SAIBA MAIS

Dia do Café 2021 no Brasil: saiba mais sobre a data

Homenagem a uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros também celebra o país, que é o maior produtor e exportador do mundo

Henrique
Publicado em 12/04/2021, às 15h34 - Atualizado às 16h44

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

Conhecido por suas propriedades energizantes e medicinais, um café é perfeito para começar o dia, dar aquele ânimo para o trabalho e para quase todo tipo de contexto. Ele simplesmente está presente em todas as épocas e ocasiões. A hora do cafezinho é sagrada. Hábito que passa de geração para geração, tomar café  diariamente é costume na maioria das culturas. Não por acaso, essa é uma das bebidas mais consumidas no planeta.

Mesmo em meio à crise sanitária, o café teve um aumento de 4% na safra mundial, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. O crescimento é tímido, mas uma prova de que, aconteça o que acontecer, as pessoas continuam tomando café.

O Dia Mundial do Café é comemorado no dia 14 de abril, mas não existem muitos registros oficiais sobre a sua origem. O que se sabe é que essa é uma desculpa oficial em todo o mundo para apreciar e promover a bebida. E quem sabe até tomar uma xícara a mais, só por conta da data especial.

Brasil celebra também data nacional

Como o dia mundial não é oficial, muitos países celebram também o Dia Nacional do Café. No Brasil, a data é dia 24 de maio, período em que começam as colheitas do grão em várias regiões do país.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), 9 em cada 10 brasileiros acima de 15 anos têm esse hábito. A Associação é a responsável pela criação da data nacional no calendário oficial desde 2005. Essa é considerada a data mais importante da cafeicultura nacional, quando acontecem vários eventos que dão oportunidades para os produtores ressaltarem suas marcas e fazerem negócio.

A ABIC promove, todos os anos, uma campanha em alusão ao dia. Em 2020, além de incentivar o consumo, a organização reforçou seu compromisso com a promoção de grãos cada vez mais puros.

De certa forma, a data nacional também é uma oportunidade para lembrar a nossa história, do período das grandes plantações cafeeiras até hoje. Desde o século XVII, o café é um dos produtos mais importantes da economia do Brasil que, ainda hoje, é o maior produtor de café do mundo.

A produção e exportação de café foi responsável pela construção de ferrovias e rodovias importantes para o país, estimulou a vinda de imigrantes europeus e deslocou o fluxo de desenvolvimento do Nordeste para o Sudeste. Ou seja: muito do que o país é hoje, tem a ver com o café.

Nos tempos modernos, a tecnologia tem sido uma importante aliada para nos manter na liderança do mercado mundial. A previsão, segundo a Federação Nacional das Indústrias de São Paulo (Fiesp), é que a nossa produção de café cresça 40% até 2029.

No ano passado, fomos responsáveis por cerca de 35% dos grãos consumidos em todo o mundo, quase 50 milhões de sacas. A expectativa da Fiesp para este ano é a de que produzamos cerca de 60 milhões de sacas.

Outros países também têm suas datas nacionais

Como o brasileiro não é o único a gostar de café e esse também é um produto importante na economia de outros países, cada lugar tem a sua data nacional para homenagear a bebida. Saiba quando é o dia do café em alguns lugares:

  • Estados Unidos - 29 de setembro
  • Inglaterra - 29 de setembro
  • Irlanda - 25 de janeiro
  • Costa Rica - 12 de setembro
  • Indonésia - 17 de agosto
  • Alemanha - 24 de setembro
  • Nepal - 17 de novembro
  • Japão - 1 de outubro

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!