DICAS

Ideias para quem deseja trabalhar de casa

Confira dicas para trabalhar com seu próprio negócio

Mateus
Publicado em 16/09/2021, às 11h32 - Atualizado às 14h05

FacebookTwitterWhatsApp
Freepik
Freepik

Antigamente era comum existir uma separação entre o ambiente de casa e o de trabalho. Entretanto, o avanço das tecnologias, assim como os hábitos sociais da população fez com que essa divisão se tornasse cada vez mais ínfima.

Isso porque o mesmo tipo de atividade feita no computador de um escritório, hoje pode ser realizada no computador de casa, dispensando ações relacionadas, como o custo de desgaste de locomoção até o trabalho.

Ademais, o tempo gasto no trajeto ao serviço poderia ser melhor aproveitado para o funcionário, não só como um tempo útil de trabalho, mas também na realização de atividades de lazer com a família.

E isso vale para diversos setores, pois mesmo que uma fábrica de ribbon de resina, que atende a indústria adesiva, necessite do trabalho físico em seu processo de fabricação, a parte operacional pode ser controlada via trabalho remoto.

Um dos principais fatores responsáveis pela ampliação desse novo estilo de trabalho, é o fato dos computadores domésticos serem tão avançados como aqueles usados na indústria, assim, o funcionário tem um poder maior sobre o seu tempo.

Esse controle permite que um possível desgaste seja reduzido, após passar intermináveis horas seguidas em frente a um monitor, levando assim a um trabalho melhor executado. 

Mas a ideia de trabalhar em casa não é uma possibilidade única da área corporativa ou empresarial, já que o conceito de abrir um negócio direto do seu domicílio se mostra gradualmente mais interessante como um modelo para os novos empreendedores.

Abrindo um negócio em casa

O processo de abertura de um estabelecimento comercial envolve uma série de regras que precisam ser seguidas para que o funcionamento desse comércio seja permitido. Além dessas adequações fiscais, ainda existe o valor do investimento.

Seja na compra de um novo imóvel ou com um aluguel mensal da loja. Esse tipo de gasto precisa ser colocado na planilha de custos de um projeto comercial, que já conta com as despesas necessárias para o processo de comunicação do empreendimento.

Como as prateleiras decoradas, uma fachada com letra caixa e até mesmo o uniforme dos funcionários. Questões que apresentam um ganho direto ao seu negócio, desenvolvendo as estratégias de marketing e conteúdo do seu projeto comercial.

Esses são gastos importantes de serem levados em conta para alguém que já atua há tempo com um estabelecimento comercial, ou que planeja expandir a sua área de atuação. Esse conjunto de responsabilidades, por outro lado, podem assustar um novo empresário.

Muitos projetos comerciais começam como projetos à parte, sendo um negócio que traga algum tipo de renda extra, até que venha a sua consagração, no qual o indivíduo pode focar toda a sua atenção a esse negócio.

E sendo uma proposta em passos iniciais, muitas vezes esse empreendedor em começo de carreira não possui o capital necessário para alugar um espaço comercial, muito menos comprar um estabelecimento próprio para isso.

Isso não deve assustar os jovens empresários, pois a sua própria residência pode servir como um espaço inicial de comércio ou de qualquer ação de valor trabalhista, no qual você pode ser pago pelas atividades executadas.

Muitas dessas modalidades de emprego em casa estão ligadas ao setor corporativo, que exige um conjunto menor de atividades e materiais.

Voltando à fábrica de resinas, um profissional da área de atendimento ao cliente pode executar trabalho direto de sua residência, necessitando apenas de um computador, uma linha telefônica, uma mobília de suporte (mesa e cadeira) e o seu intelecto em si.

Dessa forma, esse atendente consegue se comunicar com clientes fidelizados ou até mesmo tirar dúvidas de consumidores em potencial, que ligam para os números da instituição em busca de informações como "ribbon cera preço”.

Ao mesmo tempo, trabalhos manuais em pequena escala, como a produção de guloseimas ou a confecção de vasos artesanais, podem ser feitos diretamente do seu lar, transformando a sua residência em um pequeno e eficiente ambiente de trabalho.

E para quem se interessou pela ideia de abrir um negócio em casa, unindo a sua vontade de atuar como dono de um estabelecimento próprio ao desejo de fugir do estresse diário do trânsito, as possibilidades de trabalho são inúmeras.

Que tipo de trabalho pode ser feito em casa?

As possibilidades de trabalho em casa são inúmeras, em um ponto no qual citar uma por uma tornaria esse texto em uma bíblia ou enciclopédia, diante o número de informações. É mais fácil resumir as atividades proibidas de serem feitas em casa, tais como:

  • Manuseio de materiais químicos;
  • Atendimento médico;
  • Manipulação de explosivos;
  • Comerciantes de produtos farmacêuticos.

Um conjunto de restrições que engloba um grande número de atividades, e que não podem ser realizadas em casa por causa de regulamentações estabelecidas por cada área, que atuam para a maior segurança do consumidor e dos produtores.

Mas isso não significa que alguns setores relacionados a essas áreas não possam realizar certas atividades por meio do home office. Como uma fábrica de materiais impressos, no qual o serviço de atendimento é feito com os empregados diretamente de suas casas.

Dessa forma o foco do estabelecimento físico é total ao processo de produção, enquanto questões de cunho operacional, como a resposta a um e-mail de um cliente, perguntando sobre papel para plotagem preço, pode ser realizado de maneira remota.

No entanto, o foco de muitos empreendedores é justamente o de integrar todas as atividades de um negócio em sua própria residência, com o intuito de economizar, e assim ter recursos para dar os primeiros passos junto ao seu projeto comercial.

Então, para quem quer abrir um negócio em casa, mas ainda está em dúvida sobre com o que trabalhar, aqui vão algumas dicas de possíveis áreas de atuação:

Venda de itens personalizados

A confecção e venda de itens customizados engloba um número amplo de produtos com possível valor comercial, como:

  • Roupas customizadas;
  • Quadros de pintura;
  • Produtos artesanais;
  • Itens de decoração.

A produção ou comercialização desses produtos podem tornar o seu ambiente domiciliar um local profissional de venda, similar ao vendedores terceirizados, que trabalham com um carregador portátil personalizado brinde, fabricado por uma empresa.

Criação de estampas para camisetas

Junto ao processo de customização de roupas, está também a confecção de estampas para essas peças. Com o barateamento da tecnologia, é possível comprar ou alugar máquinas de impressão profissionais.

Com esse material é possível trabalhar com diversas possibilidades comerciais, como na produção de roupas disponibilizadas para venda, utilizando desenhos próprios em sua decoração, ou com um serviço personalizado para cada cliente.

No segundo caso, cabe ao consumidor escolher a estampa em camisa de algodão, podendo servir de presente ou até mesmo como o uniforme para os funcionários de um restaurante.

Fabricação de brindes

Também é possível expandir a sua área de atuação, usando essas mesmas máquinas de impressão para a decoração e personalização de outros utensílios domésticos, como panos de prato, outras peças de roupa, além do mercado de brindes.

Porta-retratos, chaveiros, agendas e cadernos, são apenas alguns modelos de objetos que ganham um apelo comercial na divulgação de uma marca, que trabalha a sua comunicação por meio da distribuição de canetas plasticas brindes, por exemplo.

Ramo da alimentação

Um dos comércios próprios de maior adesão do público é o mercado de alimentação. A confecção de bolos para casamentos, salgadinhos para festas ou até mesmo quentinhas para uma fábrica próxima, podem ser atividades feitas em um ambiente residencial.

Isso porque o trabalho de casa também pode ser feito em parceria com outros profissionais, que de maneira conjunta podem unir as suas atividades.

É o caso de uma senhora que trabalha com a produção de bolos de pote, que ao lado de um produtor caseiro de brindes personalizados para feiras podem comercializar juntos os seus produtos, em uma barraca na feira semanal do bairro.

Produção de conteúdo

A produção de conteúdo é outro trabalho possível de ser realizado direto de casa, com na produção de textos, edição de vídeos ou serviços que envolvem a criação de peças visuais, como artes para as postagens em redes sociais.

Todo esse material de marketing pode ser realizado em casa, dependendo apenas dos conhecimentos técnicos do profissional e de suas ferramentas de trabalho.

As vantagens de trabalhar em casa

Trabalhar direto de casa é um modelo de ofício cada vez melhor aceito pelo mercado, com os próprios órgãos regulamentadores atuando nesse sentido, reconhecendo diversas atividades que podem ser executadas em meio a um ambiente doméstico.

A certificação desses pequenos empresários como prestadores de serviço permite que o profissional possa não só ter auxílio no processo de abertura do seu negócio próprio, como tenha direito aos mesmos benefícios de um profissional que atua em mercados terceiros.

Por isso que o ambiente doméstico é cada vez mais interessante para alguém que busca iniciar o seu projeto comercial, contando com uma base de proteção, até esse profissional ter condições de investir em um estabelecimento próprio, caso esse seja o seu desejo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!