Documentos para viajar de avião

Saiba quais são os documentos para viajar de avião e evite imprevistos. Confira nossas dicas e planeje sua viagem com tranquilidade.

Mateus
Publicado em 22/02/2023, às 11h23 - Atualizado às 13h31

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

Está em busca de saber quais documentos para viajar de avião você precisa ter? Então é só continuar neste artigo que iremos falar um pouco mais sobre isso.

Ao planejar a sua viagem, existem diversas coisas das quais você precisa ficar atento e se planejar, até mesmo para garantir que tudo ocorra bem.

Nesse processo, é preciso saber dos documentos para viajar de avião. Para entender melhor, é só conferir os próximos parágrafos.

Quais documentos preciso para viajar de avião?

Na verdade, isso varia se a sua viagem é nacional ou não. Para facilitar, detalhamos melhor sobre isso a seguir.

Documentos para viajar de avião - voo doméstico

Para poder fazer uma viagem nacional, é preciso ter em mãos alguns documentos específicos, os quais devem ter foto, validade e fé pública em todo território nacional.

Contudo, isso não quer dizer que se aceita qualquer documento com foto. Os permitidos são os seguintes:

  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Registro Geral (RG);
  • Passaporte;
  • Carteira funcional, como OAB;
  • Título de eleitor eletrônico;
  • Documento Nacional de Identidade (DNI);
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Registro Nacional de Estrangeiros (RNE);
  • Identidade de diplomatas e cônsules.

Nesses casos, é possível apresentar a original, cópia autenticada ou mesmo a versão digital, se por acaso tiver.

Mas, se você vai fazer uma viagem à Argentina ou algum outro país que faz parte do Mercosul, não é preciso apresentar passaporte, basta apenas um documento com foto.

Documentos para viajar de avião - voo internacional

Agora, caso vá fazer uma viagem internacional, os documentos são outros. Quanto a isso, devemos informar que cada país pode ter as suas próprias regras.

Em alguns, você precisa apresentar um visto de trânsito, sendo que alguns outros podem requerer o certificado de vacinação.

Então, nesses casos, além do documento com foto, visto e passaporte, fique atento sobre a necessidade de ter em mãos algum outro.

Documentos para casos especiais

Outra coisa que devemos falar sobre documentos para viajar de avião, é sobre os casos especiais, isto é, quando se é menor de idade ou algo do tipo.

Falaremos sobre isso a seguir.

Menores de 18 anos

Para aqueles que são menores, é preciso ter em mãos o Registro Geral (RG) ou a certidão de nascimento original ou cópia autenticada.

Entretanto, ainda é preciso que o menor de idade esteja acompanhado pelos pais ou algum outro parente de até terceiro grau.

Se porventura um dos pais estiver ausente, deve-se apresentar uma autorização do responsável que está faltando, autenticada em cartório em três vias.

Menores desacompanhados

Se por acaso o menor estiver desacompanhado, ele precisa ter em mãos um formulário do site da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Esse formulário tem o intuito de autorizar a viagem sem acompanhamento dos pais, sendo que os pais ou responsáveis legais é quem devem preencher.

Nesses casos, desde o check-in até o destino, os funcionários da companhia aérea ficam responsáveis por acompanhar a criança.

Grávidas

Se por acaso você estiver grávida, pode ser preciso apresentar alguns documentos especiais. Porém, essa obrigação varia de acordo com o tempo de gestação. A regra é a seguinte:

  • Até 25 semanas não é preciso apresentar nada extra;
  • Até 35 semanas, deve-se preencher uma Declaração de Responsabilidade da própria companhia aérea;
  • Acima das 35 semanas, exige-se um atestado médico com uma validade de 30 dias;
  • A partir das 38 semanas, apenas se permite embarque em casos de urgência, junto a um médico.

Devemos mencionar ainda sobre a necessidade de a gestante ter em mãos o aval de um obstetra, informando possíveis restrições para o embarque.

Embarque com animais

Outra situação possível que se deve ter documentos para viajar de avião mais específicos, é quando irá embarcar com animais.

Nesse caso, você vai precisar de um Certificado Sanitário. Em suma, nada mais é que um documento que reúne todas as informações sobre o animal e afiliação com o tutor.

Para poder obter esse documento, deve-se entrar em contato com o seu veterinário. Apenas se mantenha atento porque o documento tem validade de três dias.

Mas, devemos mencionar ainda que, para destinos internacionais, é preciso mostrar um Certificado Veterinário Internacional (CVI).

Contudo, para obter esse documento, saiba que é apenas no aeroporto de origem, com um veterinário do Ministério da Agricultura.

Por fim, ainda devemos indicar que alguns países requerem que os pets possuam chip de identificação.

Dicas para não esquecer sua documentação

A forma mais simples de não esquecer a sua documentação é usando um bloco de anotações simples, mas tendo o cuidado de manter em um local visível.

Também é possível aproveitar os benefícios da tecnologia, isto é, adicionar na sua lista de tarefas, de modo a relembrá-los dias antes de fazer a viagem.

No entanto, nos casos em que se aceita cópias autenticadas ou versões eletrônicas, ainda assim leve a original, apenas para precaução.

Por fim, coloque toda a documentação em uma bolsa ou porta-documentos, haja vista que isso irá evitar de perder, além de deixar tudo organizado.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!