Incontinência urinária: causas e opções de tratamento

Confira mais sobre o assunto

Mateus
Publicado em 11/08/2023, às 15h01 - Atualizado às 16h29

FacebookTwitterWhatsApp
Freepik
Freepik

A incontinência urinária é uma condição médica que pode afetar qualquer pessoa, independentemente da idade, gênero ou condição de saúde. É caracterizada pela perda involuntária de urina, podendo variar em intensidade, desde pequenos escapes até perdas significativas e evidencia a necessidade de procurar por um urologista em Uberlândia

É muito importante lembrar que a incontinência urinária pode ocasionar em constrangimento e afetar significativamente a qualidade de vida das pessoas que sofrem com a condição. Por esse motivo, é crucial conhecer suas principais causas e as possibilidades de tratamento: 

Causas da incontinência urinária

Conheça as principais causas de incontinência urinária, que podem ser avaliadas por um especialista de uma clínica urologia Uberlândia:

Fraqueza muscular do assoalho pélvico

A fraqueza dos músculos do assoalho pélvico é uma das principais causas da condição, principalmente nas mulheres. Isso porque, esses músculos possuem um papel muito importante, para sustentar a bexiga e controlar o fluxo de urina. 

Nesse sentido, essa fraqueza pode ser decorrente do parto vaginal, envelhecimento, obesidade, ou devido a outros fatores que sobrecarregam a região pélvica. Em uma consulta com um ginecologista em Uberlândia pode ser indicado procurar por um médico especialista no assunto.

Alterações hormonais

As mudanças hormonais podem ocasionar em uma atrofia dos tecidos da região pélvica, o que pode resultar no desenvolvimento de condições médicas, como a incontinência urinária.

Problemas neurológicos

Você sabia que doenças ou lesões que afetam os nervos responsáveis por controlar a bexiga também podem causar incontinência? Isso ocorre, pois condições como esclerose múltipla, AVC e lesões na coluna vertebral podem prejudicar a comunicação entre o cérebro e a bexiga, resultando em perda de controle urinário.

Nesses casos, é extremamente crucial realizar acompanhamento regular em uma clínica de Uberlândia.

Hiperatividade vesical

Outra causa muito comum de incontinência urinária é a hiperatividade vesical, uma condição em que a bexiga se contrai involuntariamente, o que é responsável por causar uma vontade súbita de urinar, resultando em escapes de urina.

Obstrução urinária

Por fim, outra causa comum de incontinência urinária é a obstrução do fluxo urinário, que pode ocorrer devido a outros problemas de saúde, tanto em homens, quanto em mulheres.

Opções de Tratamento

Além de existirem diferentes causas da incontinência urinária, é possível apontar também diversas possibilidades de tratamentos que podem ser indicados por um médico urologista Uberlândia, como:

Exercícios do assoalho pélvico

Os exercícios do assoalho pélvico podem ser extremamente eficazes no tratamento da incontinência urinária. Isso porque, eles são ideais para o fortalecimento dos músculos pélvicos enfraquecidos, o que é essencial para melhorar o suporte da bexiga e a capacidade de controle urinário.

Medicamentos

O médico também pode indicar o uso de medicamentos para tratar a incontinência urinária. Esses medicamentos podem ajudar a relaxar a bexiga ou reduzir a contração involuntária, aliviando a frequência urinária.

Injeções de toxina botulínica

Outra possibilidade de tratamento é a injeção de toxina botulínica, que pode reduzir as contrações excessivas e diminuir os sintomas.

Cirurgia

Em casos mais graves ou quando o tratamento não está sendo eficaz, a cirurgia pode ser recomendada pelo médico. 

Cuide da saúde!

Em caso de sintomas, procure por um médico especialista para realizar avaliação, diagnóstico e tratamento. Além disso, mesmo com a ausência de sintomas, realize consultas regulares para descartar suspeitas.

O mesmo vale para outras especialidades como cardiologista em Uberlândia, pneumologista, oftalmologista em Uberlândia e muito mais.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!