Estudo de inglês requer dedicação diária

Alguns minutos podem ser suficientes para complementar as aulas e alcançar bons resultados

Mateus
Publicado em 23/05/2023, às 12h00 - Atualizado às 14h32

FacebookTwitterWhatsApp
Freepik
Freepik

A falta de tempo para se dedicar ao estudo do inglês diariamente costuma ser apontada como um empecilho para as pessoas que buscam aprender a língua. Embora o argumento pareça convincente, o estudo diário do idioma pode ser adaptado à rotina de cada um, tomando menos tempo do que se imagina.

Portais de escolas especializadas no ensino de línguas indicam que apenas 30 minutos por dia como complemento às aulas de inglês são suficientes para alcançar bons resultados. 

Além disso, ressalta-se que a prática constante é essencial para manter o aprendizado. Mesmo sendo breves momentos, como ouvir músicas durante o trajeto para o trabalho ou assistir a um episódio de uma série em inglês antes de dormir, essas atividades podem ajudar a manter a mente em contato com o idioma.

Escolher um método de estudo eficaz e que se encaixe na rotina do estudante também é um aspecto que deve ser levado em consideração. Cursos online, por exemplo, podem oferecer a flexibilidade necessária para quem tem uma agenda cheia, além de permitir que o aluno estude no próprio ritmo e de onde quiser. 

Aprendizado é complexo e requer exposição ao idioma 

Especialistas em idiomas afirmam haver uma diferença entre fluência e capacidade de comunicação, e que o tempo para alcançar esses objetivos é indeterminado. Isso ocorre porque cada pessoa tem uma maneira única de aprender, mesmo em sua língua nativa. 

Ao estudar um novo idioma, o aluno ainda deve considerar seus objetivos e conhecimentos prévios, bem como o que se pretende alcançar com os estudos. Esses fatores influenciam no tempo necessário para atingir um nível satisfatório de proficiência.

Vale lembrar que, ao aprender um novo idioma, é preciso desenvolver quatro habilidades principais: ouvir (listening), ler (reading), escrever (writing) e falar (speaking). Cada uma dessas habilidades requer um tipo diferente de esforço e pode ser mais fácil ou mais difícil para cada pessoa. 

Mesmo na língua materna, é comum que estudantes tenham mais facilidade em algumas habilidades do que em outras e precisem sempre desenvolver todas elas ao longo da vida. Fatores como a exposição ao idioma, a motivação para aprender e a prática diária são relevantes quando se trata de aprender uma nova língua.

Dicas de como estudar inglês todos os dias 

Ao ter consciência de que a aquisição de um idioma é um processo desenvolvido ao longo da vida, é possível se concentrar e se esforçar para que esse trajeto seja prazeroso e bem-sucedido. Para isso, é necessário estudar ou ter contato com a língua diariamente, a fim de estar familiarizado com a cultura que está associada à aquisição de um idioma.

Nesse sentido, algumas dicas podem ser fundamentais para facilitar o processo de aprendizagem. Uma delas é criar uma rotina diária de estudos, que pode incluir momentos formais – como aulas e solução de exercícios em casa – e períodos de imersão – como assistir a filmes e séries em inglês. Inserir o idioma em diferentes atividades do cotidiano amplia o repertório e torna o aprendizado mais efetivo.

Outra dica é ter consciência das próprias habilidades e investir mais tempo naquelas que apresentam mais dificuldades. É recomendável realizar um teste de nível de inglês para identificar os pontos a serem desenvolvidos, que podem incluir interpretação de textos, escrita, estruturação de frases e prática de pronúncia e fala. Esses testes podem ser realizados com um professor ou online, mas é fundamental esclarecer todas as dúvidas antes de iniciar os estudos.

Uma estratégia também indicada por sites especializados é falar sozinho em inglês. Mesmo sem a presença de um professor ou de um amigo diariamente para praticar a conversação, é possível gravar a própria voz, pronunciando frases, diálogos e textos em inglês. É uma forma de desenvolver a fala, a fluência e de analisar o próprio progresso ao longo do tempo.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!