Dicas de como gerir uma crise na empresa
Quem empreende no Brasil sabe que a vida não é fácil. São incêndios atrás de incêndios que precisam ser constantemente apagados para que o negócio possa evoluir tranquilamente e com disposição. Por isso, é importante entender quais são as diferentes formas de lidar com situações de crise na empresa e como resolver problemas do tipo em pouco tempo.
Isso é especialmente verdadeiro em um período de crise como o atual, em que o mercado brasileiro enfrenta forte retração por causa da pandemia do novo coronavírus e por causa da queda de renda no país. No entanto, existem também outros tipos de crises que podem afetar uma empresa, desde escassez em insumos vitais para o trabalho até situações individuais, como crises de publicidade.
E aí, quer conhecer diferentes formas de lidar com situações de crise na empresa? Então siga a leitura do artigo abaixo!
Uma crise tem uma origem. Nenhuma crise acontece “sem querer”. Se há uma origem, então há uma maneira de prevê-la. É claro que, em alguns casos, a previsão está acima da nossa capacidade.
Por exemplo, a crise atual causada pela pandemia do novo coronavírus tem uma origem e poderia ser prevista. No caso, qualquer pessoa que tivesse conhecimento sobre a mutação do vírus e conhecimentos de epidemiologia poderia prever algo semelhante.
No entanto, essas informações estão muito além do que um empreendedor tem acesso. Somente a elite da parte médica e de epidemiologia poderia ter informações do tipo a tempo de fazer alguma coisa.
Dito isso, nem todas as crises são como essas. A maioria, por exemplo, é completamente previsível. Por exemplo, a inflação está em alta? Então é muito previsível que o governo vai elevar a Selic e encarecer o crédito. Isso reduzirá o consumo. É muito previsível: está no manual de economia.
Portanto, é importante que a sua empresa tenha planos de ação e previsão de crises para saber o que fazer antes que elas aconteçam. Os ingredientes de uma crise começaram a se juntar? Então monitore a situação e trace um plano de ação adequado.
Os especialistas em finanças pessoais recomendam que as pessoas tenham recursos financeiros guardados em caso de emergência. Segundo eles, o ideal é ter de 6 a 12 meses de despesas guardadas.
Se isso é indicado para pessoas físicas, por que não seria para pessoas jurídicas também? É importante que sua empresa também tenha uma reserva de emergência guardada para ter recursos à disposição quando for necessário. Assim, essa reserva pode ajudar a pagar contas quando o fluxo de receitas diminuir ou investir em soluções para tentar sair da crise.
Quando se fala de crise, normalmente as pessoas pensam em ações defensivas: cortar custos, segurar o dinheiro, evitar gastar. No entanto, apesar dessa ser uma reação natural, nem sempre ela é a mais adequada.
Em alguns casos, a solução para a crise pode ser justamente ir para o ataque em vez de ir para a defesa. Por exemplo, suponha que a crise aconteceu porque não há insumos o suficiente no mercado e você está competindo com os seus concorrentes por material.
Uma solução interessante seria fazer uma avaliação de empresas e encontrar um fornecedor para ser comprado. De posse do fornecedor, você garante insumos que precisa e ainda previne os seus concorrentes de terem o recurso. Além disso, com menos opções no mercado, o insumo sobe para eles, o que faz com que eles aumentem seus custos. É uma ótima ação!
Por isso, pense com cuidado em todas as possibilidades que a sua empresa tem para sair de cada crise em específico e lembre-se de que nem sempre uma postura defensiva é a melhor.
Crises exigem liderança preparada, dinâmica e capaz de extrair dos colaboradores o melhor para sair da situação. Mas como se tornar um líder desses? Via capacitação, claro.
Para isso, é importante desenvolver algumas habilidades específicas. A primeira delas é o controle emocional. Afinal, é fácil perder a calma em um momento de crise, mas isso não ajuda em nada. Com controle emocional, você pode tranquilizar o seu time, que precisará desse apoio para ter as melhores ideias e performar 100%.
Em segundo lugar, a sua capacidade analítica deve estar bem desenvolvida. Isso porque resolver uma crise é como resolver um problema de lógica. Você precisa entender de onde ela vem e como driblar os seus efeitos.
Por fim, é vital ter conhecimento técnico e econômico. Assim você sabe quais são as ferramentas ao seu dispor para reverter o problema, transformando uma crise em uma oportunidade.
Pronto! Agora que você já viu x formas de lidar com situações de crise na empresa, já pode colocar esse conhecimento em prática para resolver problemas e melhorar a resposta de crise do seu negócio. Lembre-se de que, em muitos casos, a melhor ação é antes mesmo da crise acontecer. Preveni-la, especialmente em um cenário que atinge todo o mercado, é uma vantagem muito poderosa em relação a seus concorrentes.
E aí, gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião!
Comentários