DICAS

Geladeira branca ou de inox? Descubra quais são as principais diferenças entre elas

Enquanto as geladeiras brancas são mais baratas e deixam menos manchas à mostra, as de inox têm aspecto mais sofisticado, exigindo uma limpeza mais cuidadosa e constante.

Henrique
Publicado em 02/12/2020, às 13h27 - Atualizado às 15h40

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

O design contemporâneo de interiores parou de enxergar a cozinha como um lugar que serve apenas para reunir alguns eletrodomésticos, passando a reconhecer a importância dos móveis e dos aparelhos desse cômodo para compor a decoração de uma casa ou um apartamento.

A chegada das geladeiras inox trouxe um visual mais moderno e sofisticado para as cozinhas. Como este produto possui um preço maior em comparação aos brancos, muita gente se pergunta se essa diferença de preço se justifica.

Por isso, se você quer aproveitar as promoções de fim de ano para trocar de geladeira e está em dúvida sobre qual modelo de eletrodoméstico levar, confira algumas dicas sobre as diferenças entre ambos os tipos.

Linha branca

O preço menor não é a única vantagem das geladeiras brancas. Outro aspecto positivo é que esse modelo combina com muitos estilos de decoração na cozinha, já que o branco é uma cor neutra. 

Além disso, a linha branca é uma boa pedida para quem detesta ir pegar algum alimento na geladeira e se deparar com as marcas de dedos nas portas. Por fim, esse modelo é mais fácil de ser limpo.

Contudo, um aspecto negativo é que, com o tempo, as partes brancas, sobretudo, as laterais, ficam amareladas, o que pode dar um aspecto de desleixo para toda a cozinha e até fazer algum convidado olhar com desconfiança para a comida que você servir.

Linha inox

O inox é uma liga metálica que reúne elementos químicos, como o zinco e o níquel, ou seja, trata-se de um material que não existe na natureza. A quantidade de substâncias presentes pode alterar completamente a qualidade do inox. Se existe uma boa quantia de cobre, um dos metais que compõem o aço, maior será a resistência do refrigerador à corrosão.

As geladeiras da linha inox têm uma aparência mais moderna e sofisticada. Contudo, elas não combinam com muitos designs de cozinha, não sendo recomendadas para locais pequenos ou com muitos detalhes. O mais comum é que esse tipo de produto esteja inserido em ambientes com cores claras (branco, bege e cinza) e acabamentos em madeira (carvalho, peroba e freijó).

O recomendado é que a cozinha com esse tipo de geladeira tenha um visual mais básico, já que o inox costuma chamar bastante atenção pelo aspecto brilhoso. Combinado com muitos outros objetos, ele pode deixar a cozinha poluída visualmente. Além de não harmonizarem com o inox, vários detalhes coloridos acabam passando despercebidos.

Um ponto negativo é que esse modelo exige uma limpeza mais frequente e cuidadosa. Para limpá-lo, coloque apenas algumas gotas de detergente em um pano de microfibra e esfregue-o suavemente na superfície da geladeira, no sentido da mancha. 

Em seguida, enxágue o pano, torça-o e remova o produto. Repita este último passo quantas vezes considerar necessário para não deixar detergente nas portas da geladeira. Terminada a limpeza, seque a superfície com papel-toalha.

Cuidados

Embora o modelo inox venha conquistando mais espaço no mercado nos últimos anos, é preciso ter cuidado se esta for a sua escolha, já que algumas lojas vendem geladeiras cuja única parte revestida de inox é a porta. Por isso, é necessário prestar atenção na hora da compra. 

Ainda existem alguns refrigeradores que nem sequer recebem o revestimento inox, tendo somente uma pintura que parece com o material, o que faz a cor ser a única diferença para as geladeiras brancas.

Como as manchas e os arranhões são mais visíveis nas geladeiras do tipo inox, é bom avaliar se essa opção é realmente adequada para você, sobretudo, se existem tem crianças pequenas na sua casa.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!