Marketing

Landing Page: o que é e como utilizar?

Estratégia fundamental para o marketing digital, a landing page apresenta grandes influências sobre o processo de conversão

Henrique Gear SEO
Publicado em 21/07/2020, às 08h24 - Atualizado em 24/08/2020, às 00h18

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Reprodução/Internet
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Um dos principais objetivos do marketing digital é atrair as pessoas certas, para converter os usuários em leads (potenciais clientes) e gerar vendas. Tendo em vista esse objetivo, a landing page é uma das estratégias mais usadas, devido ao seu alto poder de conversão.

Mas afinal de contas, o que é uma landing page e como utilizar na sua estratégia de marketing?

O artigo de hoje pretende responder essa pergunta e trazer dicas de como alavancar os negócios, com o crescimento no número de leads e consumidores.

Quer saber mais? Então, acompanhe a leitura!

O que é uma landing page?

As landing pages, também conhecidas como páginas de aterrissagem ou de destino, têm como principal objetivo a conversão de leads. 

Ou seja, elas são sites com pouquíssimos elementos, tendo apenas um CTA (Call to Action), que direciona o usuário para uma determinada ação.

Por exemplo, uma empresa especializada no pode criar uma landing page com o intuito de oferecer aos visitantes um e-book com informações mais aprofundadas sobre o serviço, em troca de um contato de e-mail.

Ou seja, o seu negócio oferece algo (conteúdo, cupom de desconto, inscrição em newsletter, etc.), recebendo um tipo de contato do usuário e, assim, orientando novas estratégias de marketing, como o envio de e-mails ou contato com os vendedores.

As landing pages impactam positivamente as empresas, pois não adianta nada ter um grande número de visitantes, se eles não são convertidos. E, para garantir a conversão, é preciso ter algum tipo de contato dos usuários.

Com as landing pages, é possível:

Construir um relacionamento mais próximo com o público;

Compreender as necessidades da audiência;

Coletar informações a respeito dos clientes ideais;

Aumentar as oportunidades de venda da sua empresa.

Por isso, as landing pages são consideradas ótimas estratégias para encaminhar os clientes nas próximas etapas do funil de vendas, isto é, aproximando os usuários ao destino final da jornada, que é a compra.

Como construir uma landing page?

Diante de todas as vantagens, fica fácil perceber o porquê inúmeros negócios têm investido na criação de landing pages. 

Mas como elaborar uma página atrativa e convincente, capaz de gerar as conversões? Abaixo, acompanhe algumas dicas.

Título

O primeiro contato do usuário com a sua landing page é pelo título. Por isso, ele deve ser atrativo, chamativo e objetivo, ou seja, falar justamente qual é o intuito da página.

Por exemplo, se a intenção é oferecer um desconto em uma , isso deve ser explicitado logo no início. Observe:

“Preencha o formulário e receba uma oferta imperdível em empilhadeiras! ”

É importante deixar claro o tipo de conteúdo que os visitantes irão encontrar: um formulário, e-book, consultoria, cupom de desconto, entre outros.

CTA

Outro elemento importante e responsável pela conversão é o CTA, ou chamada para a ação. 

Ele pode ser um botão que convida o usuário a clicar nele ou somente um hiperlink, em conjunto com frases no imperativo:

Acesse o conteúdo completo;

Baixe agora;

Clique aqui e receba sua oferta;

Agende sua consulta;

Entre outros.

Assim como o título, o CTA também deve ser claro e objetivo. Por exemplo: “Baixe agora o seu e-book sobre o !”.

Layout e visual

O layout e o visual da landing page são fundamentais para que o visitante se sinta atraído pelo conteúdo. 

Além disso, os conteúdos imagéticos tendem a oferecer uma assimilação mais simples aos usuários, em comparação com os textos.

Por esse motivo, se a intenção é oferecer um cupom de desconto em um , o ideal é ter uma representação gráfica também (como o desenho do próprio cupom). Com isso, há maiores chances de conversão.

Formulários

Os formulários são os grandes responsáveis pela coleta de dados a respeito do público, bem como pelo contato de cada usuário. 

No entanto, a recomendação é não pecar pelo excesso de informações, já que as pessoas podem desistir de preencher.

Para facilitar, dê opções de preenchimento mais práticas, com apenas um clique, para que os visitantes não abandonem a sua landing page.

Conclusão

As landing pages são ferramentas que ajudam a aprimorar as estratégias de marketing, principalmente com campanhas de nutrição de leads. 

Dessa forma, fica mais fácil construir um relacionamento saudável e duradouro com os clientes, gerando oportunidades que podem resultar em vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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