Hijau e hitam: saiba mais sobre estas pedras vulcânicas

Vindas da Indonésia, mais precisamente da Ilha de Bali, elas garantem luxo e elegância aos revestimentos

Mateus
Publicado em 01/03/2023, às 12h12 - Atualizado às 16h33

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

Uma das maiores tendências da arquitetura de alto padrão de 2022 foram as pedras e revestimentos naturais. Dentre eles, dois itens chamaram muita atenção: a pedra hijau e a hitam. Ambas têm conquistado espaço no cenário de decoração de luxo nas residências brasileiras.

A ideia de utilizar as pedras é valorizar as texturas e trazer a sensação de natureza para a decoração e para os revestimentos. Elas brincam com as cores e as texturas singulares, são pedras importadas e que exigem um alto investimento, por isso geralmente são vistas em projetos exclusivos e de alto luxo. 

O que são as pedras vulcânicas Hijau e Hitam?

As duas pedras vêm de locais próximos. Elas são encontradas nas regiões asiáticas, mas principalmente na Indonésia, na Ilha de Bali e seus arredores. Apesar de serem parecidas e ambas utilizadas em revestimentos, elas são bem diferentes.

As pedras Hijau

Também conhecida como pedra Green Bali, a Hijau é um material de origem vulcânica e tem tons esverdeados, que criam colorações muito bonitas quando refletem os raios solares. Além disso, uma característica marcante desta pedra é que, quando está em contato com a água, a cor fica ainda mais esverdeada e diferente de qualquer outro material.

Por esse fundamento tão importante, ela é muito utilizada em locais que tenham contato direto com água, como em saunas, banheiros, piscinas e cascatas. Por ter essa beleza tão diferenciada, as pedras Hijau também são integradas em ambientes com bastante natureza, como as áreas externas. Elas deixam a decoração do local mais harmônica, dando a sensação de serenidade, leveza e paz.

As pedras Hijau são encontradas em dois tipos: a versão lisa, que não tem saliências na superfície e a versão bruta, que conta com ondulações.

As pedras Hitam

O segundo tipo de pedra vulcânica em alta são as Hitam, também de origem asiática, mas que se diferenciam pela sua tonalidade mais escura. Os tons desse tipo são mais acinzentados, podendo variar entre o cinza-claro e o preto.

Também chamadas de Batu Candi, as pedras Hitam são extraídas de uma parte específica da Indonésia, onde tem mais de 40 vulcões. A tonalidade escura vem exatamente desta curiosidade, já que na sua composição há uma presença forte do magma vulcânico. Elas são mais utilizadas em banheiros, jardins, pisos, paredes e também em locais molhados, como piscinas e saunas.

Este tipo de pedra também conta com dois modelos: as pedras hitam lisas, sem ondulações ou saliências e a versão bruta, que tem formatos mais diferenciados.

O que as pedras têm em comum?

As pedras Hijau e Hitam vêm de locais próximos e ambas são conhecidas por serem revestimentos de luxo. As duas também são muito versáteis e com alta durabilidade. Por isso, são ideais para projetos de áreas molhadas e ambientes externos. Além de deixarem o local mais elegante e bonito, elas ainda garantem alta resistência, fazendo com que o material dure muito. 

As pedras vulcânicas têm uma qualidade muito boa e são excelentes opções para aguentarem os diferentes tipos de clima, desde o calor do sol até a ação da chuva. Elas podem ser utilizadas separadamente ou em conjunto, o que garante um resultado ainda mais impressionante já que, ao refletir o sol, a junção das cores fica deslumbrante.

Além de juntar as pedras em um único local, ainda é possível mesclar em ambientes internos e externos, promovendo um projeto único e diferenciado com a combinação de duas das pedras mais luxuosas e requisitadas do mundo.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!