Frequência e alcance: saiba a diferença dentro do marketing

Veja a análise desses elementos e entenda as diferenças.

Bárbara
Publicado em 29/10/2021, às 11h04 - Atualizado em 01/11/2021, às 12h21

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As plataformas digitais trouxeram um grande conjunto de oportunidades, tanto para os consumidores como para o mercado. E dentro dessas possibilidades existe a análise desses elementos, como na observação da taxa de frequência e alcance de um anúncio.

Pode parecer uma associação muito técnica, mas é esse tipo de relação que permite que um negócio tenha sucesso na internet, e não precisa ser um grande empreendimento, com tais estratégias também podendo ser adotadas por negócios de pequeno porte.

Isso porque a internet trabalha com um ambiente diferente dos veículos tradicionais, no qual diferentes públicos e empreendimentos conseguem dividir o mesmo espaço, sendo necessário apenas um aparelho eletrônico e um meio de acesso a internet.

Algo fácil de ser compreendido, como um usuário que pesquisa nos serviços de busca por um guarda chuva personalizado valor, com o intuito de comprar tal objeto. Essa simples relação envolve o público, o produtor desse material e a loja virtual que o comercializa.

Com todos esses agentes podendo estar presentes nas redes sociais, diante a facilidade de acesso a essas plataformas, sendo necessário apenas cadastrar um perfil nessas redes, com muitos desses sites permitindo até mesmo o cadastramento de um perfil comercial.

Outra facilidade relacionada a isso acaba sendo perceptível através das análises a serem feitas dentro dessas plataformas, tendo acesso as interações realizadas entre os usuários e as empresas, com foco nos comentários feitos nas páginas dessas companhias.

Além disso, também é possível analisar os dados referentes à identidade desses possíveis consumidores, através de softwares como os chamados cookies, que seguem a acompanhar as atividades de um usuário durante a sua navegação nos sites.

Como um indivíduo que pesquisa por “andaime locação preço”, e logo após visita o endereço da empresa responsável por esse tipo de material. Caso o negócio não seja fechado, essa companhia terá que trabalhar o direcionamento de anúncios a esse público.

Algo que acontece com frequência, quando alguém pesquisa por um produto enquanto navega no computador, e passa a ser atingido por uma série de anúncios relacionados ao tal produto, resultado da integração entre os sistemas digitais.

Os anúncios no mercado digital

Para que uma empresa tenha sucesso na venda dos seus produtos e serviços é importante ter algo de qualidade a ser oferecido, claro, mas também é importante que o seu público tenha conhecimento sobre o trabalho realizado pela sua companhia.

Para facilitar esse processo, é comum as empresas adotarem estratégias de publicidade, de forma a divulgar os serviços realizados por tal empreendimento. 

Por anos, se destacou a utilização de canais tradicionais como:

  • Rádio;
  • Televisão;
  • Revistas;
  • Jornais.

Em alguns casos, apostando em uma campanha conjunta, utilizando mais de um canal disponível, de forma a potencializar o alcance de um anúncio com um público, levando em conta o tipo de veículo consumido pela sua audiência almejada.

Principalmente quando se pensa em uma campanha promocional, como uma loja de material de construções, que irá realizar uma grande promoção de vendas de tintas, com o intuito de zerar o seu estoque atual de produtos, abrindo espaço para uma nova linha.

A chegada da internet trouxe uma nova plataforma a ser considerada dentro dessas estratégias comerciais, de forma a otimizar a relação que tais empresas possuem com o público, contando com o apoio de um canal que permite uma maior segmentação.

Através das redes sociais, é possível direcionar os seus anúncios diretamente para o perfil de audiência que se adequa aos serviços comercializados pela sua companhia, sendo necessário apenas conhecer sobre o funcionamento dessas ferramentas.

Isso porque as mesmas redes sociais que são utilizadas na divulgação desses anúncios, também oferecem mecanismos próprios para a compartilhação desses conteúdos de valor comercial, trabalhando com os perfis dos próprios usuários ali cadastrados.

Entre esses sistemas digitais, destacam-se:

  • Facebook Ads;
  • Google Ads;
  • Instagram for Business;
  • LinkedIn Ads;
  • Twitter Ads.

As plataformas que operam através do direcionamento de um anúncio adequado para um usuário que digite na barra de pesquisa por “estrutura metalica galpão preço”, recebendo após isso anúncios com diferentes modelos e empresas que trabalham com isso.

Tudo para facilitar a vida dos clientes, assim como as companhias que buscam se aproximar dos seus consumidores, principalmente aqueles que se apresentam como possíveis clientes, durante essa fase de pesquisa por produtos e serviços.

E com os seus anúncios sendo visualizados por um número maior de usuários, surge um desafio maior para tais negócios, que é saber como melhor analisar essa taxa de alcance dos seus conteúdos comerciais, de forma a amplificar a sua frequência de visualizações.

Começando pela compreensão de conceitos similares, porém distintos, que são os termos relacionados a frequência e alcance.

Frequência x alcance: importantes taxas digitais

Diante o grande número de usuários presentes nas plataformas digitais, que acessam com frequências distintas esses ambientes, é comum que a relação de um público com a visualização de um anúncio seja diferente para cada indivíduo dentro desse grupo.

O marketing, por exemplo, trabalha com uma análise aprofundada dessa relação de percepção sobre um anúncio, através do reconhecimento de quando uma mensagem é visualizada, o tempo gasto em sua absorção, além da quantidade de usuários atingidos.

A frequência de um anúncio, por exemplo, opera com a identificação de quantas vezes um conteúdo comercial envolvendo a divulgação de um curso comissario de voo SP foi visualizado na internet, de acordo com a sua taxa de impressões.

Dessa forma, a taxa de alcance atua com uma análise mais profunda, verificando dentro dessa média de visualizações quantos usuários foram atingidos por esse anúncio de fato.

Ou seja, se uma mensagem foi vista 7 vezes, porém seis dessas situações ocorreram com o mesmo usuários, é possível afirmar que o alcance dessa campanha foi de apenas 2 pessoas, o que pode indicar um problema de direcionamento desses anúncios na internet.

Ainda mais quando se pensa em uma companhia que pretende segmentar a sua comunicação, como uma empresa de gestão empresarial para pequenas empresas, que como o nome deixou claro, trabalha com atividades voltadas ao mercado empresarial.

Como melhorar o alcance dos seus anúncios

Por mais que seja importante para um negócio ter uma alta taxa de visualização dos seus anúncios, é fácil se deixar enganar por essa frequência, que em alguns casos podem estar atingindo somente uma faixa pequena de usuários.

Logo, para garantir que a sua taxa de alcance opere com a porcentagem adequada de visualizações e de indivíduos alcançados por tais anúncios, é indicado ficar atento a algumas estratégias, tais como:

Aumentar o tamanho do público

Na fase de definição de uma campanha nas plataformas de anúncios, é possível definir o número de usuários que você pretende atingir, de acordo com o dinheiro a ser investido com os serviços de publicidade voltados aos ambientes digitais.

Sendo possível para uma companhia que oferece serviços de terceirização de TI (Tecnologia da Informação) estabelecer a quantidade de pessoas que esse empreendimento pretende atingir através das plataformas digitais.

Definir melhor o seu público

Se o seu objetivo é alcançar um número x de pessoas, é importante que o seu negócio conheça realmente o perfil e os hábitos de consumo do seu público-alvo.

Por mais que os serviços digitais permitam uma segmentação maior da entrega de um anúncio, diferente de um canal tradicional, que atua com um público mais amplo, é essencial que tais empresas conheçam o tipo de audiência que pretendem atingir.

Tudo para que na fase de configuração da campanha seja possível direcionar tais anúncios para uma audiência que de fato apresenta um certo potencial de consumir os seus produtos e serviços.

Reduzir a sua taxa de veiculação

Essa dica pode até parecer contraproducente, mas às vezes acontece da sua empresa já estar alcançado um número ideal de usuários, principalmente quando se pensa em um empreendimento de mercado segmentado.

Nesses casos, essa veiculação frequente de anúncio pode estar chegando de maneira saturada ao seu público-alvo, além de representar um gasto desnecessário, já que todo esse custo com anúncios está sendo redirecionado aos mesmos usuários.

Melhorar a qualidade do anúncio

Agora, para que esse anúncio tenha o resultado almejado, atuando na conversão de um usuário para um cliente, não basta que esse indivíduo visualize esse anúncio, ele precisa de fato reagir positivamente à mensagem comercial ali presente.

As empresas que terceirizam serviços de TI, por exemplo, precisam destacar a qualidade dos seus serviços, além de possíveis promoções, que chamem a atenção de um usuário que necessite desse tipo de ofício para a sua companhia.

É a mesma relação que um comercial de televisão bem produzido causa nas pessoas, fazendo as mesmas prestarem atenção na TV, mesmo durante os intervalos comerciais. O mesmo pode ocorrer na internet com um anúncio digital de qualidade.

Portanto, através dessas estratégias o seu projeto comercial pode contar com uma melhor taxa de absorção dos seus anúncios, o que a longo prazo irá ajudar nas relações comerciais do seu empreendimento, tudo por meio das plataformas digitais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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