Confira algumas dicas para ajudar seu negócio
Quem tem negócios online sempre deseja vender mais para aumentar os lucros e o sucesso do empreendimento. Uma boa estratégia para que isso ocorra, é induzir o cliente às compras por impulso.
Esse tipo de compra é realizada quando o cliente não precisa de determinado produto ou não tem planejamento ou desejo de adquiri-lo, mas o compra pela proposta ser muito tentadora.
As compras realizadas pelo impulso trazem muitos benefícios ao seu negócio, como:
Esse tipo de compra pode ser estimulado pelo fato da pessoa sentir que a empresa realmente sabe do que ela precisa ou a faz lembrar disso.
Agora que você sabe o que são as compras por impulso e quais os principais benefícios de provocá-las nos clientes, vamos te apresentar 10 estratégias recomendadas por especialistas em vendas para gerar campanhas tentadoras.
Os produtos ideais para geração de impulso são fáceis de entender e intuitivos. Em caso de lojas físicas, você deve pensar em produtos práticos, fáceis de carregar até o caixa e de custo reduzido.
Isso leva o cliente a pensar que precisa do produto, e que por ser barato e fácil de carregar, ele pode levá-lo. O mesmo vale para o ambiente online. O produto de baixo custo pode ser incorporado nas suas vendas pelo impulso.
O cross-merchandising, ou apenas merchandising cruzado, consiste na exposição inteligente de produtos que se complementam em proximidade.
Dessa forma, essa composição gera emoções no cliente, que se sente inclinado a comprar o produto, mesmo que não precise dele.
O cliente vai à loja online ou física com o objetivo de adquirir um produto e então se depara com outro que pode ser útil em conjunto ao outro. Isso provoca a “tentação” no cliente em adquiri-lo, mesmo que o objetivo não tenha sido esse inicialmente.
Por exemplo, se você vende fachada acm com letra caixa em seu site, pode pensar em colocar o serviço de personalização em uma região próxima à fachada, pois o cliente pode customizar a fachada para seu negócio e isso facilita o impulso.
Essa ferramenta consiste no uso de músicas no ambiente para estimular o comportamento compulsivo em seu público-alvo. Para isso, são escolhidas músicas já existentes relacionadas aos gostos do público ou ainda produzida com esse objetivo.
Os jovens são o principal segmento que realiza compras por impulso. Pensar em estratégias voltadas para esse público com o uso de música, que também é muito consumido por ele, pode contribuir grandemente para o aumento no volume de vendas.
É uma das principais estratégias para gerar compras por impulso. O oferecimento de descontos com taxas de 5, 10 ou 30%, por exemplo, geram maior atração pela compra, por reduzir o custo e o cliente sentir vantagem em adquirir determinado produto.
Por isso, a realização de promoções do tipo compre 4 e leve 5, podem induzir ainda mais a compra por impulso, isso porque o cliente acredita que a quinta peça pode ser um brinde e sairá em vantagem com a compra.
Por exemplo, se você vende kit vinho personalizado e quer amplificar as vendas, pode pensar em oferecer cupons de desconto de 15% na segunda unidade ou na compra de 3 kits para receber o quarto de brinde.
Os brindes fornecidos após a compra são uma ótima ferramenta de marketing e estímulo à compulsão, além da fidelização. O cliente, percebendo que pode comprar um produto e ganhar um mimo, se sente muito atraído. Afinal, tudo que é de graça é muito interessante.
Se você tem uma loja de cosméticos pode pensar em oferecer bolsa de brindes personalizados, no caso de o cliente adquirir produtos acima de R$500,00, por exemplo.
Os brindes podem ser amostras dos seus produtos, que funcionam também como campanha de marketing. Se o cliente gostar dos produtos que recebeu de brinde e testou, a tendência é obter uma fidelização e o retorno do consumidor para outras compras.
Os gatilhos psicológicos implicam em sentimentos de necessidade e despertar de emoções de atração e desejo por determinados produtos e serviços, mesmo que o cliente não precise ou não tenha planejado a compra.
Assim, você pode aumentar o senso de urgência, valor e emoção ou novidade nos clientes.
Você pode aumentar o sentimento de urgência na aquisição do produto com promoções e descontos por tempo limitado. Com um prazo estabelecido, o cliente pode sentir que está perdendo alguma coisa se não adquirir o produto
Imagine que você vende totens de autoatendimento e quer adotar o modelo de compras por compulsão. Pode-se pensar na veiculação de campanhas colocando data limite, como: “desconto de 30% apenas hoje”.
Faça com que as pessoas vejam que estão fazendo um bom negócio com ofertas generosas, como exemplo, pague 2 e leve 3.
Supondo que você vende pórtico para eventos SP, pode veicular promoção de compre 4 e leve 5. A sensação de gratuidade do quinto produto estimula o consumismo.
Você nem sempre precisa fazer uma oferta com seus produtos de impulso. Frequentemente, se um produto parece novo ou inovador o suficiente, as pessoas irão notá-lo de modo espontâneo.
Se você tiver itens novos e originais em sua loja e eles atenderem aos critérios mencionados acima, considere testá-los como compras por impulso para ver como os clientes reagem.
Imagine que você tem uma agência de eventos stands. Se você possui um stand com ondulações e flexibilidade, colorido e personalizável, será fácil seu cliente comprar por impulso por ser um produto totalmente inovador.
A opção de parcelar seus produtos pode ser um atrativo em potencial. Se o cliente não planejou adquirir determinado produto e não dispõe de recursos para isso no momento, o parcelamento transforma o pensamento sobre a compra.
É importante ser honesto quanto às taxas de parcelamento para que o cliente evite ser surpreendido posteriormente. Demonstre honestidade e vantagens a serem obtidas com o parcelamento.
Diante disso, se você vende squeezes personalizados por R$70,00 e o cliente não dispõe desse dinheiro no mês, ofereça o parcelamento. Essa vantagem associada às dicas anteriores pode potencializar as vendas.
Sempre modifique as promoções e defina um tempo para permanecerem ativas, bem como os cupons de desconto. A sensação de que o cliente pode estar perdendo uma grande oportunidade o impulsiona a comprar o produto.
Se o seu potencial cliente pesquisa sobre “banner para eventos preço” espera saber quanto custam os banners a fim de escolher um lugar para comprar. Se você veicula anúncio com promoção de tempo limitado, o cliente é instigado a clicar e comprar.
Para estimular as pessoas a comprarem ainda mais, são importantes as avaliações de outros compradores que já adquiriram o produto anteriormente. Isso gera uma credibilidade e sensação de confiança em quem quer comprar.
Os produtos com tags como “altamente recomendado” ou “mais vendido” tendem a estimular a compra por impulso, uma vez que o produto tem muitas avaliações positivas e todo mundo está comprando, teoricamente.
Com isso, é possível colocar dentro do catálogo do seu site de vendas de peças de roupas uma tag de “mais vendido” ou “recomendado para você” com a finalidade de estimular a compra.
A mídia social, os e-mails informativos e newsletter (anúncios sobre novidades) estimulam os compradores ao impulso por conta dos fatores que já citamos anteriormente.
Para atuação nas redes sociais, é imprescindível que você tenha fãs e seguidores próximos ao seu negócio. Isso permite expandir a veiculação de anúncios de modo mais pessoal e direcionado ao cliente.
A compra por impulso pode alavancar suas vendas de modo significativo. A indução do impulso pode ser feita pelo uso de estratégias como conteúdo atrativo ao público, descontos e promoções, inovação e fornecimento de descontos e parcelamento.
O posicionamento estratégico de produtos complementares entre si favorece ainda mais a compra por impulso, por demonstrar opções de materiais de consumo que podem interessar.
Por meio desse tipo de compra seu negócio pode apresentar melhores resultados, aumento dos lucros e maior conhecimento da marca.
Portanto, siga as dicas deste artigo e monte hoje mesmo uma estratégia para gerar a compra por impulso no seu negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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