De Tudo um Pouco

Hotel espaçoso ou compacto? Saiba quando escolher cada um

Saiba o que considerar antes de escolher a estadia mais confortável para a sua viagem

Mateus
Publicado em 03/11/2023, às 14h30

FacebookTwitterWhatsApp
Pessoa fazendo check-in no hotel - Pexels
Pessoa fazendo check-in no hotel - Pexels

Na hora de viajar, uma das questões que mais causa dúvidas no viajante é: como escolher o hotel em qual ficar? É mais importante priorizar um que seja mais espaçoso, com infraestrutura mais completa, ou um mais compacto e mais barato? Sem dúvidas, essa não pode ser uma escolha simples.

Assim, se você procura um hotel no Rio de Janeiro ou em outro canto do Brasil, é preciso ter cuidado na escolha da estadia. Além do preço, é recomendado considerar outros pontos que irão mostrar se aquele hotel corresponde às suas necessidades. Abaixo, entenda o que você deve avaliar para fazer a escolha mais apropriada.

Propósito da viagem

A primeira consideração a ser feita é analisar o propósito da viagem. Em alguns casos, a acomodação é o mais importante. Há quem queira fugir da rotina e ficar em um local mais reservado, livrando-se das obrigações de cuidar de casa e aproveitar de uma boa infraestrutura, cheia de opções de lazer.

Agora, há situações em que a acomodação será apenas o local para dormir, tomar banho e descansar. O foco é passear pela região e conhecer novos lugares. Sendo assim, a questão do espaço é menos relevante.

Quantidade de pessoas

Essa é a dica mais importante para escolher o hotel ideal: a quantidade de pessoas que irão na viagem. A partir da definição do número, é possível escolher o tamanho da casa e quantos quartos serão necessários.

Assim, quem vai viajar com a família na presença dos filhos, sejam crianças ou bebês, vai se beneficiar mais de um quarto mais espaçoso. Já na viagem com os amigos, o mais interessante é pensar em múltiplas acomodações para que todos fiquem confortáveis. Agora, caso a viagem seja apenas com o seu cônjuge, um quarto menor e mais simples será o suficiente.

Tipos de acomodação

Algo muito importante e que influenciará na escolha é o tipo de acomodação. A maioria das pessoas olha apenas para o espaço interno do quarto e a quantidade de pessoas que ele comporta. Porém, os diferentes tipos de acomodações (que podem ser standard, luxo e master) também levam em conta os serviços que cada uma delas oferece.

O standard é a acomodação mais simples, que oferece os serviços básicos e inclui móveis padrão, como cama, mesa de cabeceira, armário, luminária, escrivaninha e banheiro. Esse quarto também costuma ser equipado com eletrônicos, tais como telefone, televisão, rádio etc. Já o banheiro tem toalhas, kit de banho incluindo sabonete, xampu e condicionador, além de secador.

O quarto master, ou executivo, é mais caro e se diferencia pelo tamanho da acomodação, sendo que às vezes é possível colocar mais de uma cama. A maioria desses quartos têm saleta de estar com sofá e cadeiras. Eles também podem ter frigobar e, se forem apart-hotel, até mesmo cozinha completa.

Por fim, há o master superior, ou de luxo, que oferece uma acomodação mais completa. Maiores, eles têm uma porta que separa o quarto da sala, além de caber mais pessoas. Os banheiros podem ter banheiras e os quartos podem vir com varandas, além de ser a vista mais privilegiada que o hotel tem a oferecer.

Área de lazer

Esse é um ponto que está ligado ao propósito da viagem e também irá influenciar na escolha. Em relação à questão estrutural do hotel, os mais espaçosos contam com uma área de lazer extensa, que pode incluir parque infantil, academia, piscinas, pista de caminhada, jardim, sauna, spa, entre outras atividades para entreter o público.

Dessa forma, se seu objetivo é encontrar um lugar para descansar com a família, essa é uma opção mais atrativa. Hotéis com infraestrutura mais ampla costumam oferecer diversas atividades que compõem o dia a dia dos hóspedes, de forma que eles nem precisam sair dele para se divertir. Agora, se os seus planos envolvem visitar outros pontos turísticos da cidade ou região, o que a área de lazer do hotel tem a oferecer não irá influenciar tanto.

Custo-benefício

Esse sempre será um ponto relevante ao escolher uma acomodação para passar as férias. Afinal, o melhor hotel é aquele que é agradável e confortável, mas que também se encaixa no seu orçamento. A dica é buscar um equilíbrio entre preços compatíveis com o seu orçamento, mas num espaço que também corresponda ao seu estilo. Essa reflexão impede que você pague muito pouco, mas fique em um local que não te agrade, ao mesmo tempo que evita gastar muito de forma desnecessária.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!