Links Patrocinados – Porque devo anunciar no Google?

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Mateus
Publicado em 19/08/2022, às 11h18 - Atualizado às 14h13

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Em tempos de pós pandemia, é incrível imaginar que muita gente ainda não anuncie no Google. Os links patrocinados são a principal fonte de tráfego pago da internet.

Apesar do marketing digital ser um termo muito amplo, o caminho das vendas é um só: gerar leads através de uma fonte de tráfego para assim, fechar uma venda.

E nesse ponto, o Google oferece uma ferramenta super bacana, que é o Google Adwords. Nele, você pode criar anúncios direcionados para um nicho específico. Nesse artigo, vamos falar bastante sobre isso. Está preparado?

O que é Link Patrocinado?

O link patrocinado é um anúncio (geralmente em forma de texto) que aparece no topo dos resultados de pesquisa do Google. Geralmente em sua frente vem a palavra Anúncio.

Esse anúncio pode ser separado por CPC (custo por clique), CPC (custo por impressões), CPA (custo por ação) ou CPV (custo por visualização). Você pode escolher qual palavra chave quer aparecer em cada tipo de anúncio e pagar um custo específico conforme sua característica e vantagem.

É uma boa alternativa para quem está começando e tem medo de investir pesado em algo que ainda não está 100% concreto. Você pode começar uma campanha com pouco investimento e ir aumentando conforme vai tendo retorno.

Porque devo usar os Links Patrocinados?

Existem pessoas que concentram todo investimento nos anúncios pagos. Tem outros que abominam completamente essa estratégia e prefere investir em outros canais de tráfego, como redes sociais ou tráfego orgânico (SEO).

Independente disso, vamos ver alguns benefícios do tráfego pago através dos links patrocinados:

  • É fácil de escalar;
  • Simples de mensurar;
  • Rápido para otimizar;
  • Feito para quem quer segmentar o público.

Com os links patrocinados, você vai oferecer seus produtos e serviços para quem realmente procurou por eles no Google. Digamos que você vende redes de proteção. Seu foco é oferecer seu produto para pessoas que moram em apartamentos e de preferência para pessoas que tem crianças ou pets na residência, certo?

Com a segmentação da plataforma, você pode encontrar esse tipo de usuário com certa facilidade. Além disso, você vai utilizar em sua campanha palavras chaves mais assertivas e direcionadas, como por exemplo, rede de proteção para gatos ou tela de proteção no bairro tal.

Do outro lado do sistema estão as pessoas que buscam por esse tipo de serviço e vão ver seu anúncio. A chance de essas pessoas clicarem em seu anúncio e iniciarem um relacionamento é muito grande e com isso, esse lead altamente qualificado pode virar um cliente.

O que considerar antes de usar os links patrocinados?

Você leu até aqui e está altamente inclinado a fazer uso dos links patrocinados em sua estratégia de marketing digital? Ótimo! Mas devemos considerar alguns pontos importantes antes de você sair por ai comprando anúncios:

Custos envolvidos na campanha

Quanto menor o valor investido, maior o tempo para ver resultados. Os links patrocinados funcionam como uma espécie de Leilão e os cliques podem custar pouco (centavos) ou muito. Se você não sabe como administrar essa verba, é interessante pensar na contratação de um profissional de gestão de adwords ou contratar uma empresa de marketing.

Tempo de retorno

Essa métrica vai depender da sua estratégia, que pode ser ambiciosa, investindo uma quantia considerável logo de cara para gerar um alto tráfego em pouco tempo ou uma estratégia mais conservadora onde o investimento é menor e você vai reinvestindo aos poucos e com isso, vai demorar mais tempo para alcançar um bom volume de tráfego.

Variedade de canais

Os links patrocinados não são exclusividade do Google. Existem diversos canais onde é possível comprar tráfego, seja com anúncios de textos, vídeos, imagens e etc. Seus anúncios podem aparecer no Facebook, Youtube, Instagram, Twitter, Bing... você escolhe! 

Explorar diferentes canais de tráfego e considerar os prós e contras de cada um vai te ajudar a escolher o melhor canal para a sua estratégia.

Erros comuns na hora de fazer Links Patrocinados

Marketing digital não é mágica. É preciso planejamento, estratégia e tempo para criar uma campanha de sucesso. Existem muitas empresas que insistem em fazer anúncios de forma errada, sem uma estratégia definida e depois, quando não dá certo, culpa os métodos pelo fracasso.

A criação de um anúncio de link patrocinado envolve o estudo do público alvo, que será segmentado por palavras chaves e por região. Depois disso, você precisa definir o tipo de canal que vai apresentar seu conteúdo. Rede de Pesquisas? Sites parceiros? Conteúdo Multimídia? Onde está o seu público? Onde ele procura por produtos e serviços? Como você vai se comunicar com ele?

Essas perguntas devem ser feitas ANTES de começar sua campanha, ainda na fase de execução. Enquanto não tem a resposta para todas essas perguntas, não ative seu anúncio. Você só vai gastar dinheiro!

Benefícios dos links patrocinados em sua estratégia de Marketing

A primeira coisa que o cliente quer saber quando vai investir é: quanto tempo demora o retorno? A resposta é, depende! Depende do planejamento e qualidade da execução da campanha. Vamos listar alguns benefícios de quem investe em links patrocinados com um gestor de tráfego qualificado:

  • Geralmente tem retorno rápido;
  • Aumenta as conversões;
  • Diminui custos de marketing;
  • Fortalece a marca;
  • Amplifica outras estratégias.

O contato com um público alvo exato, totalmente nichado com relação a seus produtos e serviços faz com que sua verba de marketing seja altamente aproveitada. Com isso, os custos caem e você enxerga novas possibilidades de investimento.

Como usar os links patrocinados?

A primeira coisa é definir os canais que você vai usar. Entre as alternativas mais comuns, podemos citar:

  • Google AdWords;
  • Facebook;
  • Twitter;
  • Instagram;
  • LinkedIn;
  • Youtube;
  • TikTok.

Como falamos acima, você deve considerar o canal onde sua persona, ou seu público está. Feito essa escolha, o próximo passo é uma ampla pesquisa de palavras-chave. Você precisa saber os volumes de busca e custo das principais palavras que englobam seu produto ou serviço.

Sua missão aqui é selecionar termos relevantes, que não sejam muito caros. As palavras mais exatas, geralmente são as mais disputadas e, com isso, acabam sendo as mais caras dentro do leilão que ocorre para definir o posicionamento do anúncio.

Feito o processo de escolha das palavras, crie um anúncio atrativo e mensure os resultados. A ferramenta do Google Adwords vai retornando informações que devem ser trabalhadas no decorrer da campanha. Os ajustes vão fazer com que seus anúncios performem melhor.

E lembre-se que investir em links patrocinados não deve ser sua única estratégia de tráfego. Se você não acertar no anúncio e na campanha, vai investir dinheiro e não vai ter resultado.

Então é interessante tentar desenvolver outros canais de tráfego em paralelo, como por exemplo a otimização de sites para tráfego orgânico ou o gerenciamento de mídias sociais para trazer tráfego das redes sociais.

Seja uma ou seja a outra, se for bem feita, vai acelerar suas vendas e otimizar seus resultados.

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