Já é hora de se programar para a Black Friday! Confira 4 dicas para aproveitar a data e economizar

De lista de desejos à pesquisa por lojas e valores, descubra o que é válido fazer para conseguir comprar o que quiser sem gastar mais do que pode

Henrique
Publicado em 06/10/2020, às 15h34 - Atualizado às 15h39

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

Ao longo do ano, sempre ficamos de olho em produtos e serviços que gostaríamos muito de ter. Trocar o celular ou o laptop, comprar uma cadeira nova para o home office ou um sofá mais confortável para a sala, seja qual for o produto, um fato é certa: é preciso muita pesquisa para não pagar caro no que quer.

Muita gente costuma procurar o objeto de desejo em diferentes sites, acompanhando a variação de preço ao longo dos meses até encontrar uma oportunidade que seja vantajosa. Nem sempre isso é fácil de ser feito, mas para aproveitar promoções, ter paciência e persistência é fundamental.

A proximidade da Black Friday e da inédita Double 11 já deixam os brasileiros em grande agitação. Celebrada no Brasil há 10 anos, a sexta-feira de ofertas é marcada por descontos, que podem ser bastante vantajosos, e algumas enrascadas, das quais é possível escapar.

Confira, a seguir, uma seleção de dicas para tirar o melhor proveito das promoções do período e conseguir comprar o que deseja sem gastar uma fortuna.

1. Baixe aplicativos de lojas

Algumas lojas contam com aplicativos próprios e parcerias com outros comércios para oferecer grandes vantagens em itens variados, desde fraldas a eletrônicos. Geralmente, esses apps começam a mostrar algumas ofertas já no começo do mês, fazendo combos de produtos e descontos no dia da Black Friday. É interessante ficar de olho nos itens oferecidos e na variação das promoções diariamente.

Para evitar desconfortos, cheque o valor do frete antes de concluir a compra. Acontece que, às vezes, o custo de entrega do produto pode ser maior que o do item em si, comprometendo o preço final e tornando a compra em outra loja mais vantajosa do que pelo aplicativo.

2. Planeje as compras

Faça uma lista dos itens que deseja comprar no dia dos megadescontos para direcionar as suas pesquisas prévias. Também defina qual é o orçamento máximo e mínimo que pretende gastar com os objetos que deseja adquirir. Assim, há menos riscos de utilizar mais do que poderia e acabar endividado.

Selecione os produtos pela ordem de prioridade de compra e liste previamente os sites de lojas que podem ser consultados na Black Friday. Esse planejamento prévio poupa um tempo precioso de busca no dia das promoções e permite escolher o valor que mais se encaixa ao seu orçamento.

3. Inscreva-se em newsletters

Pode ser chato receber um monte de e-mails com propagandas ao longo do mês, mas fazer parte de uma newsletter também pode garantir descontos extras para o consumidor.

Além de informar os produtos que estarão em oferta, esses boletins trazem alguns links exclusivos de acesso antecipado a alguns itens promocionais e códigos que podem garantir porcentagem extra de desconto ou até frete grátis. 

4. Veja as redes sociais como aliadas

Utilizar as redes sociais para seguir as lojas que vendem as peças que você deseja adquirir também é outra forma de descobrir quais serão alguns dos valores praticados na Black Friday, além de avaliar se eles serão vantajosos para você.

Também é interessante para acompanhar como as lojas se comportam com seus consumidores e ver o que os outros internautas comentam sobre os produtos, os serviços e os descontos.

Apesar de ter muita gente que é um odiador gratuito, dá para ter uma ideia de quais são os principais tópicos comentados e, dessa forma, evitar algumas saias justas com entregas, trocas, defeitos, etc.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!