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Empresário: 4 formas de lidar com situações de crise na empresa

Dicas de como gerir uma crise na empresa

Henrique
Publicado em 07/07/2021, às 16h02 - Atualizado em 12/07/2021, às 13h50

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Quem empreende no Brasil sabe que a vida não é fácil. São incêndios atrás de incêndios que precisam ser constantemente apagados para que o negócio possa evoluir tranquilamente e com disposição. Por isso, é importante entender quais são as diferentes formas de lidar com situações de crise na empresa e como resolver problemas do tipo em pouco tempo.

Isso é especialmente verdadeiro em um período de crise como o atual, em que o mercado brasileiro enfrenta forte retração por causa da pandemia do novo coronavírus e por causa da queda de renda no país. No entanto, existem também outros tipos de crises que podem afetar uma empresa, desde escassez em insumos vitais para o trabalho até situações individuais, como crises de publicidade.

E aí, quer conhecer diferentes formas de lidar com situações de crise na empresa? Então siga a leitura do artigo abaixo!

4 formas de lidar com situações de crise na empresa

1. Estabeleça um mecanismo de previsão de crises

Uma crise tem uma origem. Nenhuma crise acontece “sem querer”. Se há uma origem, então há uma maneira de prevê-la. É claro que, em alguns casos, a previsão está acima da nossa capacidade.

Por exemplo, a crise atual causada pela pandemia do novo coronavírus tem uma origem e poderia ser prevista. No caso, qualquer pessoa que tivesse conhecimento sobre a mutação do vírus e conhecimentos de epidemiologia poderia prever algo semelhante.

No entanto, essas informações estão muito além do que um empreendedor tem acesso. Somente a elite da parte médica e de epidemiologia poderia ter informações do tipo a tempo de fazer alguma coisa.

Dito isso, nem todas as crises são como essas. A maioria, por exemplo, é completamente previsível. Por exemplo, a inflação está em alta? Então é muito previsível que o governo vai elevar a Selic e encarecer o crédito. Isso reduzirá o consumo. É muito previsível: está no manual de economia.

Portanto, é importante que a sua empresa tenha planos de ação e previsão de crises para saber o que fazer antes que elas aconteçam. Os ingredientes de uma crise começaram a se juntar? Então monitore a situação e trace um plano de ação adequado.

2. Tenha recursos disponíveis em caso de emergência

Os especialistas em finanças pessoais recomendam que as pessoas tenham  recursos financeiros guardados em caso de emergência. Segundo eles, o ideal é ter de 6 a 12 meses de despesas guardadas.

Se isso é indicado para pessoas físicas, por que não seria para pessoas jurídicas também? É importante que sua empresa também tenha uma reserva de emergência guardada para ter recursos à disposição quando for necessário. Assim, essa reserva pode ajudar a pagar contas quando o fluxo de receitas diminuir ou investir em soluções para tentar sair da crise.

3. Nem sempre a solução para crise é ir para trás

Quando se fala de crise, normalmente as pessoas pensam em ações defensivas: cortar custos, segurar o dinheiro, evitar gastar. No entanto, apesar dessa ser uma reação natural, nem sempre ela é a mais adequada.

Em alguns casos, a solução para a crise pode ser justamente ir para o ataque em vez de ir para a defesa. Por exemplo, suponha que a crise aconteceu porque não há insumos o suficiente no mercado e você está competindo com os seus concorrentes por material.

Uma solução interessante seria fazer uma avaliação de empresas e encontrar um fornecedor para ser comprado. De posse do fornecedor, você garante insumos que precisa e ainda previne os seus concorrentes de terem o recurso. Além disso, com menos opções no mercado, o insumo sobe para eles, o que faz com que eles aumentem seus custos. É uma ótima ação!

Por isso, pense com cuidado em todas as possibilidades que a sua empresa tem para sair de cada crise em específico e lembre-se de que nem sempre uma postura defensiva é a melhor.

4. Capacite-se para lidar com crises

Crises exigem liderança preparada, dinâmica e capaz de extrair dos colaboradores o melhor para sair da situação. Mas como se tornar um líder desses? Via capacitação, claro.

Para isso, é importante desenvolver algumas habilidades específicas. A primeira delas é o controle emocional. Afinal, é fácil perder a calma em um momento de crise, mas isso não ajuda em nada. Com controle emocional, você pode tranquilizar o seu time, que precisará desse apoio para ter as melhores ideias e performar 100%.

Em segundo lugar, a sua capacidade analítica deve estar bem desenvolvida. Isso porque resolver uma crise é como resolver um problema de lógica. Você precisa entender de onde ela vem e como driblar os seus efeitos.

Por fim, é vital ter conhecimento técnico e econômico. Assim você sabe quais são as ferramentas ao seu dispor para reverter o problema, transformando uma crise em uma oportunidade.

Pronto! Agora que você já viu x formas de lidar com situações de crise na empresa, já pode colocar esse conhecimento em prática para resolver problemas e melhorar a resposta de crise do seu negócio. Lembre-se de que, em muitos casos, a melhor ação é antes mesmo da crise acontecer. Preveni-la, especialmente em um cenário que atinge todo o mercado, é uma vantagem muito poderosa em relação a seus concorrentes.

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