Dicas para otimizar sua estratégia de SEO local

Confira mais sobre

Mateus
Publicado em 26/04/2023, às 15h44 - Atualizado às 16h53

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

Muito se fala sobre os benefícios que o meio digital pode trazer para a gestão de um negócio, sendo ignorado os desafios que são encontrados nesse cenário, como a dificuldade em se destacar. Problemas que podem ser resolvidos com o SEO local.

Ao menos a estratégia citada é uma entre várias que devem ser vistas com atenção por parte de quem gerencia um negócio na internet, sabendo assim como lidar com todas as dificuldades disponíveis, aumentando assim a performance do seu projeto nas redes.

O problema é que não são todos os que conhecem a fundo toda a realidade por trás da abertura e manutenção de um projeto na internet, tratando-se de uma ação que merece ser vista com certa atenção por parte do mercado, para ter acesso aos reais benefícios virtuais.

Para começar precisamos falar que as plataformas digitais e suas ferramentas não estão disponíveis apenas para quem se encontra somente na internet, com uma empresa de usinagem podendo aumentar seu destaque no mercado geral ao olhar para tal cenário.

Em relação ao exemplo acima podemos citar negócios que não realizam transações na internet, como pode ser o caso de uma loja virtual, no entanto, usam do meio digital para trazer destaque aos seus serviços e produtos, colocando em evidência seu site de contato.

Junto a isso podemos falar também dos empreendimentos híbridos, ou seja, aqueles que podem ser encontrados tanto no meio digital como no cenário presencial, sendo essa uma realidade comum no mercado hoje, com a busca de um destaque em ambos os campos.

Tal tipo de situação precisa ser reconhecida por quem frequenta qualquer tipo de negócio, inclusive aqueles que não oferecem seus serviços de meio digital, já que mesmo sendo algo do meio presencial, a busca por pintura eletrostática a pó pode ocorrer nas redes.

E é a partir dessa colaboração crescente entre o mercado físico e o digital que novas estratégias comerciais vêm sendo desenvolvidas, além da adaptação de algumas táticas já comuns em algum dos cenários para melhor conversar com essa nova realidade.

Em relação a esse tipo de adaptação podemos falar sobre o trabalho da prática de SEO, uma estratégia que inicialmente buscava apenas por um certo destaque junto aos canais de busca, com esse ainda sendo o seu foco, mas existindo novos detalhes a se considerar.

O diferencial do SEO local

SEO é um termo associado à ideia de Search Engine Optimization, conceito que pode ser traduzido de forma literal como uma Otimização dos Mecanismos de Busca, fazendo assim com que um site ou conteúdo possa se destacar dentro das plataformas de busca.

Ou seja, é a partir desse tipo de estratégia que ao buscarmos no Google por queijo minas meia cura, por exemplo, uma lista de mercados consiga se destacar, dentro de um sistema de ranqueamento que aumenta suas chances de cliques de acordo com sua posição.

Para garantir que o seu SEO seja o melhor possível é indicado trabalhar com algumas ações e elementos a se destacar em seu conteúdo, o que inclui:

  • Uso de palavras-chave;
  • Conteúdos de qualidade;
  • Títulos chamativos;
  • Sistema de link entre as páginas.

Isso tudo além de um grande número de estratégias que podem ser adotadas para garantir com que um site em particular consiga ficar em evidência dentro do universo digital, ainda mais diante do alto nível competitivo que podemos encontrar dentro do cenário das redes.

Agora, quando falamos sobre SEO é importante destacar um novo modelo que vem se destacando nos últimos que a sua modalidade local. Esse tipo de estratégia trabalha com o posicionamento de um conteúdo de acordo com a posição do usuário.

Ou seja, além de todos os pontos citados acima, capazes de fazer com que uma empresa de programação em particular lidera os resultados de uma pesquisa, a localização do usuário também pode interferir nesse ranking, modificando a ordem dos resultados.

É com tudo isso que se trabalha o SEO local, usando da tecnologia de geolocalização para oferecer uma experiência única ao usuário. Por meio disso, alguém pode buscar por “restaurantes próximos” e encontrar um número variado de opções dentro da sua tela.

Ao utilizar desse tipo de estratégia uma companhia pode ter acesso a um grande número de benefícios, destacando-se entre eles:

  • Maiores chances de conversão;
  • Visibilidade em uma região;
  • Posicionamento do negócio;
  • Oportunidade de alcançar novos públicos.

É por causa dessas vantagens que pode ser válido para um negócio trabalhar com o seu SEO local, trazendo assim um destaque para a sua empresa tal como se luminárias led fossem instaladas em sua fachada, com isso acontecendo na verdade no meio digital.

Com isso em mente, sabendo como um destaque na internet pode acabar trazendo uma melhor performance para o seu negócio até mesmo no meio presencial, é que o trabalho de SEO local se mostra tão importante de ser trabalhado por parte de um empreendimento.

Formas de otimizar o seu SEO local

De modo a conquistar um melhor desempenho tanto nas redes como fora dela, aumentando assim a performance do seu negócio, é que a versão local do seu SEO deve ser melhor posta em prática. Algo a ser otimizado a partir de ações como:

Criar um perfil no Google Meu Negócio

Essa plataforma permite a um empreendimento ter um melhor destaque dentro do programa de buscas do Google, sendo assim um serviço gratuito que deve ser visto com mais atenção por parte de quem administra algum tipo de estabelecimento comercial.

Por meio do Meu Negócio, uma companhia que oferece o serviço de manutenção industrial pode mostrar ao público uma série de informações sobre tal empreendimento, como:

  • Endereço;
  • Site;
  • Horário de funcionamento;
  • Telefone de contato.

Uma série de dados que pode ajudar o público a melhor se aproximar de um negócio, ainda mais caso ele se encontre fisicamente próximo de tal ponto comercial, com a ajuda de ferramentas como o Google Maps informando até mesmo o trajeto até esse local.

Produzir conteúdo local

Dentro da internet é possível criar conteúdo para um público segmentado, aumentando assim sua performance junto a uma audiência em particular, algo que pode ser trabalhado também de maneira local, ajudando no desempenho de um negócio.

Trabalhar com anúncios direcionados a uma região específica, por exemplo, pode ajudar não apenas no destaque de uma rede de restaurantes, mas também para uma filial específica que pode estar a alguns quilômetros de distância deste possível cliente.

Uso de palavras-chave locais

Assim como o uso de palavras-chave pode ajudar na sua tática de SEO, o mesmo pode ser dito em relação à sua estratégia local. Nesse ponto se indica pesquisar quais são os termos mais buscados dentro de uma região, para então incluí-los em seus conteúdos.

A partir disso se torna possível para um serviço de pintura industrial em certa região de São Paulo entrar no radar de quem procura por esse tipo de ofício em tal localidade, bastando otimizar o seu SEO baseado no tipo de busca feita pelo seu público-alvo.

Interação com os usuários

Quanto maior for o engajamento de uma marca na internet maior pode ser o seu destaque nesse meio digital, com isso fazendo parte então da sua estratégia de SEO a ser adotada. O mesmo pode ser dito então sobre uma adaptação local de tal prática.

Em relação a isso podemos destacar o número de avaliações positivas que um estabelecimento específico pode receber, melhorando assim o seu destaque nas redes, a ponto de interferir nos resultados comerciais obtidos por tal empreendimento.

Monitore os seus resultados

Para concluir a sua estratégia de SEO local é importante verificar sempre quais são os resultados que vêm sendo alcançados por parte da sua campanha, apontando assim para saber como melhor gerenciar tais atividades no futuro, otimizando assim o seu destaque.

A partir disso se torna possível a quem procura por assentamento de porcelanato ser direcionado diretamente a uma empresa de modo particular, bastando a ela saber como melhor gerenciar o seu SEO, seja exclusivamente nas redes ou com o modelo local.

Para quem ainda tem dúvida sobre adotar ou não essa estratégia saiba que muitos negócios de sucesso trabalham com esse tipo de prática, o que inclui companhias como o Mcdonald's, Burger King e até mesmo o Correios.

É por causa das estratégias citadas que sempre que você busca por alguma dessas empresas é possível encontrar pela opção que esteja mais próxima a você, aumentando assim a sua performance nas redes sociais e com essas filiais em específico.

Uma série de resultados que pode aumentar o desempenho de um negócio, destacando assim a relevância de se trabalhar com um bom SEO, com o mesmo sendo dito sobre o SEO local.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!