Dicas para melhorar sua estratégia de marketing de busca paga

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Mateus
Publicado em 19/04/2023, às 14h47 - Atualizado às 15h42

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Você sabe o que é marketing de busca? Bom, em um tempo não tão distante assim, quando a internet não era tão popular e tão acessível para todos, costumávamos usar listas para procurar pessoas.

Isso mesmo, um bloco gigante com uma série de números e endereços de lojas e empresas de cada estado. Para as pessoas que nasceram após os anos 2000, pode ser até difícil imaginar essa realidade, mas ela já existiu.

Graças ao avanço da tecnologia hoje, se você precisa encontrar uma empresa de montagem industrial, basta digitar no Google que em questões de segundos irão aparecer inúmeras opções perto de você.

É justamente neste cenário que o marketing de busca se tornou tão importante, afinal com um alto nível de competição, é um grande desafio para as empresas fazer com que o seu público encontre seus produtos e serviços.

Por isso, se você tem um negócio na internet, seja ele qual for, uma loja de produtos naturais, de cantoneira inox ou de cosméticos, saiba que o marketing de busca é muito importante para fazer com que a sua empresa cresça no mercado.

Afinal, o que é marketing de busca?

Definimos o marketing de busca como um conjunto de técnicas e estratégias que tem como objetivo colocar as páginas de um site em destaque nas páginas de busca, como é o caso do Google, Yahoo, Bing, entre outros.

Mas o que isso quer dizer? Bom, uma empresa de válvula de retenção que utiliza essa estratégia pretende fazer com que a sua marca tenha uma maior exposição possível nas páginas de respostas dos sites de busca.

É através dessa exposição que o site dessa marca consegue ter mais acessos, e com isso um aumento do tráfego qualificado, ou seja, as pessoas irão pesquisar por um termo, encontrar a empresa e com isso ter mais chances de comprar os produtos.

Por isso que o marketing de busca é uma estratégia muito potente, ela permite que a empresa consiga divulgar seus produtos e serviços de uma maneira efetiva.

O que são links patrocinados e como utilizá-los?

Bom, agora que você já entendeu o conceito do marketing de busca, vamos explicar um pouco melhor como você consegue aplicar essa estratégia no seu negócio de uma forma mais direta através dos links patrocinados.

Esses links patrocinados são pagos e apresentam um bom retorno sobre o investimento, pois a sua cobrança é baseada nos resultados.

Funciona assim: uma empresa anuncia uma campanha de um produto de fundição de ferro, com isso ela só será cobrada se as pessoas clicarem no link, isso garante que o seu investimento seja mais efetivo.

Isso torna a estratégia altamente escalável, que significa que você pode começar com um baixo investimento e ir aumentando o orçamento de acordo com o alcance das metas, essa inclusive é uma ótima opção para as pequenas empresas.

Por exemplo, uma empresa de recozimento tratamento térmico que está iniciando seu negócio pode usar essa estratégia para testar a sua audiência, além de entender qual campanha funciona melhor com o seu público.

Esses links patrocinados são obtidos com a criação de campanhas em um gerador de anúncios, como o Google Adwords, por exemplo, dessa forma você cria um anúncio e divulga produtos que contenham fluoreto de sódio, por exemplo.

Vantagens do marketing de busca paga

Será que vale a pena investir em links pagos? Separamos alguns benefícios para te ajudar a entender melhor se o marketing de busca pago é realmente um bom investimento, veja a seguir algumas vantagens dessa estratégia.

Retorno rápido

Em primeiro lugar podemos destacar que os links pagos trazem um retorno imediato sobre os seus anúncios, ou seja, desde o momento que você configurar a campanha, ela já é distribuída para o seu público-alvo.

É importante ressaltar que como os anúncios são pagos, os links só ficam no ar durante o tempo que foi designado na descrição do anúncio, por isso que uma boa alternativa para fazer com que ele dure mais é alinhar as técnicas de SEO.

Ou seja, utilize palavras-chave para ajudar nas pesquisas do seu cliente, com isso você consegue fazer com que seus anúncios se tornem mais duradouros.

Alto poder de segmentação

Os links patrocinados permitem com que você segmente os seus anúncios, ou seja, apenas o seu público terá acesso às suas campanhas, isso faz com que seus links sejam clicados apenas pelas pessoas que realmente desejam adquirir seus produtos e serviços.

Por exemplo, se você tem uma empresa de oxicorte, pode direcionar a sua campanha para as pessoas que pesquisaram por termos relacionados a objetos metálicos, com isso você segmenta seu anúncio e a entrega para público certo.

Outra forma de segmentação é separar o seu público de acordo com as características demográficas, como:

  • Sexo;
  • Localização geográfica;
  • Idade;
  • Renda.

Entre outros aspectos, tudo depende do objetivo da sua campanha, pois através dessa segmentação o link do seu anúncio ficará visível apenas para as pessoas que se encaixam ao perfil do seu negócio, isso potencializa a sua taxa de conversão.

Como criar uma estratégia de marketing de busca?

Tenha você uma loja de fitilhos ou uma empresa de eletrônicos, conseguirá perceber como o marketing de busca é essencial para a sua estratégia de marketing, então veja a seguir como colocá-la em prática.

URL

As URL são links que representam o endereço da sua página. Muitas empresas não dão a devida importância para esse aspecto, deixando que eles sejam gerados automaticamente e sejam compostos por letras e números dispostos de uma forma aleatória.

Isso é muito prejudicial para a empresa, pois dificulta a leitura do cliente e muitas vezes pode até causar desconfiança.

Pense que uma marca de tênis terá uma maior credibilidade ao ter uma URL como www.lojasamanhecer.com.br, do que algo como www.3tni7samanhecer.com.br, por isso se você deseja que os seus anúncios tenham um maior retorno, é importante ficar atento.

Para construir uma boa URL você precisa:

  • Utilizar URLs com tamanho reduzido;
  • Informar claramente do que se trata o conteúdo;
  • Incluir a palavra-chave no endereço facilita o reconhecimento pelo algoritmo.

Isso garante que as suas campanhas tenham mais resultados, para além disso uma boa URL irá acompanhar a sua loja pelo resto da sua existência, por isso dê a devida atenção para ela.

Meta description

Saiba que quando alguém realiza uma busca no Google, os resultados estão acompanhados de pequenos textos descritivos, que são chamados de meta descriptions, e esse é um elemento muito importante para atrair o seu leitor.

Por isso, capriche na sua meta description e faça com que as pessoas sejam convencidas a clicar em seus anúncios.

Conteúdo

Pense que os anúncios pagos são uma porta de entrada para que as pessoas conheçam a sua empresa, por isso é importante que o seu site esteja preparado para essas visitas, e para além disso, crie mecanismos que faça com que ele queira ficar.

Por isso a criação de conteúdo pode ser uma ótima aliada para a sua empresa, crie postagens sobre assuntos que tenham a ver com o nicho que o seu negócio atua e faça com que o seu cliente se interesse cada vez mais pela sua marca.

Dessa forma ele será fisgado por um anúncio, e ao entrar no seu site, ficará maravilhado com os conteúdos que existem ali, isso aumenta as suas chances de vendas, além de aumentar a autoridade da sua marca no mercado.

Design

Por último, mas não menos importante, temos o design. É importante que você entenda que as pessoas são muito visuais, dessa forma ela pode até clicar no seu anúncio mas se chegar na sua página e não se interessar pelo que viu, irá desistir da compra.

Por isso, capriche na identidade visual do seu site e dos seus produtos, tire fotos que sejam atrativas e ganhe os seus clientes pela aparência.

Outro ponto importante a se destacar é que o seu site precisa ser responsivo, mas o que isso significa? Bom, a navegação precisa ser rápida e eficiente, ninguém quer perder tempo em uma página que demora muito para carregar os conteúdos.

Ainda mais com o crescente uso de dispositivos móveis, as pessoas geralmente fazem suas pesquisas e compras pela tela do celular, por isso é fundamental que você garanta que o site possa ser acessado por todos.

O marketing de busca paga é uma ótima estratégia para fazer com que a sua empresa seja conhecida pelos clientes, com um bom investimento ela permite que você alcance um maior público e anuncie seus produtos e serviços de maneira efetiva.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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