Marcas da indústria da moda investem em produtos para usar em casa durante a pandemia

Em meio ao baixo número de vendas nos itens de moda e vestuário, empresas têm apostado em pijamas e pantufas para seguir arrecadando receita em meio a crise.

Henrique Gear SEO
Publicado em 26/06/2020, às 15h01 - Atualizado em 23/08/2020, às 23h53

FacebookTwitterWhatsApp
Reprodução/Internet
Reprodução/Internet

A pandemia do coronavírus vem afetando significativamente as vendas de diversos segmentos do varejo. têm sidos deixados de lado. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, o setor teve uma queda de 80% .

Nem mesmo as compras on-line têm diminuído o declínio das vendas. Apesar deste ser o principal canal para adquirir produtos em meio a pandemia, o segmento segue em queda, com uma margem de 23%, segundo dados da Earnest Research. Com a demanda de produtos de grande necessidade, o mercado teve que se adaptar. 

Peças refinadas e estilosas, como acessórios e calçados, por exemplo, já não agradam tanto os compradores, dando lugar aos produtos de uso em casa. Isso ocorre, pois, parte das empresas continua adotando o trabalho remoto para preservar a saúde de seus funcionários. 

Assim, tem surgido a necessidade de itens que tragam conforto durante o período de trabalho em casa, como pantufas e pijamas. Afinal, não é necessário ter glamour e requinte com a quarentena. Com a estimativa de que o isolamento social deve durar até 2022 para a contenção do vírus, especialistas da moda têm projetado itens básicos e confortáveis para as próximas tendências do setor. 

Pijamas e pantufas têm feito sucesso entre os compradores

Após o fim das compras focadas, especialmente, em itens básicos, como alimentos e produtos de limpeza, os consumidores têm se mostrado dispostos a investir em artigos do setor loungewear.

A tendência no aumento das vendas tem recebido um empurrãozinho do inverno, já que as temperaturas vêm sofrendo quedas nas principais capitais do país. A mudança climática traz a  necessidade de peças que ajudem a manter o corpo aquecido no frio. 

Com isso, pijamas, pantufas e outras peças de vestuário que são utilizadas em casa tiveram um aumento de 13% nas vendas, em relação ao cenário anterior a pandemia. Assim, empresas que nem mesmo tinham estes e outros itens loungewear em suas lojas on-line passaram a vender e produzir os produtos. 

Essa oportunidade de venda também chamou a atenção de grandes lojas que optaram por realizar ensaios e peças de marketing focadas diretamente em camisolas, pijamas e pantufas.

Conforto e simplicidade são as novas tendências da moda

Com os acessórios trabalhados, joias e roupas refinadas deixadas para trás, grandes influenciadores na moda têm se moldado ao mesmo conceito que vem sustentando as vendas no varejo: o de manter o estilo mesmo dentro de casa.

Com isso, as grifes têm apostado em peças que demonstrem personalidade e proporcionem conforto. As redes sociais têm sido o canal principal para divulgar ensaios com itens básicos, simples e confortáveis, que não são feitos em cenários luxuosos, mas, sim, dentro de casa.

Um bom exemplo é o caso da designer de moda Donatella Versace, que tem publicado fotos tiradas em casa, com pijamas estilosos e pantufas, ilustrando todo o novo conceito de conforto e simplicidade em suas redes sociais. O mesmo pôde ser visto nos perfis de Anna Wintour, editora chefe da Vogue, das modelos Kendall Jenner e Gigi Hadid.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!