

O e-commerce de uma gráfica que venda personalizadas, por exemplo, pode facilmente investir no marketing de relacionamento para obter uma série de vantagens, ao mesmo tempo em que oferece benefícios para o seu público.

Como é sabido, a conquista de um novo cliente pode depender de vários investimentos da loja virtual em publicidade, precisando de anúncios nos buscadores ou redes sociais para que o e-commerce ganhe visibilidade. 

Nesse sentido, ao fidelizar o seu público, esse tipo de custos será diminuído, já que as compras dos clientes são sempre frequentes. Então, a necessidade de realizar campanhas de marketing mais caras é cada vez menor. 

Além disso, uma empresa que se preocupa com os seus clientes consegue conquistar a confiança deles, já que mostra que se importa em oferecer condições melhores para quem compra sempre na loja. 

Dessa forma, os resultados financeiros do negócio se mantém positivos, graças às ações de marketing de relacionamento. 

Estratégias para o seu e-commerce

Se você atua com a venda online de , ou com produtos de vários outros segmentos, pode ser interessante desenvolver estratégias de marketing de relacionamento e aplicá-las o quanto antes no seu e-commerce. 

Conheça algumas a seguir. 

01. Manter-se presente em datas especiais

Enviar felicitações em datas especiais é essencial para investir na relação com o cliente. 

Isso pode ser feito tanto no aniversário do consumidor como também em dias festivos, como Natal, Páscoa, dia das mães, dos pais, etc.

Além de fazer com que o destinatário se sinta valorizado pela sua loja, você também pode oferecer um bônus para uma compra promocional devido à ocasião.

02. Programa de fidelidade

Criar um programa de fidelidade para o público é uma ótima maneira de oferecer recompensas para os seus compradores, além de estimular que eles continuem consumindo na sua loja virtual. 

Você pode oferecer descontos progressivos em novas compras, por exemplo, estimulando um cliente que comprou uma a adquirir uma calça agora, por um valor atrativo e menor do que o anunciado na loja, de modo especial. 

Enviar brindes também é uma estratégia para oferecer um agrado ao comprador, que certamente gostará de receber o presente. 

03. Ações no pós-venda

O relacionamento de um e-commerce com o seu cliente deve continuar mesmo após a entrega do produto. 

Por isso, não deixe de investir em ações de pós-venda, perguntando a opinião do comprador sobre os serviços prestados e a satisfação geral com relação ao item recebido. 

Qualquer dificuldade com a aquisição realizada no site também pode ser sanada com um bom atendimento, sendo essa uma ação de respeito e consideração que agrada os clientes. 

O marketing de relacionamento é uma ferramenta indispensável para qualquer empresário que reconhece o papel do contato com o comprador no processo de fidelização do consumidor com uma marca. 

Sendo assim, não deixe de investir em ações que construam a confiança do público na sua loja virtual e colha benefícios duradouros para o seu negócio. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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