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Loja de suplementos e academia: como está o mercado durante a pandemia?

Descubra como o setor está se adaptando à pandemia

Mateus
Publicado em 21/09/2021, às 10h55 - Atualizado em 23/09/2021, às 12h11

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Os brasileiros representam uma das populações que mais prezam pela saúde e beleza. De fato, o consumo de suplementos e o número de frequentadores de academias é bem alto por aqui.

No entanto, o ano de 2020 foi bastante difícil para o setor de academias - mas nem tanto para os suplementos. Devido às restrições sanitárias, muitas delas ficaram incapacitadas de operar.

Porém, a recuperação foi rápida, e a população voltou mais determinada do que nunca para as academias.

As estimativas do setor apontam para mais crescimento em 2021. Aliás, espera-se uma economia forte em 2022, ano em que diversas instituições financeiras afirmam que será equivalente a 2019.

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O mercado de suplemento cresce constantemente

Poucas pessoas sabem quão poderoso é o mercado de suplementos no Brasil. Aliás, mais raras ainda são aquelas que conhecem a estatística do setor, a qual aponta dados muito promissores.

Quando analisamos de 2010 a 2019, por exemplo, vemos um crescimento de 15% anual nesse setor, em média (Brasnutri). No entanto, grupos relacionados ao mercado de suplementos, como a Max Titanium, por exemplo, projetam crescimento de 20% em 2021.

Outro fato importante é que, mesmo com todas as restrições, os consumidores acabaram por se tornar mais ativos. Tudo isso impactou no crescimento do faturamento das empresas do setor - que enxergam o mercado com otimismo.

Restrições não impediram o mercado de crescer

Quando falamos em restrições, devemos ter em mente que elas impactaram negativamente as academias. Porém, o consumo de suplementos, ao longo da crise sanitária, cresceu bastante.

Todas as empresas do setor notaram que o consumidor buscou por um estilo de vida mais saudável nesse período. Então, mesmo sem academias para treinar, a população se manteve ativa - e consumiu diversos suplementos.

De fato, os mais consumidos foram os associados ao sistema imunológico. Dessa forma, o Ômega 3, Vitamina C e demais produtos da mesma natureza começaram a sumir das prateleiras.

Como foi informado por líderes do setor, as farmácias têm um papel importante na distribuição desses produtos. No caso, algumas delas registraram aumento de vendas na casa dos 80% ao ano.

O consumo de suplemento está maior do que nunca

Como foi destacado nas seções anteriores, somente as academias sofreram com o isolamento; o mercado de suplementos foi bastante impulsionado, ainda mais em períodos de isolamento social.

A ABIAD apontou que 59% dos lares brasileiros tinham suplementos, e ao menos uma pessoa nesses lares consumiu esse tipo de produto. Quando este valor é comparado ao de 2015, temos um aumento na casa dos 10%.

Além disso, a associação (ABIAD) também indicou que o consumo durante o isolamento subiu bastante. A estimativa principal apontou o valor de 48% de aumento, um número surpreendente.

A principal causa, segundo os entrevistados, foi fortalecer a imunidade.

O mercado fitness está em ascensão por aqui

Como consequência de tudo que foi exposto até o momento, o mercado fitness, aquele associado a hábitos saudáveis, está crescendo muito no Brasil.

Um dos principais motivos é a conscientização quanto ao impacto de nosso estilo de vida em nossa saúde - o que levantou preocupações em todas as classes sociais.

Veja um pequeno resumo desse mercado.

Estatísticas do Brasil

O mercado fitness do Brasil é o terceiro maior da América Latina, tendo uma receita de US$ 2 bilhões em 2019 (IHRSA). 

As academias entram com peso nesse setor, dado que são mais de 35 mil unidades em solo nacional. Esse valor só fica atrás dos EUA, o qual possui cerca de 40 mil unidades.

O setor tem muito potencial para expandir por aqui.

Evolução do mercado fitness

Em suma, o mercado fitness cresce todos os anos no Brasil, onde uma marca interessante foi atingida em 2016, quando nosso país se tornou um dos 10 maiores consumidores desses produtos e serviços.

Atualmente temos uma expansão aquecida por aqui.

Tendências

As principais tendências estão relacionadas com o mundo online. Dessa forma, aulas online, aplicativos para celular e coaching são as principais desse setor.

A autonomia dos clientes, assim como a flexibilização, também têm muito peso. Ou seja, a personalização é de extrema importância para os consumidores modernos.

Gostou deste panorama sobre o mercado atual brasileiro? Com certeza os suplementos e as academias têm muito a crescer por aqui.

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