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Dicas para expandir um negócio para o exterior

Veja como estabelecer sua vida no exterior através de negócios.

Bárbara
Publicado em 29/10/2021, às 10h39 - Atualizado em 01/11/2021, às 12h16

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Mudar para o exterior é o sonho de muitas pessoas. Em vez de viajar de férias, você pode se mudar para outro país e estabelecer sua vida lá. Abrir uma empresa ou migrar a que já possui é uma das melhores formas de se estabelecer no país estrangeiro. 

Se você está pensando em realizar essa mudança, precisa aprender como ter sucesso. Se não for planejado de maneira adequada, você poderá enfrentar sérios problemas financeiros.

Neste artigo, vamos lhe apresentar os principais benefícios de expandir um negócio para o exterior e dicas sobre o processo a ser percorrido. 

Benefícios de expandir um negócio a países estrangeiros

A expansão de um negócio a um país estrangeiro pode trazer múltiplos benefícios como custos operacionais mais baixos, grande aporte de talentos, novas oportunidades de mercado, favorecimento por leis e impostos baixos.

Custos operacionais mais baixos

Dependendo do país que você escolher para operar ou fabricar, você pode ter acesso a custos de mão de obra mais baixos e despesas gerais de operação, como administração de instalações. 

Grande aporte de talentos

Existem vários locais em todo o mundo onde você pode obter acesso a grupos inexplorados de trabalhadores qualificados. Há trabalhadores altamente qualificados disponíveis que aceitam ideias inovadoras para levar suas habilidades a um novo nível. 

Leis e regulamentos favoráveis ​​aos negócios

Existem países ao redor do mundo que se esforçam para ser os melhores lugares para fazer negócios. Eles têm baixos níveis de burocracia e incentivam a inovação para ajudar sua economia a ter sucesso no mercado externo.

Novas oportunidades de mercado

Outro benefício de abrir uma empresa no exterior é a possibilidade de entrar em mercados menos saturados. Essas oportunidades significam que você pode se abrir potencialmente para um cenário novo e sem ampla concorrência, favorecendo o negócio.

Incentivos governamentais e impostos baixos

Em muitos países, muitas vezes há uma série de incentivos governamentais para encorajar a criação de empresas. Isso pode ser na forma de oportunidades de investimento para tornar a incorporação de negócios mais atraente. 

10 dicas de ouro para expandir seu negócio a outro país

Agora que você sabe quais os benefícios, vamos lhe mostrar quais as 10 dicas imprescindíveis para abertura de novas filiais em países estrangeiros. 

1. Identificar e quantificar as expectativas

Comece seu esforço procurando paralelos com o tipo de mercado que você já tem no Brasil ou em outro lugar. O ideal é selecionar países ou regiões onde você pode fornecer seus produtos ou serviços sem fazer muitas modificações para se adequar aos padrões.

Geralmente, faz sentido iniciar suas operações em pequena escala com a intenção de expandir mais tarde. Manter a flexibilidade ideal durante os primeiros dias faz sentido, permitindo que você teste o andamento do mercado antes de dedicar muitos recursos.

Você pode pensar em um sistema de gestão de processos logisticos no caso da necessidade de importações e exportações na nova filial.

2. Compreender o meio ambiente

Começar um negócio no exterior pode ser muito mais fácil, menos arriscado e mais economicamente viável do que abrir um negócio em seu país de origem.

Contudo, é muito melhor esperar problemas do que presumir que tudo dará certo como planejado, afinal, a abertura de uma nova empresa será em um país externo, não sendo igual a uma abertura de empresa SP, por exemplo.

Você deve investigar e considerar 4 principais aspectos antes de realizar a expansão, são eles:

  • Clima regulatório;
  • Estabilidade política;
  • Potencial econômico;
  • Diferenças culturais.

Confira abaixo os principais aspectos a serem considerados dentro desses parâmetros. 

Clima regulatório

Cada país tem sua própria versão das regras de imigração, regulamentação financeira (limites de entrada e saída de dinheiro), tributação e legislação trabalhista. 

Se sua empresa requer importação ou exportação de mercadorias, você precisará verificar todas as restrições aos produtos que estão sendo movidos e os custos associados à sua movimentação. 

Estabilidade política

A turbulência política está se tornando mais comum em todo o mundo, especialmente em países com alto desemprego e regimes democráticos nascentes. 

Embora haja recompensas potencialmente grandes nos ambientes mais turbulentos, também há um grande risco. 

Se você planeja começar seu novo negócio em um país que está evoluindo rapidamente política ou economicamente, limite sua exposição financeira e risco pessoal até ter certeza de que entende o ambiente e pode lidar adequadamente com as mudanças potenciais.

Potencial econômico

Como resultado da recessão mundial, alguns países estão enfrentando uma carga tributária alta e um crescimento negativo, provavelmente levando a distúrbios sociais e possíveis ataques a empresas estrangeiras. 

Se você planeja vender seus produtos ou serviços dentro do país, deve compreender os hábitos gerais de consumo da população, bem como o ambiente competitivo de negócios existente. 

Diferenças culturais

Além de uma possível barreira do idioma, há toda uma série de comportamentos, atitudes, nuances e sensibilidades culturais que podem afetar seu negócio. 

Considere a possibilidade de contratar um consultor de negócios multicultural até que você e seu pessoal tenham certeza de que entendem as nuances da comunicação. Lembre-se de que algo tão simples pode ter um significado que você não entende. 

3. Determine o seu orçamento

Embora as empresas possam falhar por vários motivos, uma das causas mais comuns é o capital inicial insuficiente, geralmente decorrente das projeções otimistas de receitas e lucros dos proprietários das empresas.

Ao fazer suas projeções, seja conservador ao estimar receitas e liberal ao estimar despesas. 

Por isso, antecipe que o seu ponto de equilíbrio do fluxo de caixa (o ponto em que o dinheiro que entra se encontra ou excede o dinheiro que sai) será mais longo do que o esperado.

4. Estude o mercado

Pesquisar seu mercado-alvo e a concorrência local permitirá que você saiba se sua empresa, produtos ou serviços têm algum interesse no país em que pretende se expandir.

Por exemplo, moradores da região de Dubai podem querer contratar serviços de aviação comercial com certa frequência, então, este local pode ser interessante para uma filial de sua empresa de pilotos.

5. Aprenda sobre questões legais e fiscais

Obtenha informações completas e confiáveis ​​sobre regulamentos e esquemas fiscais: legislação local, acordos internacionais, atividades regulamentadas, práticas de emprego e procedimentos alfandegários.

O amplo conhecimento sobre tais fatos permitirá evitar imprevistos e que sua empresa esteja em conformidade com a lei desde o início. Se você fornece consultoria contábil, por exemplo, fazer alguns cursos sobre a tributação do país pode ser interessante.

6. Considere o treinamento

Inscrever-se em um programa de treinamento, como cursos de exportação ou comércio exterior, pode ser uma forma eficaz de obter especialização global extra. Assim, o seu gerenciamento pode ser mais claro e condizente com a região.

7. Escolha a estrutura de negócios certa

Saber quais são seus objetivos é a chave para selecionar uma estrutura empresarial adequada para expandir ao país estrangeiro. Dependendo da estrutura jurídica que você escolher, as taxas de imposto podem ser extremamente diferentes. 

Os procedimentos administrativos variam de um país para outro. Estude cada possibilidade antes de tomar uma decisão. Pode ser interessante a contratação de uma empresa de planejamento tributário do próprio país, a fim de facilitar todo o processo inicial.

8. Busque opções de financiamento e seguro

Muitos países criaram programas de financiamento do governo para apoiar a expansão internacional dos negócios. Determine se sua empresa se qualifica para apoio governamental. 

Você também precisa encontrar as soluções de seguro certas para proteger sua empresa contra riscos comerciais e políticos. É importante pensar em desembaraço aduaneiro de exportação caso sua empresa necessite da logística entre países.

9. Contrate e treine funcionários

O crescimento internacional geralmente leva a mudanças na gestão de recursos humanos e você deve estar atento. É importante pensar em programa de treinamento e contratação de novos funcionários para composição da equipe no país de destino.

Uma ótima opção neste momento, seria a contratação de uma consultoria para planejamento estratégico a fim de organizar a estrutura e restabelecer os recursos humanos conforme o país.  

Portanto, fornecer treinamento de qualidade para seus funcionários também é altamente recomendado em algumas situações.

10. Estabeleça uma relação bancária internacional

Se você pretende exportar ou importar mercadorias de ou para um país, esteja ciente das diferenças de moeda e tome medidas para eliminar o risco cambial sempre que possível. Isso requer que você esteja ciente das taxas de câmbio em constante mudança. 

O mercado de câmbio pode ser extremamente volátil e, se você não prestar atenção, suas receitas podem evaporar rapidamente à medida que o dinheiro é convertido entre moedas. É importante pensar na contratação de serviços da contabilidade locais.

Por isso, pesquise suas opções de transferência de dinheiro internacional. A menos que você precise de algum serviço especializado, normalmente não deve depender do seu banco para enviar e receber dinheiro através das fronteiras. 

Se interessou e deseja expandir seu negócio ao exterior? Siga essas dicas e busque mais informações sobre o país de destino para evitar imprevistos e tornar a transição mais suave e de sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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