Grêmio, Cruzeiro e Palmeiras: os reis da Copa do Brasil

Descubra mais sobre

Mateus
Publicado em 06/06/2022, às 17h43 - Atualizado em 07/06/2022, às 15h50

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

Criada em 1989 e tendo formato parecido com as Copas da Inglaterra, Espanha e França, a Copa do Brasil é o torneio nacional de mata-mata do nosso país. Além disso, o grande campeão do torneio garante vaga direta para a Copa Libertadores da América.

Dessa maneira, a competição sempre foi muito visada por grandes e pequenos clubes, já que é disputada por times de várias divisões. Entretanto, poucos foram às vezes que os campeões da competição não jogavam na Série A do Campeonato Brasileiro.

Além disso, durante mais de uma década os times brasileiros que estavam jogando a Copa Libertadores não podiam disputar a Copa do Brasil. Dessa forma, vários clubes que disputaram a Libertadores nesse meio tempo acabaram não ganhando a competição, que é o caso do São Paulo.

Assim sendo, a competição é considerada uma das mais democráticas do país. Contudo, em 34 edições, Cruzeiro, Grêmio e Palmeiras participaram, somados, de 22 finais e ganharam 15 taças da competição, sendo os maiores vencedores.

Cruzeiro: o maior campeão

Tendo levantado 6 vezes a taça da Copa do Brasil, o Cruzeiro é o maior vencedor da competição, sendo que chegou até a final em 8 oportunidades. Além do mais, ainda disputou as semifinais em outras 3 vezes, participando ao todo de 11 semifinais da competição.

O Cabuloso é o único time que conseguiu ser bicampeão seguido da competição, nos anos de 2017 e 2018. Sendo que, os seus primeiros quatro títulos da competição foram conquistados em um intervalo de 11 anos. Em 2003 eles ganharam a Copa do Brasil e o Brasileirão, o primeiro a conseguir isso.

Grêmio: o Rei de Copas

Conhecido como o Rei de Copas, o Grêmio tem 5 taças da competição nacional disputada em mata-mata. Além disso, disputou a final em outras 4 oportunidades, o que torna o Tricolor Gaúcho, o time que mais vezes disputou a final da competição.

Acrescentando a isso, o Grêmio ainda disputou outras 6 semifinais, tendo chegado nessa fase da competição em 15 vezes ao todo. Sendo que, ainda foi o primeiro campeão da competição, tendo ganhado o troféu de forma invicta em 1989.

Por fim, num período de 12 anos, o Grêmio disputou a final da competição em 7 oportunidades, entre 1989 e 2001, ficando com a taça em 4 ocasiões.

Palmeiras: o terceiro maior ganhador da Copa do Brasil

Contando com 4 taças da competição, o Palmeiras é o terceiro time que mais vezes foi campeão da Copa do Brasil. Além disso, disputou a final da competição em outra ocasião, que acabou perdendo para o próprio Cruzeiro, em 1996.

Acrescentando a tudo isso, o Palmeiras ainda chegou a outras 4 semifinais, somando 9 participações nessa fase da competição. O Verdão ganhou três títulos entre 2012 e 2020, conquistando seu último troféu contra o Grêmio, vencendo os dois jogos.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!