MELHORAR A ESCRITA

Dicas para quem quer criar o hábito de escrever mais e melhor

Definir um bom horário, manter um espaço físico adequado, contar com a ajuda de amigos e familiares, além de não abrir exceções, são algumas táticas que podem ajudar.

Henrique
Publicado em 27/10/2020, às 13h53 - Atualizado às 14h16

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

Para a maioria das pessoas, ter habilidades artísticas desde escrita, pintura, canto, dança e encenação teatral, é uma questão de inspiração e talento. Contudo, os grandes artistas sabem que, como qualquer outro trabalho, é preciso prática e persistência.

Escrever é uma maneira única de se conectar consigo mesmo e criar mundos, sem julgamentos, pois, o silêncio do papel é capaz de conter os ditos e os não-ditos. Muita gente adora ler e gostaria de se aventurar no mundo da escrita, mas fica tímido por não saber por onde começar.

Ter uma agenda ou diário em que você escreva todos os dias, pelo menos, algumas poucas linhas é um dos exercícios mais fundamentais para quem deseja escrever mais e melhor. Confira outras dicas para te ajudar a fazer disso um hábito.

Paciência e revisão

A paciência é um elemento primordial na vida, capaz de estruturar e manter hábitos a longo prazo. Iniciar um texto pode ser desafiador, especialmente, para quem não escreve cotidianamente. 

Por isso, comece escrevendo, mesmo que as primeiras linhas não te agradarem. Principalmente, no começo, o seu senso crítico pode estar muito intenso, por isso não reclame, nem questione ou racionalize demais: apenas escreva.

Depois, à medida que você escreve, o texto vai ganhando corpo próprio e segue naturalmente. Quando sentir que o terminou, pause por uns dez minutos e releia o que escreveu.

Se deseja escrever algo contínuo, como um conto ou uma crônica, por exemplo, deixe para reler o conteúdo somente no dia seguinte. Isso te dará um descanso mental e te lembrará a linha do que foi escrito, o que pode deixar o processo mais fluido.

Horário e espaço

Outra dica imprescindível é estabelecer um horário dedicado à escrita todos os dias. Hábitos precisam de disciplina, portanto, isso ajudará a construí-los e mantê-los. Além disso, é importante pensar no espaço físico em que a prática vai ocorrer. 

Geralmente, é preciso um lugar confortável e silencioso, no máximo, com uma música em volume baixo, para quem se concentra melhor com isso. Também há quem prefira escrever acompanhado por uma boa xícara de café ou chá.

Apoio social

Muitas vezes, podem surgir eventos inesperados nos horários em que você passou a se dedicar à escrita, como uma demanda no trabalho, um convite de amigos ou um evento de família.

Por isso, é importante contar sobre o hábito de escrever para as pessoas próximas a você, pedindo ajuda para mantê-lo. Amigos e familiares compreensíveis vão ser flexíveis se você chegar atrasado em um barzinho ou não ver um filme naquele horário.

É fundamental não criar “exceções” na agenda, pois, esse é o primeiro passo para interromper um hábito. Conforme você vai escrevendo a cada dia, a força do hábito vai se enraizando e te motiva a não cair na tentação de agendar compromissos naquele horário.

Motivações próprias

Uma pergunta fundamental para se fazer é: por que eu escrevo e o que me motiva a escrever? Identificar as suas razões e os temas que mais te interessam é importante para te manter escrevendo, especialmente, nos dias em que você não se sente tão disposto.

O que também pode te ajudar é encontrar autores cuja escrita você adora. Isso pode te inspirar a criar metáforas e estabelecer um jeito próprio de escrever — afinal, nossa escrita é uma miscelânea de tudo o que lemos.

Ritmo gradativo

A empolgação de começar uma nova atividade pode nos fazer dedicar muito tempo para aquilo e, dois dias depois, nos provocar exaustão — o que é a primeira grande justificativa para criar brechas na agenda.

Pense na escrita como uma maratona: nenhum atleta começa percorrendo 40 quilômetros de uma vez, mas, sim, correndo distâncias pequenas. No começo, estabeleça um tempo menor do que o que você deseja. No início, o mais importante é mantê-lo todos os dias e, à medida que o tempo passa, você verá que será mais fácil seguir escrevendo.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!