Espaço de coworking: vale a pena?

Espaço coworking? Sim, uma modalidade que vem surgindo no mercado e que tem conquistado adeptos. Mas, o que é isso? Você pode estar se perguntando. Calma, nós vamos falar sobre isso! Então, continue acompanhando esse conteúdo que preparamos.

Mateus
Publicado em 20/07/2022, às 14h29 - Atualizado às 14h49

FacebookTwitterWhatsApp
Freepik
Freepik

Cada dia mais, apostar no compartilhamento de escritório, leia-se espaço coworking vem se popularizando, porque essa é uma alternativa para quem é autônomo e não pode ou não quer trabalhar no formato home office ou a empresa não deseja gastar com a criação de um escritório.

Assim, o espaço coworking passa a ser uma alternativa não só financeiramente viável como também mais interessante, pois vantagens é o que não faltam e vamos falar sobre isso mais abaixo.

Está em dúvida se o espaço coworking é uma alternativa interessante para sua empresa ou para o seu empreendimento? Continue com a gente e confira.

Entendendo o que é o espaço coworking

Primeiro, o espaço coworking nada mais é do que um local em que as pessoas compartilham o espaço da sua empresa com outras. Não necessariamente os usuários do espaço atuam no mesmo segmento.

Essa modalidade surgiu ainda em 2005 lá nos Estados Unidos por meio de uma comunidade para que os amigos trabalhassem juntos. No Brasil, ele só chegou depois de 4 anos, mas não se popularizou. Alguns anos se passaram até o coworking estivesse, de fato, estabelecido e começasse a ganhar os usuários.

Entenda como o coworking pode ser útil para quem é autônomo

Quem é autônomo e está livre de bater ponto pode usar esse espaço como uma alternativa. Ao invés de trabalhar em casa, pois nesse ambiente todos estão sujeitos a perder a concentração, afinal atrativos é o que não faltam. No coworking, a pessoa estará, de fato, trabalhando em um escritório.

Para o profissional que trabalha por conta, ir para esse ambiente é a chance de se dedicar de forma exclusiva ao trabalho. Isso é uma alternativa interessante, porque tem muita gente que tem dificuldade de trabalhar em casa, porque se perde em meio às distrações.

Contudo, é preciso ter em mente que será preciso arcar com alguns custos para o uso do local. Fato é, que eles são bem menores, por exemplo do que a locação de um imóvel para colocar a sua empresa para funcionar. Então, coloque na ponta do lápis, mas essa é uma alternativa que, sim, vale a pena.

Por que o coworking é uma opção viável para as empresas?

Acima, pontuamos os benefícios do coworking para quem é profissional autônomo. Agora, vamos apontar os benefícios para a empresa.

Assim como o profissional autônomo que opta por locar um imóvel e acaba gastando com o valor da locação e com mais todos os encargos, a empresa que aposta no espaço coworking também vai economizar.

Sim, ela precisará pagar pelo uso do local, mas o montante é muito mais acessível, por exemplo, do que o aluguel de apenas uma sala comercial.

Sem contar que, diferentemente de um contrato de locação, no coworking a pessoa só paga o plano e tem acesso a tudo, ou seja, mesa, cadeira, internet, energia elétrica, entre outros.

Com isso, o dono da empresa não precisa se preocupar em ficar resolvendo diversos trâmites que acontecem no dia a dia e nem gastar para equipar o local. No entanto, aqueles que precisam de mais de uma sala para fazer a empresa funcionar precisarão de uma nova alternativa.

Quais são as vantagens do coworking?

Agora, vamos trazer as vantagens desse tipo de alternativa para quem é autônomo ou quem é empreendedor.

Ao optar pelo coworking, a pessoa que está ali trabalhando tem a oportunidade de conhecer mais pessoas, ou seja, fazer networking. Neste ambiente, é comum encontrar quem atua criando sites, fazendo campanhas de inbound marketing ou que trabalhe ainda visando otimizar a velocidade do site.

Com esse contato, você poderá ter acesso e poderá disponibilizar um novo serviço para sua empresa. Fora que com esse conhecimento, é possível conquistar clientes que também estão trabalhando no coworking.

Mais um item que é extremamente vantajoso é o fato de que não cabe a pessoa que paga o plano para usar arcar com gastos relacionados à infraestrutura e mobílias. Isso, sem dúvida alguma, é um grande atrativo, porque quem está começando sabe que é necessário economizar o máximo possível.

É possível ainda, se a empresa tem mais profissionais ou mesmo de áreas diferentes, mas essas pessoas desejam trabalhar juntas, dá para fazer a localização de uma sala privativa (contudo é preciso verificar a disponibilidade).

Há ainda algumas salas de reunião, mas é preciso fazer a locação do espaço antecipadamente.

Em cidades grandes, o espaço coworking ainda oferece estacionamento, o que é uma vantagem e tanto. Dependendo do porte do local, os visitantes ainda podem pagar para deixar o carro estacionado enquanto é atendido.

O coworking ainda oferece um acesso à internet diferenciado, diferentemente dos planos que são contratados para residência.

Coworking tem desvantagens?

Assim como tudo na vida, há vantagens e desvantagens. Por isso, vamos pontuar as desvantagens. Quem deseja um espaço privativo, deve saber que não vai encontrar isso no coworking, porque de maneira geral, as estações de trabalho são bem grandes e sem divisórias.

Então, se você precisa ou prefere ter um pouco de privacidade, essa não é a melhor opção, porque o barulho é constante. Como estamos falando em network, é preciso pensar que o compartilhamento é o foco e o coletivo deve estar em primeiro plano.

Sendo assim, antes mesmo de definir é fundamental pesar na balança os prós e os contras, para saber se o espaço coworking de fato vai atender a sua necessidade.

Agora que você já sabe o que é um espaço coworking, porque ele é uma opção viável para as empresas e quais são as vantagens e desvantagens, é só definir se essa é uma alternativa que vai oferecer todos os benefícios para instalação da sua empresa nesse espaço.

Colocar na balança os prós e os contra vai te ajudar a definir da melhor maneira possível o espaço para que sua empresa funcione. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!