Marketing de influência: como usar os influenciadores para promover sua marca

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Mateus
Publicado em 26/04/2023, às 15h34 - Atualizado em 27/04/2023, às 14h07

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Para garantir com que uma empresa tenha sucesso em suas atividades é importante olhar com atenção para o público ao seu redor, adotando então as melhores estratégias para conquistar o interesse dos seus clientes, tal como é o caso do marketing de influência.

Inclusive, para que uma empresa tenha um bom desempenho atualmente, conhecer as práticas disponíveis não é somente uma oportunidade, mas sim uma necessidade, principalmente se levarmos em conta o alto número de concorrentes existentes.

Muito dessa realidade parte do crescimento do campo digital, um cenário que atrai tanto o público como ao mercado, sendo importante então para quem gerencia um negócio saber como se destacar dentro de ambiente, para assim ver seus resultados crescerem.

Tal tipo de adaptação ao ambiente digital é algo que deve ser levado em conta por todo tipo de empreendimento, independentemente do seu segmento, pois até mesmo a busca por telas de sombreamento por parte de um possível cliente pode ser feita através da internet.

Ou seja, o meio digital se destaca justamente por causa da sua pluralidade de possibilidades, sendo importante estar atento a tudo isso, de modo a adotar as melhores estratégias que podem estar disponíveis nessa realidade, para o bem do seu negócio.

O grande ponto do meio digital é o grande número de conteúdos que podem ser ali encontrados, onde os mais diversos posts, incluindo aqueles que não possuem nenhum interesse comercial, publicados pelos próprios usuários, disputam pela mesma atenção.

Frente a isso, recorrer a práticas tradicionais do mercado, como a veiculação de anúncios, pode não ser o suficiente para que cursos normas regulamentadoras consigam a atenção necessária dos usuários que tais instituições de ensino buscam atingir junto a essas redes.

Esse cenário atual se apresenta então como algo positivo, mas ao mesmo tempo complicado para o mercado, onde as plataformas digitais oferecem tantas oportunidades, que conseguir se destacar ali dentro pode não ser a mais fácil das atividades.

Logo, para que seja possível ter acesso a tudo de positivo que o meio digital pode oferecer ao negócio é indicado estar atento sobre as novas estratégias que estejam em alta dentro desse mercado, tal como é o tópico dos influencers e o seu uso como uma força comercial.

Como funciona o marketing de influência?

O marketing de uma maneira geral está sempre em busca de alcançar os melhores resultados disponíveis dentro de um mercado, por meio de estratégias que estejam alinhadas à realidade tanto do segmento como dos objetos e o seu público.

É justamente por isso que novas táticas vão surgindo de tempos em tempos, até mesmo para acompanhar as mudanças que ocorrem no mercado, tudo isso sendo causado pelo comportamento do público e da sociedade que são modificados por diferentes avanços.

Dentre essas novas estratégias de mercado podemos destacar então o marketing de influência, sendo essa uma prática que trabalha com a criação de uma campanha que busque influenciar o público a concluir algo, contando com a ajuda de certos profissionais.

O objetivo principal de uma campanha de influência normalmente envolve a conquista de um certo índice de vendas, podendo ser a meta de uma marca de asfalto frio, no entanto existem outros propósitos, como aumentar o número de doação de sangue, por exemplo.

Agora, para alcançar ambos os objetivos, uma campanha de marketing de influência pode se mostrar bastante relevante, já que esse tipo de estratégia trabalha justamente com o objetivo de induzir o público a realização de algum tipo de ação, como essas citadas.

Para que tamanha finalidade seja conquistada é indicado trabalhar ao lado de pessoas que já possuam algum tipo de conexão com o público que você busca alcançar, sendo esse o momento em que entram os influenciadores digitais, figuras cada vez mais relevantes.

Tais personalidades se tratam de usuários que conquistaram um maior destaque dentro do universo digital, falando de temas que sejam do interesse dos indivíduos ali presentes, fazendo assim com que a voz desse influencer e os seus conteúdos sejam mais vistos.

É justamente por causa dessa conexão orgânica a ser conquistada pelos influenciadores que trabalhar ao lado deles pode ser positivo para a sua marca, contando com essa conexão para trazer uma maior atenção para seus anúncios de projetos elétricos ou algo qualquer.

Quando falamos sobre o crescimento da importância dos influenciadores para o mercado podemos destacar algumas vantagens que podem ser acessadas a partir do momento que uma empresa passa a trabalhar com esses comunicadores, o que inclui:

  • Chegar a novos públicos;
  • Trazer autoridade à marca;
  • Fortalecer a relação com sua audiência;
  • Segmentar sua comunicação;
  • Estimular a decisão de compra.

Todos esses são pontos positivos que destacam o porquê das empresas estarem tão inclinadas hoje a trabalharem com esses profissionais, a ponto de incluir eles até mesmo no processo de criação de suas campanhas, para se conectar ao seu público de interesse.

O problema é que voltamos à questão da concorrência, já que encontramos atualmente um alto número de influenciados, mas também de empresas em busca de trabalhar com eles, sendo necessário desenvolver uma boa estratégia de influência para destacar-se.

Como trabalhar junto aos influenciadores?

Para garantir que o marketing de influência esteja sendo bem trabalhado dentro do seu negócio, trazendo uma maior atenção para um serviço de cabeamento de rede ou qualquer outro tipo de produto ou serviço, é indicado verificar certas etapas da campanha.

Definição de objetivos

Como explicado antes, o marketing de influência trabalha com o objetivo de levar o público a fazer algo, logo, esse deve ser o primeiro ponto a ser definido. Apesar do aumento de vendas ser mais comum, existem outros objetivos que podem ser trabalhados.

De forma independente à meta a ser adotada, é importante que tais propósitos de uma campanha estejam claros, tanto ao influenciador como ao público, para que a partir disso seja possível trabalhar a relação entre eles voltadas para conquistar algo em particular.

Escolha do seu influenciador

Após definir qual o objetivo da sua campanha, junto disso o público a ser atingido, é preciso escolher quais serão os influenciadores que irão trabalhar com você junto a tal objetivo, existindo uma grande variedade de influencers, passando por estilos como:

Top celeb

Tratam-se de influenciadores que têm um grande número de seguidores, porém sem pouco nível de segmentação, sendo então uma parceria mais indicada para marcas de perfil mais amplo, como uma empresa de refrigerante, sabão em pó ou algo de maior amplitude.

Fit celeb

Os influenciadores fit são aqueles que mesmo atingindo um público menor podem ser mais interessantes para sua marca, pois falam com um perfil específico de audiência, sendo possível falar de telhado de vidro para quem se interessa por decoração, por exemplo.

Ecossistema

Nesse caso estamos falando não de um influenciador, mas sim de um conjunto de comunicadores que podem trabalhar juntos dentro de uma campanha, contando que eles falem com um perfil de público similar, mantendo identidade para sua ação de influência.

Trendsetter

O Trendsetter pode ser alguém ainda mais específico que o fit celeb, tratando-se de alguém que seja um pioneiro dentro de um segmento em particular, construindo assim novas tendências no mercado que podem ser interessantes de serem trabalhadas por uma marca.

Autoridade

Por fim chegamos à autoridade, um perfil próximo da celebridade, sendo alguém que é respeitado dentro de um segmento em particular, com isso valendo também para alguém conhecido na indústria que fale sobre regulador de pressão de ar.

Campanha conjunta

Escolhido os influenciadores a se trabalhar é importante saber como trabalhar ao lado, de modo a criar uma campanha que tenha sucesso com o público desses profissionais uma audiência que já é comum ao trabalho foi por esses influencers na rede.

Dar liberdade ao influenciador pode ajudar a tornar suas campanhas mais reais, só é preciso ter cuidado durante a escolha desse profissional, para evitar que problemas com a imagem deles acabe por afetar a identidade também da sua companhia.

Orçamento disponível

Para finalizar seu projeto é importante olhar então para o orçamento disponível para a campanha, o que envolve a criação do conteúdo, veiculação e o pagamento aos indicadores escolhidos, com tudo isso afetando o valor do seu projeto comercial.

Considerar todos esses pontos pode ajudar na criação da melhor estratégia de influência possível, ajudando o público a comprar por algo, entender sobre o funcionamento de frete dedicado ou qualquer que seja o objetivo por trás de uma campanha de marketing.

E para quem tem dúvidas sobre o sucesso dessa estratégia basta olhar para alguns exemplos no próprio mercado, como as campanhas feitas por marcas como Comort e Guaraná Antártica, usando influenciadores para colocar seus nomes em alta na internet.

Frente a isso, se o seu objetivo é se comunicar com uma audiência, contar com a ajuda de quem já possui laços com tal público pode ser algo positivo para os seus negócios, sendo justamente aí onde entra o papel do influenciador digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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