DICAS

Dicas para aproveitar ao máximo seu curso à distância

Descubra como aprender melhor de casa

Mateus
Publicado em 09/02/2022, às 10h25 - Atualizado às 15h08

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

A COVID-19 trouxe impactos sociais muito grandes no mundo inteiro. Dentro deste cenário, a busca por cursos de ensino à distância só cresceu. Isso porque houve muitas pessoas perdendo seus empregos e interessadas em aprimorar o currículo para encontrar uma nova oportunidade.

No entanto, a mudança é sempre difícil. Estudar em casa requer concentração, foco e persistência, além de criar alguns hábitos para ser mais produtivo. Confira as dicas do artigo para aproveitar ao máximo seu curso EaD.

1. Elabore um cronograma

Assim que você começar um curso à distância, é fundamental fazer um cronograma de estudos. Você tem que levar em consideração seu tempo disponível, mesmo que seja um curso previamente gravado. O ideal é de uma a três horas por dia. Apenas mantenha a rotina de estudar no mesmo período e pela mesma quantidade de tempo todos os dias.

Caso você fique trocando de horário ou diminuindo a carga horária, você pode se enrolar com seus próprios prazos.  A ideia é progredir de pouco em pouco até atingir a finalização do curso.

Em uma situação hipotética, você pode fazer um curso de Google Ads e terminar um módulo por dia. Depois, basta pesquisar na internet o termo “Google Ads valores” e entender como precificar seu trabalho.

2. Mantenha o local de estudos limpo e organizado

Além de gerenciar o tempo para um bom aproveitamento de um curso EaD, é necessário ter um cantinho em casa para estudar com tranquilidade. Pode ser um cômodo só para isso ou um canto que nenhum outro morador ou bichinhos de estimação fiquem passando. Não é indicado estudar em qualquer lugar, como deitado na cama.

Você precisa ter uma mesa e uma cadeira ergonômica para não fazer mal para sua saúde. Seu ambiente de estudos precisa ser bem iluminado e bem arejado.  Dessa maneira, você ficará confortável para estudar por algumas horas.

Mantenha apenas o material de estudos próximo de você, para não causar nenhuma distração, coloque o celular no silencioso e sempre limpe seu local de estudos.

3. Não se isole

Fazer um curso à distância não é motivo para se isolar dos colegas de curso nem dos professores ou instrutores. O contato humano, por meio de fóruns, no ambiente digital de aprendizagem, além de e-mails, chats. WhatsApp e outras plataformas de convívio são extremamente importantes.

Através desses canais você pode sanar alguns questionamentos. Nada é irrelevante para manter uma rotina de contato diária com seus colegas sobre temas do curso. Com o diálogo e colaboração de todos, você pode sentir que está progredindo.

Mesmo que você não mantenha contato regular com seus colegas, eles podem ajudar em sua evolução e vice-versa. Por isso, não deixe de contar com a sua turma. O progresso no curso é mais valioso e mais vantajoso quando você troca experiências. Se for um curso gravado, sem turma disponível, procure por fóruns e grupos na internet sobre esse tema. Isso pode ajudar muito você em caso de dúvidas.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!