DICAS

Dicas para conduzir clientes a realizar compras por impulso

Confira algumas dicas para ajudar seu negócio

Mateus
Publicado em 22/10/2021, às 10h46 - Atualizado em 26/10/2021, às 11h33

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

Quem tem negócios online sempre deseja vender mais para aumentar os lucros e o sucesso do empreendimento. Uma boa estratégia para que isso ocorra, é induzir o cliente às compras por impulso.

Esse tipo de compra é realizada quando o cliente não precisa de determinado produto ou não tem planejamento ou desejo de adquiri-lo, mas o compra pela proposta ser muito tentadora.

Benefícios das compras por impulso para seu negócio

As compras realizadas pelo impulso trazem muitos benefícios ao seu negócio, como:

  • Aumento das vendas;
  • Aumento dos lucros;
  • Maior visibilidade no mercado;
  • Melhores recomendações de clientes;
  • Conhecimento sobre necessidades e desejos de clientes;
  • Maior espaço dentre os concorrentes.

Esse tipo de compra pode ser estimulado pelo fato da pessoa sentir que a empresa realmente sabe do que ela precisa ou a faz lembrar disso.

10 estratégias para gerar campanhas tentadoras de compras por impulso

Agora que você sabe o que são as compras por impulso e quais os principais benefícios de provocá-las nos clientes, vamos te apresentar 10 estratégias recomendadas por especialistas em vendas para gerar campanhas tentadoras.

1. Escolha os produtos de impulso com sabedoria

Os produtos ideais para geração de impulso são fáceis de entender e intuitivos. Em caso de lojas físicas, você deve pensar em produtos práticos, fáceis de carregar até o caixa e de custo reduzido.

Isso leva o cliente a pensar que precisa do produto, e que por ser barato e fácil de carregar, ele pode levá-lo. O mesmo vale para o ambiente online. O produto de baixo custo pode ser incorporado nas suas vendas pelo impulso.

2. Faça uso inteligente do cross-merchandising

O cross-merchandising, ou apenas merchandising cruzado, consiste na exposição inteligente de produtos que se complementam em proximidade. 

Dessa forma, essa composição gera emoções no cliente, que se sente inclinado a comprar o produto, mesmo que não precise dele.

O cliente vai à loja online ou física com o objetivo de adquirir um produto e então se depara com outro que pode ser útil em conjunto ao outro. Isso provoca a “tentação” no cliente em adquiri-lo, mesmo que o objetivo não tenha sido esse inicialmente.

Por exemplo, se você vende fachada acm com letra caixa em seu site, pode pensar em colocar o serviço de personalização em uma região próxima à fachada, pois o cliente pode customizar a fachada para seu negócio e isso facilita o impulso.

3. Sound branding

Essa ferramenta consiste no uso de músicas no ambiente para estimular o comportamento compulsivo em seu público-alvo. Para isso, são escolhidas músicas já existentes relacionadas aos gostos do público ou ainda produzida com esse objetivo.

Os jovens são o principal segmento que realiza compras por impulso. Pensar em estratégias voltadas para esse público com o uso de música, que também é muito consumido por ele, pode contribuir grandemente para o aumento no volume de vendas.

4. Realização de promoções e oferecimento de cupons de desconto

É uma das principais estratégias para gerar compras por impulso. O oferecimento de descontos com taxas de 5, 10 ou 30%, por exemplo, geram maior atração pela compra, por reduzir o custo e o cliente sentir vantagem em adquirir determinado produto.

Por isso, a realização de promoções do tipo compre 4 e leve 5, podem induzir ainda mais a compra por impulso, isso porque o cliente acredita que a quinta peça pode ser um brinde e sairá em vantagem com a compra.

Por exemplo, se você vende kit vinho personalizado e quer amplificar as vendas, pode pensar em oferecer cupons de desconto de 15% na segunda unidade ou na compra de 3 kits para receber o quarto de brinde.

5. Inclusão de brindes conforme a compra efetuada

Os brindes fornecidos após a compra são uma ótima ferramenta de marketing e estímulo à compulsão, além da fidelização. O cliente, percebendo que pode comprar um produto e ganhar um mimo, se sente muito atraído. Afinal, tudo que é de graça é muito interessante.

Se você tem uma loja de cosméticos pode pensar em oferecer bolsa de brindes personalizados, no caso de o cliente adquirir produtos acima de R$500,00, por exemplo.

Os brindes podem ser amostras dos seus produtos, que funcionam também como campanha de marketing. Se o cliente gostar dos produtos que recebeu de brinde e testou, a tendência é obter uma fidelização e o retorno do consumidor para outras compras.

6. Ative gatilhos psicológicos nos clientes

Os gatilhos psicológicos implicam em sentimentos de necessidade e despertar de emoções de atração e desejo por determinados produtos e serviços, mesmo que o cliente não precise ou não tenha planejado a compra.

Assim, você pode aumentar o senso de urgência, valor e emoção ou novidade nos clientes.

Urgência 

Você pode aumentar o sentimento de urgência na aquisição do produto com promoções e descontos por tempo limitado. Com um prazo estabelecido, o cliente pode sentir que está perdendo alguma coisa se não adquirir o produto

Imagine que você vende totens de autoatendimento e quer adotar o modelo de compras por compulsão. Pode-se pensar na veiculação de campanhas colocando data limite, como: “desconto de 30% apenas hoje”.

Valor

Faça com que as pessoas vejam que estão fazendo um bom negócio com ofertas generosas, como exemplo, pague 2 e leve 3.

Supondo que você vende pórtico para eventos SP, pode veicular promoção de compre 4 e leve 5. A sensação de gratuidade do quinto produto estimula o consumismo.

Emoção ou novidade

Você nem sempre precisa fazer uma oferta com seus produtos de impulso. Frequentemente, se um produto parece novo ou inovador o suficiente, as pessoas irão notá-lo de modo espontâneo.

Se você tiver itens novos e originais em sua loja e eles atenderem aos critérios mencionados acima, considere testá-los como compras por impulso para ver como os clientes reagem.

Imagine que você tem uma agência de eventos stands. Se você possui um stand com ondulações e flexibilidade, colorido e personalizável, será fácil seu cliente comprar por impulso por ser um produto totalmente inovador.

7. Não esqueça do parcelamento

A opção de parcelar seus produtos pode ser um atrativo em potencial. Se o cliente não planejou adquirir determinado produto e não dispõe de recursos para isso no momento, o parcelamento transforma o pensamento sobre a compra.

É importante ser honesto quanto às taxas de parcelamento para que o cliente evite ser surpreendido posteriormente. Demonstre honestidade e vantagens a serem obtidas com o parcelamento.

Diante disso, se você vende squeezes personalizados por R$70,00 e o cliente não dispõe desse dinheiro no mês, ofereça o parcelamento. Essa vantagem associada às dicas anteriores pode potencializar as vendas.

8. Rotatividade de promoções e cupons

Sempre modifique as promoções e defina um tempo para permanecerem ativas, bem como os cupons de desconto. A sensação de que o cliente pode estar perdendo uma grande oportunidade o impulsiona a comprar o produto.

Se o seu potencial cliente pesquisa sobre “banner para eventos preço” espera saber quanto custam os banners a fim de escolher um lugar para comprar. Se você veicula anúncio com promoção de tempo limitado, o cliente é instigado a clicar e comprar. 

9. Pensando na aprovação social

Para estimular as pessoas a comprarem ainda mais, são importantes as avaliações de outros compradores que já adquiriram o produto anteriormente. Isso gera uma credibilidade e sensação de confiança em quem quer comprar.

Os produtos com tags como “altamente recomendado” ou “mais vendido” tendem a estimular a compra por impulso, uma vez que o produto tem muitas avaliações positivas e todo mundo está comprando, teoricamente.

Com isso, é possível colocar dentro do catálogo do seu site de vendas de peças de roupas uma tag de “mais vendido” ou “recomendado para você” com a finalidade de estimular a compra.

10. Use tecnologia online e móvel

A mídia social, os e-mails informativos e newsletter (anúncios sobre novidades) estimulam os compradores ao impulso por conta dos fatores que já citamos anteriormente.

Para atuação nas redes sociais, é imprescindível que você tenha fãs e seguidores próximos ao seu negócio. Isso permite expandir a veiculação de anúncios de modo mais pessoal e direcionado ao cliente.

Conclusão

A compra por impulso pode alavancar suas vendas de modo significativo. A indução do impulso pode ser feita pelo uso de estratégias como conteúdo atrativo ao público, descontos e promoções, inovação e fornecimento de descontos e parcelamento.

O posicionamento estratégico de produtos complementares entre si favorece ainda mais a compra por impulso, por demonstrar opções de materiais de consumo que podem interessar.

Por meio desse tipo de compra seu negócio pode apresentar melhores resultados, aumento dos lucros e maior conhecimento da marca. 

Portanto, siga as dicas deste artigo e monte hoje mesmo uma estratégia para gerar a compra por impulso no seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!