Lubrificação Industrial: Dicas de métodos, ferramentas e tipos de lubrificantes industriais

Descubra mais sobre

Mateus
Publicado em 20/10/2022, às 16h00 - Atualizado às 16h02

FacebookTwitterWhatsApp
Freepik
Freepik

Você sabe no que consiste o processo de lubrificação industrial? Da mesma maneira, saberia ainda nos dizer algo sobre como esta mesma ação pode ser capaz de fazer com que máquinas e demais equipamentos possam ter a sua manutenção realizada com certo êxito?

No contexto industrial, temos que a utilização de produtos tais como por exemplo, a graxa sintética ou mesmo a graça de lítio são fundamentais para que os processos produtivos possam ser conduzidos com a menor taxa de interrupção possível.

Mas afinal, como podemos saber quais são os elementos que devemos utilizar para otimizar a produtividade das indústrias? Ou ainda, como reconhecer a importância da utilização de tais equipamentos para a fluidez destes processos de produção?

Pensando então em como responder a perguntas com estas características, vamos com este post em especial trazer maiores informações sobre este tema. Tudo isso para que, ao ter um conhecimento mais aprofundado sobre o assunto, você consiga aplicar estas mesmas informações no contexto de uma empresa do segmento industrial.

Lubrificação industrial: o que é, para que serve e como usar seus produtos?

Para entendermos de uma maneira mais clara sobre o que consiste a lubrificação industrial, precisamos em um primeiro momento saber mais sobre do que se trata esta ação.

Pois bem, de forma direta, este processo de lubrificação voltado para as indústrias pode ser entendido como sendo uma forma de garantir a manutenção de máquinas e demais equipamentos mediante o uso de lubrificantes especialmente destinados a cumprir esta função.

Neste sentido, no que se refere a sua razão de existência, temos que este conjunto de itens acaba se responsabilizando diretamente pela redução da ocorrência de casos de atrito e contato em um processo natural de movimentação.

Por assim dizer, então, quanto à sua forma de utilização, podemos dizer que os lubrificantes industriais possuem uma grande utilidade principalmente para a formação de uma película fina e viscosa que tem como missão garantir que os efeitos do desgaste causados pelo contato possam ser sentidos da menor forma possível, potencializando desta forma tanto o tempo de utilização quanto o desempenho produtivo de tais equipamentos.

Lubrificação industrial: Porque realizar e quais as principais peças utilizadas neste processo?

O processo de lubrificação de peças nas indústrias se justifica por diversas razões, entre elas o fato de garantir o aumento da produtividade das peças justamente por serem capazes de fazer com que as mesmas operem por períodos de tempo mais extensos.

Portanto, quanto às principais peças utilizadas neste processo, podemos destacar as seguintes: Engraxadeira manual; bombas de graxa; medidor de graxa e niveladores de óleo.

Lubrificação industrial: quais os principais tipos existentes?

Dentre os principais tipos de produtos existente no processo de lubrificação na indústria, podemos destacar os seguintes formatos:

  • Líquidos, compostos por óleos e demais aditivos;
  • Pastosos, feitos a partir de espessantes;
  • Sólidos, confeccionados a base de filmes extremamente resistente em diversas situações;
  • Gasosos, tais como o nitrogênio e hélio.

Lubrificação industrial: considerações finais

Assim como tivemos a oportunidade de percebermos neste post, vimos que a questão da lubrificação industrial mostra-se como uma importante alternativa de manutenção de diferentes equipamentos deste setor do mercado em especial.

Do mesmo modo, vimos também que ações tais como a de se usar graxa alimentícia ou mesmo a graxa de alta temperatura detém a capacidade de influenciar diretamente na qualidade, desempenho e vida útil dos equipamentos que assim os são associados.

Por fim, esperamos que você possa ter compreendido um pouco mais sobre este tema e, com isso, tenha sido capaz de entender que a utilização de tal técnica de lubrificação detém a capacidade de impactar decisivamente nos processos produtivos de uma indústria de um modo mais geral.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!