DICAS

Em quais casos é bom fazer um consórcio?

Dicas de quando fazer um consórcio

Henrique
Publicado em 26/07/2021, às 15h37 - Atualizado às 16h45

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

Hoje existem muitas formas de se comprar. Algumas mais arriscadas que outras. Práticas como financiamento e empréstimos em banco são muito comuns, e muito utilizados, porém podem trazer consequências severas.

Juros altos que podem levar a atrasos, que leva a ainda mais juros e quando a pessoa percebe está em uma bola de neve de dívidas da qual pode ser muito difícil de se escapar. Então uma alternativa para comprar sem esses riscos é o consórcio.

Mas muitas pessoas ainda são relutantes quanto a ele por não saberem se esse é o melhor caminho para elas., e por isso hoje vamos contar para você em quais casos é bom fazer consórcio.

O Consórcio é bom para todos?

Não existem reais contra indicações quando o assunto é fazer um consórcio. É claro que às vezes você pode ser um felizardo capaz de fazer a sua compra à vista sem que isso vá esgotar suas poupanças, e aí comprar a vista realmente é a melhor opção.

Mas se você um reles mortal, ou em outras palavras, um brasileiro dentro da realidade financeira do país, pagar à vista pode ser impossível, ou até possível mas sacrificando todo o dinheiro que tem, te deixando à mercê de emergências.

Mas é claro, embora não tenha contra indicações existem perfis de pessoas que se encaixam melhor nessa modalidade de compra, uma vez que ele pode ser a única e melhor forma daquela pessoa conseguir adquirir aquilo que sonha. Vamos falar delas aqui.

Pessoas que não conseguem guardar dinheiro

Todos conhecem alguém assim. Essas pessoas até tentam, mas sempre acabam gastando o dinheiro que pretendiam guardar. Elas vão de “Eu preciso economizar” para “Se eu trabalho tanto é para gastar” em questão de minutos.

E não é nem que elas não tenham para economizar, é que simplesmente existem pessoas que se elas podem mexer no dinheiro, o dinheiro deve ser gasto. Por isso, para esses compradores nervosos o modelo de consórcio pode ser ótimo.

Isso porque o consórcio funciona como um investimento, onde a pessoa estará colocando seu dinheiro mensalmente em uma poupança que futuramente renderá algo que a pessoa quer.

Lembramos também que ter dificuldade de economizar dinheiro nada tem a ver com inadimplência. Essas pessoas pagam suas contas em dia, mas acabam sempre fazendo novas contas sempre que percebem que tem um dinheiro sobrando, terminado o mês sem nenhuma dívida, mas também sem nenhum centavo. É como se elas precisassem da sensação de obrigação de pagar para conseguirem guardar dinheiro.

Pessoas que não podem pagar a vista

Como dito antes, se você tem o poder aquisitivo de pagar a vista algo como um automóvel ou um imóvel sem se comprometer, isso é exatamente o que você deve fazer. Porém essa não é a realidade da grande maioria no país em que vivemos.

Você pode ter conseguido juntar a exata quantia para comprar esse objeto que tanto deseja, porém vale a pena gastar todo esse dinheiro de uma vez e ficar sem fundos guardados? Sabemos que quando ficamos com as finanças esgotadas é exatamente quando os imprevistos e emergências gostam de aparecer.

Portanto, às vezes a melhor opção é continuar com esse dinheiro guardado, às vezes até rendendo, e fazer um consórcio. E com o dinheiro que tem guardado você pode também fazer o famoso Lance, onde você adianta algumas parcelas e pode ser contemplado adiantadamente caso o seu fundo tenha dinheiro suficiente para isso, e caso só seu lance seja o maior.

Pessoas que não tem pressa em ter sua compra

Às vezes nós queremos algo, podemos começar a pagar por algo, mas não precisamos dele agora. Isso faz com que seja desencorajador enfrentar os juros de um financiamento, mas ao mesmo tempo juntar todo o dinheiro para pagar a vista também parece um caminho longo e complicado demais.

O meio termo perfeito para isso pode ser o consórcio, uma vez que você tem liberdade para escolher o consórcio que tenha o prazo que melhor funcione para você.  Você pode esperar um ano? dois anos? Sempre vai ter um prazo que se encaixe melhor para você. Basta calcular o quanto você está disposto a esperar. Nesse caso, se você for o primeiro tudo bem, mas se for o último tudo bem também.

Lembrando que para encontrar bons prazos e ter muitas opções é preciso fazer isso com empresas confiáveis, como a Consórcios Financer, que trabalha com cotas de consórcio em parceria apenas com as administradoras mais confiáveis e grandes do ramo, trazendo assim a certeza do cliente poder encontrar o acordo que mais se encaixe em sua realidade e necessidade, se tornando assim um consorciado satisfeito.

É extremamente importante que você faça seu consórcio apenas com empresas confiáveis e com boas taxas, então acesse o site da Consórcios Financer e sinta-se seguro para encontrar o melhor acordo para você.

Agora que você já sabe em quais casos é bom fazer consórcio, é só ver se você faz parte de um dos grupos, pesquisar a melhor empresa, fazer seu consórcio e finalmente realizar aquele sonho.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!