Lojas online aumentam as vendas de negócios físicos

Você sabia que as lojas online aumentam as vendas dos negócios físicos? Vem conferir conosco como isso acontece!

Mateus
Publicado em 18/04/2023, às 12h22 - Atualizado em 19/04/2023, às 13h34

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Em contramão ao que muita gente acreditava, os negócios físicos se beneficiaram bastante com o crescimento das lojas online. Existem diversos motivos que explicam esse aumento nas vendas dos negócios físicos causados pelos negócios digitais.

Sendo assim, esse dado acabou chocando a maioria dos empreendedores digitais que focaram exclusivamente na criação de lojas online. Por outro lado, os donos de lojas físicas que também apostaram no modelo digital estão extremamente animados com os resultados obtidos nos últimos meses.

Todavia, você sabe como as lojas online aumentam as vendas de negócios físicos? Se a resposta for não, então saiba que está no lugar certo. Pois, no texto a seguir, vamos trazer algumas informações importantes sobre esse fenômeno e o seu impacto no comércio.

Portanto, para ficar por dentro dessa e de outras informações, continue a leitura do texto a seguir e saiba mais! 

Como as lojas online conseguem melhorar as vendas das lojas físicas?

As lojas online podem ser uma ferramenta poderosa para aumentar as vendas de negócios físicos. Ao criar uma presença online, uma empresa pode alcançar um público mais amplo e oferecer conveniência aos clientes que preferem fazer compras online. 

Além disso, as lojas online permitem que as empresas ofereçam uma variedade maior de produtos e serviços sem se preocupar com as limitações de espaço físico. 

Nesse sentido, os empreendimentos digitais também oferecem a possibilidade de promoções e descontos exclusivos, o que pode aumentar o apelo de uma empresa para os clientes. 

Assim, é importante destacar ainda que as lojas online permitem que as empresas obtenham insights valiosos sobre o comportamento do cliente e os padrões de compra, o que pode ajudar a melhorar os produtos e serviços oferecidos.

Qual o impacto das lojas online nos empreendimentos físicos?

Como dito no tópico anterior, as lojas online podem representar um diferencial significativo no somatório de vendas de um empreendimento físico, ao contrário do que a maioria das pessoas acredita.

Com a pandemia e a popularização do modelo de negócio digital, grande parte dos pequenos empreendedores passou a investir exclusivamente nesse tipo de negócio, deixando de lado o tradicional negócio físico.

O resultado dessa tendência é uma perda significativa na quantidade de vendas. Pois, muita gente ainda permanece adepta das visitas aos comércios locais, pois isso permite um contato direto com o produto para conhecer as suas características e qualidades.

Além disso, ter um empreendimento físico pode transmitir mais credibilidade aos clientes que querem comprar o que você está vendendo.

Sendo assim, quando há uma junção entre o negócio online e o empreendimento físico, o resultado mais provável é o sucesso.

Por isso, os negócios online são uma forma de fomentar ainda mais as vendas de um empreendimento físico. Visto que, o mundo digital permite maior visibilidade e abrangência. 

Mas, é necessário fazer isso com cautela e segurança, principalmente porque muita gente mal intencionada pode tentar invadir a sua loja e roubar as informações dos clientes. Com isso, é importante sempre contar com a ajuda de um bom Firewall como o pfSense.

Logo, você pode utilizar a sua loja online para potencializar a sua loja física, divulgando com mais facilidade e alcançando um número cada vez maior de pessoas que irão se interessar pelo seu produto.

Quais são os benefícios de ter um negócio online e físico? 

Embora o negócio online possa ser mais vantajoso num primeiro momento, especialmente se você não tem recurso suficiente para investir em um negócio físico, posteriormente é interessante unir esses dois modelos.

Isso porque, como visto, temos dois é uma forma de aumentar consideravelmente o número de vendas da sua empresa. Todavia, para ilustrar melhor, separamos algumas das principais vantagens de ter esses dois modelos de negócios são elas:

  • Aumento na visibilidade da empresa
  • Maior abrangência e consequentemente aumento nos leads
  • Possibilidade de adoção de estratégias de marketing especializadas
  • Facilidade nas vendas
  • Adoção de sistemas automatizados
  • Entre outros 

Motivos para ter uma loja online e física 

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a importância de ter uma loja online e física, separamos alguns motivos para você implementar esse modelo de negócio imediatamente na sua empresa. 

Confira:

Se o seu cliente está na internet, você também precisa estar 

Uma das melhores formas de proporcionar mais comodidade aos clientes é oferecer os seus produtos ou serviços na internet. Isso serve até mesmo para fidelizar aqueles clientes antigos que sempre compram com você.

Sendo assim, se eles estão na internet, por que você também não deve estar?

Mesmo quem está acostumado a comprar na sua loja física, vez ou outra irá precisar comprar pela internet. Portanto, quando você oferece esse serviço no mundo digital, evita que esse cliente vá comprar em outra loja.

Logo, as chances de perdê-lo são reduzidas consideravelmente.

A loja virtual aumentará as vendas da loja física 

O seu cliente poderá comprar online sabendo que o produto que você vende nos canais digitais são de qualidade e confiança, como já comprovado nas compras na loja física. Dessa forma, complementamos o que foi dito no tópico anterior.

Na loja virtual, você pode complementar os seus anúncios com diversas informações importantes acerca daquele produto. Isso faz com que os clientes em potencial interajam para obter mais informações.

Com isso, a sua vitrine acaba se tornando uma fonte de conhecimento para quem está em busca de um produto. Como consequência, se ele decidir comprá-lo, as chances de escolher a sua loja são grandes.

Ter uma loja virtual não vai diminuir as vendas da loja física 

Um dos grandes mitos difundidos por aí é que a loja virtual vai diminuir as vendas da sua loja física. Porém, saiba que isso não passa de uma lenda para desestimular os empreendedores a investir nos dois modelos de negócio.

Pelo contrário, como visto ao longo do texto, ter uma loja online potencializa as vendas da loja física.

Contudo, é importante deixar claro que em muitos casos, montar uma loja online não significa que você irá começar a vender imediatamente os seus produtos.

Via de regra, é necessário tempo para adaptação da loja, descrição dos produtos, criação de estratégias de marketing, ganhar posicionamento no mercado e confiança do público.

Portanto, é um longo processo até que você consiga vender com frequência na sua loja online.

Maior alcance

Outro motivo para ter uma loja online e física é que você pode atingir diferentes tipos de clientes. Alguns preferem comprar pessoalmente em uma loja física, enquanto outros preferem a comodidade de fazer compras online. 

Ao oferecer ambos os canais de vendas, você pode atrair e satisfazer diferentes tipos de consumidores, aumentando assim suas chances de vendas e fidelização de clientes. 

Além disso, ter uma loja online pode aumentar a visibilidade da sua marca, permitindo que mais pessoas conheçam seus produtos ou serviços, mesmo que não estejam fisicamente próximas à sua loja física.

A loja pode alcançar o topo do Google 

Ter uma loja online pode fazer com que você alcance os primeiros resultados nos mecanismos de pesquisa do Google.

Para entender melhor, sempre que alguém pesquisar por algum produto que a sua loja vende, como um recamier, ela será a primeira a ser mostrada para esse cliente. Isso traz resultados inacreditáveis para quem quer vender mais.

Pois, imagine quantos milhões de consumidores fazem pesquisas diariamente sobre um determinado produto que ele deseja adquirir. Agora imagine que essas pessoas visualizem primeiro a sua loja. Sem dúvidas a quantidade de vendas crescerá de forma significativa.

Todavia, para aparecer em primeiro lugar no mecanismo de pesquisa do Google, é necessário adotar uma boa estratégia SEO, bem como ter a assistência de um profissional de marketing digital.

Montar a loja virtual não custa quase nada 

Talvez, um dos principais motivos pelo qual você deve ter uma loja online e uma loja física é que o investimento em uma loja online é bastante pequeno.

Se essa loja for nas redes sociais, aí você não irá gastar absolutamente nada. Será necessário apenas criar uma página, tirar fotos dos produtos e anunciá-los.

Por outro lado, ter um site com uma loja virtual exige um pequeno investimento em sua criação e manutenção. Mas, o retorno é certo.

Automatização de processos 

Por fim, outro excelente motivo pelo qual você deve ter uma loja física e online é a possibilidade de automatização dos processos. Através da loja virtual, todo o processo de compra é feito sem a participação do vendedor.

Sendo assim, você não precisa fazer absolutamente nada. Basta trazer as pessoas certas ao seu site e elas irão comprar e pagar, bem como receber o produto de maneira automatizada. 

Isso vale para qualquer empreendimento, desde uma loja de roupas até uma oficina mecânica que venda chave de impacto pneumática.

Considerações finais 

Como foi possível perceber ao longo do texto, ter uma loja física e online é uma excelente decisão para qualquer empreendedor que deseja turbinar o seu negócio. 

Isso porque, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, uma loja online não atrapalha as vendas da loja física, ela, na verdade aumenta.

Isso acontece graças as milhares de possibilidades que a internet oferece.

Portanto, se você quer melhorar as suas vendas, abra já uma loja virtual e veja os seus negócios irem de vento em poupa!

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