Dor de dente: entenda o que pode ser e como tratar

Já sentiu dor de dente ao comer ou beber algo e não consegue saber o que é? Saiba como reconhecer e a melhor maneira de tratar.

Mateus
Publicado em 30/05/2022, às 16h05 - Atualizado às 17h19

FacebookTwitterWhatsApp
Freepik
Freepik

As dores de dente podem ser simplesmente uma sensibilidade exagerada ou uma situação irreversível, sendo um problema interno do dente. 

Dores no dente ou na gengiva?

Caso seja dor de dente, quando consumir a bebida gelada, quente ou em clima ambiente, pode causar dor. Quando isso acontece, não é possível identificar qual temperatura causa  sensibilidade.

A gengiva consegue diferenciar as temperaturas, e ocorre uma dor de pressão, latejamento ou dor quando o dente é apertado.

Sendo assim, dores por alteração de clima são sinais de que os dentes foram afetados. As gengivas doem com a sensação de inchaço e latejamento.

Geralmente nas situações irreversíveis, as dores são mais prolongadas, e não acontece apenas durante a ingestão de alimentos, mas sim, em todos os momentos.

Dores durante a mastigação

É importante ficar atento e ir até o especialista fazer uma radiografia, porque quando essas dores ocorrem, o dente entra em processo de canal e acabam morrendo.

Quando o dente entra em processo de canal e falece, é criada uma infecção na ponta do dente, causando uma força maior durante a mastigação, que irá forçar o local e causar dor.

É importante ficar atento e ir até ao especialista. Em alguns casos, quando o dente morre, existe a necessidade de extração. Se tiver a perda, é preciso ir ao dentista e fazer um implante dentário.

Por que ocorrem as dores de dentes?

O dente é dividido em duas partes, a coroa, que é possível ser vista ao abrir a boca e a raiz, que fica em contato com osso. A polpa, conhecida como o nervo do dente, é uma estrutura que envolve nervos e vasos sanguíneos e é a responsável pela sensibilidade. 

A dentina que envolve toda a polpa é sensível porque tem a comunicação direta com a polpa, por cima da dentina, e um esmalte que protege os dentes, sendo uma estrutura lisa e branca, dando resistência a mordida e mastigação.

Quando o esmalte do dente é violado, acontece a exposição da dentina e o paciente passa a sentir dor.

Existem alguns motivos para que a dor de dente aconteça, são eles:

  • Carga de mordida exagerada;
  • Recessão da gengiva;
  • Acúmulo de bactérias;
  • Cáries;
  • Dentes tortos.

Entenda cada uma das causas e o resumo delas.

Recessão da gengiva

Caso os dentes sejam mal escovados ou a escova de dente é velha pelo acúmulo de bactérias na superfície, essa gengiva pode retrair, fazendo com que a raiz do dente fique exposta.

Normalmente as pessoas que têm essa recessão gengival possuem sensibilidade ao tomar sorvete, bebidas geladas ou um café quente. O contato desses alimentos com a dentina expostas resultam na dor. 

Além dos efeitos estéticos, a retração de gengival pode ser corrigida através das facetas, o paciente passará a notar uma diferença. Além de tratar o desgaste dos dentes, é possível ver uma drástica mudança nas facetas de porcelana antes e depois.

Cáries

A principal causadora da dor de dente é a cárie, ela consiste no acúmulo de bactérias na superfície do dente. Esses germes correm o esmalte, que é o protetor da dentina e entra em contato com ela, causando a sensibilidade.

As bactérias podem ir em direção à polpa, podendo resultar na morte do nervo. Quando isso acontece, a infecção que estava restrita ao dente, pode se comunicar com a corrente sanguínea.

A dor de dente pode ser causada por outros fatores, como dor no pescoço, nas articulações e nos dentes.

Força de mastigação excessiva

O bruxismo é quando se aperta ou range os dentes de forma involuntária, forçando o músculo do rosto.  

Ele acontece quando as pessoas estão concentradas nos seus afazeres do dia a dia ou podem acontecer a noite durante o sono, sendo um movimento inconsciente. A sua principal causa são os transtornos psicológicos como estresse, ansiedade e depressão.

O bruxismo pode desencadear o desgaste dos dentes, os deixando amarelos. Por uma questão de estética e saúde, nessa situação faça uma busca  sobre o clareamento dental preço de custo.

Geralmente, o bruxismo é identificado pelo cansaço do músculo da mandíbula ao acordar.

Dentes tortos

Dentes tortos vão muito além de fatores estéticos, eles podem levar a problemas periodontais, ou seja, gengivais. Assim como a má oclusão, consequência da mordida errada.  

Essa mordida errada pode causar complicações na disfunção temporomandibular conhecida como ATM, e são sentidas ao mastigar e movimentar a boca, causando uma sensibilidade nos dentes.

Pode ser corrigido por meio de um tratamento ortodôntico, através de um aparelho móvel transparente, dependendo da situação.

1. Cáries

As cáries podem ser tratadas através de uma limpeza feita pelo profissional ortodôntico, através de uma restauração.

Caso esteja em um estágio avançado, será feito o tratamento com o endodontista, especialista em canal.

É possível evitar as cáries através de tratamentos ortodônticos ou seja , os dentes alinhados diminuem a chance de acúmulo de bactérias, evitando a formação de placas bacterianas causadoras da cárie. Esse tratamento pode ser realizado por meio da ortodontia invisível.

2. Alimentação e higienização

Uma boa alimentação poderá fazer com que os pacientes se livrem de dores de dente contínuas, evitando o consumo de açúcar e realizando uma higienização precisa.

A higienização deve ser feita após cada refeição. Além da escova, é preciso fazer a utilização do fio dental para que possam alcançar extremidades difíceis, removendo os restos alimentícios. 

Vá de forma regular ao dentista e se observar algum sintoma estranho, não hesite em procurar um profissional.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!