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Dia do Cliente: saiba mais sobre essa data comemorativa

No dia 15 de setembro, celebramos o Dia do Cliente, você já ouviu falar dessa data? Continue lendo para conhecer melhor a comemoração e não perder ofertas incríveis.

Mateus
Publicado em 14/09/2021, às 14h33 - Atualizado às 16h02

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Você sabia que no dia 15 de setembro celebramos o Dia do Cliente? Essa data promocional é muito importante tanto para vendedores, pois aquece o mercado, quanto para consumidores, que têm mais uma oportunidade de aproveitar grandes ofertas.

Mas você sabe como surgiu essa comemoração e qual a importância dela para o comércio brasileiro? Siga lendo e confira!

O surgimento da data

O Dia do Cliente surgiu em 2003 e foi criado pelo empresário João Carlos Rego, especialista em marketing e recursos humanos. No início, a comemoração se restringia apenas ao estado do Rio Grande do Sul, onde João Carlos atuava. 

Atualmente, a data já é comemorada em 14 estados brasileiros e busca homenagear os clientes e desenvolver uma relação de fidelidade entre comércio e consumidor.

Além das promoções típicas da data, o varejo oferece aos seus clientes algum tipo de mimo ou lembrancinha para aumentar o caráter de personalização de seus produtos e para que seus consumidores se sintam cada vez mais especiais.

O Dia do Cliente é celebrado em 15 de setembro, pois setembro é um mês de baixo consumo no comércio por estar entre duas datas muito importantes para os brasileiros: o Dia das Crianças e o Dia dos Pais

Para os varejistas, o Dia do Cliente é uma ótima oportunidade para realizar promoções e fidelizar os consumidores, enquanto para os compradores a data é benéfica pois as outras datas de ofertas, como a Black Friday e o Dia do Consumidor, já passaram ou ainda estão muito distantes no calendário.

Porém, nem tudo são flores, uma recente pesquisa realizada pela Opinion Box mostra que os consumidores brasileiros ainda não conhecem tanto a data quanto conhecem a Black Friday e o Dia do Consumidor. Muito menos reservam o Dia do Cliente para fazer suas compras gastando menos.

Por isso, as marcas têm, cada vez mais, que investir em campanhas para mostrar aos clientes que a data existe, suas promoções exclusivas e todos os benefícios que eles terão ao aproveitar as ofertas do Dia do Cliente, como, por exemplo, brindes e cartões fidelidade. O foco das campanhas deve ser mostrar o quanto os clientes são importantes e, por isso, o comércio fez essa data como forma de recompensa e valorização.

Dia do Cliente e Dia do Consumidor: qual a diferença?

O Dia do Cliente é celebrado em 15 de setembro, enquanto o Dia do Consumidor é no dia 15 de março. Ambas as datas têm como objetivo movimentar o mercado e aproveitar as promoções, porém não são a mesma coisa.

Muitos se confundem, pois o conceito de cliente e de consumidor são muito parecidos, mas não se engane, eles não são iguais. De maneira simplificada, todo cliente é um consumidor, mas nem todo consumidor é um cliente, e aí está a chave para o real significado do Dia do Cliente.

Inclusive, o conceito de consumidor é regulamentado pelo Artigo 2 da Lei nº 8.078/1990, que aponta que consumidor é “toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final”. Além disso, todos os direitos do consumidor são regulamentados através do Código de Defesa do Consumidor. Portanto, podemos dizer de forma simplificada que no dia 15 de março comemoramos os direitos conquistados pelos consumidores.

Já o cliente não deixa de ser um consumidor, porém ele possui uma relação de fidelidade, confiança ou lealdade com determinada marca ou estabelecimento comercial. Portanto, o objetivo do Dia do Cliente é a transformação de consumidores em clientes, por meio de promoções, vantagens no pagamento e brindes.

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