DICAS

Dicas de cursos para você trabalhar em casa

Confira algumas dicas

Mateus
Publicado em 05/04/2022, às 15h33 - Atualizado em 08/04/2022, às 14h12

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

O trabalho em casa, também conhecido como home office, é um modelo de trabalho que se tornou muito recorrente a partir do ano de 2020, já que, a maioria dos trabalhadores, precisaram ficar em casa por conta da pandemia ocasionada pelo coronavírus.

A parte boa foi que, por estarem dentro de casa, muitas mães ou até mesmo mulheres que também trabalham como donas de casa passaram a ter uma disponibilidade melhor para conciliar seus trabalhos.

Mas afinal, como funciona o trabalho em casa?

O trabalho em casa, nada mais é do que a prática de adaptar o trabalho no ambiente doméstico. Isso quer dizer que, o trabalhador poderá executar suas funções, igual executava na empresa, só que, dessa vez, em casa.

Esse modelo de trabalho, como mencionado acima, se tornou ainda mais frequente após a pandemia e vem tomando cada vez mais espaço no mercado de trabalho. 

Muitas empresas, inclusive, nos dias atuais, decidiram fechar as portas de seus escritórios físicos e manter apenas o modelo de trabalho em casa. Isso pode relacionar-se a diversos benefícios, como, por exemplo, o fato dos empresários não precisarem mais se preocupar com o aluguel do espaço.

Ou seja, além de flexibilizar os horários de trabalho para os empregadores, esse modelo de trabalho é benéfico pois diminui os gastos.

Entretanto, para o trabalhador adotar esse modelo, é essencial que ele se organize, faça planejamento e estipule metas para que seus trabalhos sejam executados de maneira correta e objetiva.

É necessário ainda, que o trabalhador encontre um local propício para isso dentro de sua casa, um local com boa iluminação e que não tenha muito barulho, já que, mesmo estando em casa, ele precisa dar conta de executar seus serviços.

O trabalho em casa, além de ser possibilitado para pessoas que trabalham em empresas, ele também é bem recorrente no caso de trabalhadores que desejam trabalhar por conta própria, sem sair de casa, utilizando a internet.

Neste caso, os materiais necessários para a execução do trabalho ficam por conta do trabalhador, diferente do caso de quem presta serviço para empresa, já que, nesse caso, as responsabilidades são todas da empresa.

Vantagens e desvantagens de trabalhar em casa 

Mesmo sendo muito prático em muitos casos e sendo utilizado como uma alternativa para quem está sem renda, como mostra um estudo realizado recentemente, ainda existem desvantagens associadas ao modelo de trabalho em casa.

Continuando a leitura, você poderá entender um pouco mais sobre os pontos positivos e os pontos negativos de trabalhar em casa.

Dentre os pontos negativos desse modelo, o primeiro que podemos destacar é a falta de interação entre as pessoas. Tanto no caso de quem presta serviço a uma empresa, quanto no caso de quem está trabalhando por conta própria.

Isso acontece porque, estando trabalhando através de uma tela de computador, a interatividade entre os trabalhadores e entre trabalhador e cliente acaba sendo mais limitada. 

Por outro lado, um ponto positivo que pode ser destacado quanto a esse modelo é qualidade de vida para o trabalhador.

Isso ocorre, no âmbito de, por exemplo, facilitar para os trabalhadores que trabalham para uma empresa e que têm dificuldade para se deslocarem até o escritório físico. Ou até mesmo no caso de trabalhadores que não moram na mesma cidade onde fica localizado o escritório em que eles trabalham.

Já no caso de quem trabalha por conta própria, essa qualidade de vida é vista como a maneira que o trabalhador vai ter uma maior flexibilidade de horários e se organizar da maneira mais adequada para conciliar as atividades domésticas com o serviço em si. 

Alguns cursos para trabalhar em casa 

No entanto, para conseguir trabalhar em casa de maneira produtiva, é indicado que o trabalhador procure por alguns cursos, como, por exemplo, curso pacote office gratuito com certificado, objetivando agregar conhecimento.

São cursos básicos, que farão com que o trabalhador aprenda a dominar melhor as ferramentas de uso cotidiano para a execução do trabalho. Confira alguns:

Introdução ao Microsoft 

Esse é o primeiro curso básico, que ensinará o trabalhador a dominar as principais funções, como criar documentos, montar apresentações, formatar textos e a dominar muitas outras ferramentas do Microsoft.

Introdução ao Excel

Outro curso fundamental é o de introdução ao excel, que apresenta requisitos de acesso ao software, criação de planilhas, inserção de ícones e muitas outras funções que o Excel disponibiliza. 

Senac EAD    

O Senac disponibiliza cursos gratuitos de programas do Office, em parceria com a Microsoft. Esses cursos são realizados de maneira online e estão disponíveis para todos os trabalhadores e estudantes brasileiros. 

Prime cursos

Por último, a plataforma do prime cursos oferece diversos cursos de como utilizar as plataformas e, além disso, para realizar esses cursos é necessário que a pessoa tenha, pelo menos, o Ensino Médio completo.

Logo, levando em consideração as dicas anteriores de como trabalhar em casa e em quais cursos investir para desenvolver melhor as habilidades, os trabalhadores terão seu espaço garantido no mercado de trabalho.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!