Dropshipping na internet: como fazer?

Confira mais sobre

Mateus
Publicado em 27/03/2023, às 14h22 - Atualizado em 28/03/2023, às 13h44

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

O dropshipping é uma das modalidades mais utilizadas por donos de e-commerces que querem incrementar o seu catálogo de produtos sem ter que investir em um vasto estoque de mercadorias.

Esse método consiste em uma parceria entre uma loja virtual e um distribuidor de produtos. A loja fica com a responsabilidade de captar clientes e promover as vendas, enquanto o distribuidor se encarrega de enviar os produtos aos consumidores.

Para resumir, ao realizarem as vendas na sua página, os lojistas captam os dados dos clientes e o dinheiro do pagamento, e então fazem a compra do produto no site do fornecedor. 

No entanto, em vez de colocar o seu endereço de entrega, o operador do e-commerce coloca os dados do cliente. Assim, o fornecedor envia a mercadoria direto para a pessoa que comprou do lojista.

Com a utilização do dropshipping, o comerciante virtual tem espaço para focar apenas no marketing da sua loja, sem ter que se preocupar com estoque. Enquanto isso, o fornecedor pode ter o seu fluxo de entrada e saída de mercadorias aumentado sobremaneira.

Mas, como fazer dropshipping na internet? Quais são as vantagens e desvantagens desse método? Continue lendo e veja nos tópicos a seguir.

Como fazer dropshipping na internet?

Por causa do seu conceito simples de entender e a da sua prática lucrativa, muitas pessoas querem saber como fazer dropshipping na internet. Afinal, esse método pode oferecer uma oportunidade de lucro e tanto.

Para ilustrar melhor essa metodologia de venda na internet, criamos um passo a passo simplificado para quem quer aprendê-la. 

Vale destacar que esse tutorial é direcionado apenas a quem quer trabalhar como vendedor utilizando o modelo dropshipping. Veja:

  1. Primeiramente, escolha um nicho para trabalhar e um tipo de mercadoria para comercializar (eletrônicos, roupas, calçados, acessórios, etc);
  2. Em seguida, crie uma loja online (pode ser um site, um perfil numa rede social ou apenas uma conta num marketplace);
  3. Depois, defina uma lista de fornecedores de dropshipping (escolha fornecedores 100% confiáveis para não ter dor de cabeça com as entregas dos produtos);
  4. Por fim, basta divulgar os produtos da sua loja e aguardar que os clientes façam os pedidos. Assim que os pedidos forem chegando, os fornecedores precisam ser acionados para fazer o envio das mercadorias.

E por falar no acionamento dos fornecedores, devemos ressaltar que essa é a parte crucial do dropshipping na internet. Nesse sentido, para que o seu empreendimento tenha sucesso, você deve ter um processo célere e perfeitamente ajustado. 

Assim que as compras forem feitas na loja, o pedido junto ao fornecedor deve ser realizado, com a inclusão correta dos dados de entrega do cliente. Além disso, é importante monitorar a entrega para evitar atrasos, extravios e outros transtornos que possam afetar o cliente final.

Vale citar ainda que para fazer dropshipping na internet é necessário ter um CNPJ aberto e realizar todas as transações como PJ e não como pessoa física. Obedecer essa exigência legal pode evitar problemas futuros com a Receita Federal.

Quais são as principais vantagens e desvantagens de fazer dropshipping na internet?

Para finalizar o nosso artigo, queremos citar as vantagens e desvantagens de se fazer dropshipping na internet. 

O intuito aqui é induzir você a decidir se vale ou não apenas investir nesse modelo de negócios. Confira os tópicos a seguir!

Vantagens do dropshipping

  • Não é necessário fazer investimentos em estoque, o que facilita muito o dia a dia do e-commerce e promove uma redução de custos;
  • Todo o processo de embalagem e envio dos produtos é terceirizado, o que também reduz custos e necessidade de mão de obra;
  • Não é preciso fazer altos investimentos iniciais, já que o trabalho do vendedor é apenas divulgar as mercadorias;
  • Ao fazer dropshipping na internet é possível trabalhar em casa, já que as operações são todas feitas remotamente.

Desvantagens do dropshipping

  • O vendedor não tem controle sobre o envio das mercadorias, o que eventualmente pode ocasionar falhas que venham a manchar a reputação do seu e-commerce;
  • As margens de lucro podem ser baixas em determinados tipos de mercadoria;
  • Existe muita competição na venda de produtos pela internet, o que com certeza demanda um maior investimento em marketing e técnicas de persuasão.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!